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Ônibus reservas são colocados para atender bairros da região Sul

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Diante do impacto causado pela busca e apreensão de 31 ônibus que atendiam Região Sul de Cuiabá, a prefeitura encontrou uma solução emergencial para evitar que a população ficasse com transporte comprometido.

Desde que foi informada sobre a ação judicial contra a empresa Caribus, o prefeito Abilio Brunini determinou que 24 ônibus reservas fossem colocados em circulação para atender bairros como Pedra 90, Jardim Industriário, Recanto dos Pássaros, Nova Esperança, Osmar Cabral, Tijucal e Jardim Imperial. Além disso, ônibus de outras empresas também foram encaminhadas para ajudar no transporte de passageiros da região afetada.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), desde o início da manhã, notificou a Caribus e exigiu que a empresa normalizasse a operação e retomasse a frota.

A crise no transporte público tem raízes na gestão anterior. Em 2025, a prefeitura já quitou uma dívida de R$ 8 milhões com a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), referente à compensação das gratuidades tarifárias previstas na legislação.

O prefeito Abilio Brunini reforçou que está tomando todas as medidas necessárias para evitar prejuízos à população e garantir a continuidade do serviço.

Além de colocar os ônibus reservas para suprir a demanda e garantir a volta para casa do cidadão que depende do transporte coletivo, a prefeitura notificou a Caribus e acompanha de perto a situação para garantir que os serviços sejam normalizados.

#PraCegoVer

A imagem que ilustra essa reportagem mostra o trânsito em uma avenida cuiabana, com dois ônibus em destaque, com as cores verde e branco. Na via há outros veículos como motos e carros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



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Procon Municipal promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

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Ação em Várzea Grande tem como alvo os alunos da rede municipal que vão participar de palestras que abordam economia e direitos assegurados, para que eles se tornem multiplicadores em suas casas

O Procon Municipal de Várzea Grande, órgão vinculado à Procuradoria Municipal, promove 15 dias de atividades em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nacionalmente em 15 de março. A programação tem como foco a orientação dos consumidores e a disseminação do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O procurador-geral de Várzea Grande, Maurício Magalhães Faria Neto, destaca a relevância da data e da legislação consumerista: “O dia 15 de Março simboliza a luta pelos direitos do consumidor e reforça a importância do Código de Defesa do Consumidor como instrumento essencial para garantir relações de consumo mais justas. Nossa gestão está comprometida em assegurar que todos tenham acesso à informação e ao atendimento adequado”.

As atividades iniciarão nesta quinta-feira, 13 de março, com o projeto “Procon na Escola”. Ao todo, 426 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Júlio Domingos de Campos’, no Capão Grande, nos horários das 9h às 11h e das 14h às 16h, assistirão palestras sobre educação financeira e direitos do consumidor. A coordenadora do Procon Municipal, Carolina Moreira, ressalta a importância da ação: “Nosso objetivo é capacitar as crianças para que aprendam a economizar, conheçam seus direitos e se tornem multiplicadoras dessas informações em suas casas”.

Na sexta-feira, 14 de março, a partir das 8h, haverá um coffee break para os consumidores que buscarem atendimento na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, e também na Subprefeitura do Cristo Rei, situada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos. Ainda na sexta-feira, será realizada uma panfletagem no Várzea Grande Shopping, das 12h às 14h, aproveitando o maior fluxo de pessoas no horário do almoço.

No dia 18 de março, às 19h30, a UNIFACC Várzea Grande sediará uma palestra sobre Direito do Consumidor e Procon, na Avenida Presidente Artur Bernardes, s/n, Ipase.

Encerrando as ações comemorativas, no dia 22 de março, o Procon Itinerante atenderá mulheres durante o mutirão “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”. O atendimento será das 9h às 17h, na EMEB ‘Abdala José’, localizada no bairro São Mateus.

“Com essas iniciativas, o Procon Municipal reafirma seu compromisso de garantir informação e proteção aos consumidores”, lembra a coordenadora.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR – O Procon Municipal de Várzea Grande oferece atendimento presencial na sua sede, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também há um posto de atendimento na Subprefeitura do bairro Cristo Rei.

Para maior conveniência, os consumidores podem acessar serviços online através do site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon , das redes sociais ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



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