Cidades
Ônibus reservas são colocados para atender bairros da região Sul
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Diante do impacto causado pela busca e apreensão de 31 ônibus que atendiam Região Sul de Cuiabá, a prefeitura encontrou uma solução emergencial para evitar que a população ficasse com transporte comprometido.
Desde que foi informada sobre a ação judicial contra a empresa Caribus, o prefeito Abilio Brunini determinou que 24 ônibus reservas fossem colocados em circulação para atender bairros como Pedra 90, Jardim Industriário, Recanto dos Pássaros, Nova Esperança, Osmar Cabral, Tijucal e Jardim Imperial. Além disso, ônibus de outras empresas também foram encaminhadas para ajudar no transporte de passageiros da região afetada.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), desde o início da manhã, notificou a Caribus e exigiu que a empresa normalizasse a operação e retomasse a frota.
A crise no transporte público tem raízes na gestão anterior. Em 2025, a prefeitura já quitou uma dívida de R$ 8 milhões com a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), referente à compensação das gratuidades tarifárias previstas na legislação.
O prefeito Abilio Brunini reforçou que está tomando todas as medidas necessárias para evitar prejuízos à população e garantir a continuidade do serviço.
Além de colocar os ônibus reservas para suprir a demanda e garantir a volta para casa do cidadão que depende do transporte coletivo, a prefeitura notificou a Caribus e acompanha de perto a situação para garantir que os serviços sejam normalizados.
#PraCegoVer
A imagem que ilustra essa reportagem mostra o trânsito em uma avenida cuiabana, com dois ônibus em destaque, com as cores verde e branco. Na via há outros veículos como motos e carros.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Procon Municipal promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

Ação em Várzea Grande tem como alvo os alunos da rede municipal que vão participar de palestras que abordam economia e direitos assegurados, para que eles se tornem multiplicadores em suas casas
O Procon Municipal de Várzea Grande, órgão vinculado à Procuradoria Municipal, promove 15 dias de atividades em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nacionalmente em 15 de março. A programação tem como foco a orientação dos consumidores e a disseminação do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O procurador-geral de Várzea Grande, Maurício Magalhães Faria Neto, destaca a relevância da data e da legislação consumerista: “O dia 15 de Março simboliza a luta pelos direitos do consumidor e reforça a importância do Código de Defesa do Consumidor como instrumento essencial para garantir relações de consumo mais justas. Nossa gestão está comprometida em assegurar que todos tenham acesso à informação e ao atendimento adequado”.
As atividades iniciarão nesta quinta-feira, 13 de março, com o projeto “Procon na Escola”. Ao todo, 426 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Júlio Domingos de Campos’, no Capão Grande, nos horários das 9h às 11h e das 14h às 16h, assistirão palestras sobre educação financeira e direitos do consumidor. A coordenadora do Procon Municipal, Carolina Moreira, ressalta a importância da ação: “Nosso objetivo é capacitar as crianças para que aprendam a economizar, conheçam seus direitos e se tornem multiplicadoras dessas informações em suas casas”.
Na sexta-feira, 14 de março, a partir das 8h, haverá um coffee break para os consumidores que buscarem atendimento na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, e também na Subprefeitura do Cristo Rei, situada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos. Ainda na sexta-feira, será realizada uma panfletagem no Várzea Grande Shopping, das 12h às 14h, aproveitando o maior fluxo de pessoas no horário do almoço.
No dia 18 de março, às 19h30, a UNIFACC Várzea Grande sediará uma palestra sobre Direito do Consumidor e Procon, na Avenida Presidente Artur Bernardes, s/n, Ipase.
Encerrando as ações comemorativas, no dia 22 de março, o Procon Itinerante atenderá mulheres durante o mutirão “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”. O atendimento será das 9h às 17h, na EMEB ‘Abdala José’, localizada no bairro São Mateus.
“Com essas iniciativas, o Procon Municipal reafirma seu compromisso de garantir informação e proteção aos consumidores”, lembra a coordenadora.
ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR – O Procon Municipal de Várzea Grande oferece atendimento presencial na sua sede, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também há um posto de atendimento na Subprefeitura do bairro Cristo Rei.
Para maior conveniência, os consumidores podem acessar serviços online através do site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon , das redes sociais ou pelo telefone (65) 3688-8056.
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