Mato Grosso
Primeira-dama de MT destaca conquista de beneficiados com emissão de mil credenciais para pessoas com autismo
Mato Grosso

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) já emitiu cerca de mil credenciais e selos do programa Autista a Bordo, para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação faz parte do programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
O SER Família Inclusivo também atua na emissão da Carteira de Identificação do Autista, pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), e com o auxílio de R$ 220 bimensais.
Para Virginia Mendes, os projetos do governo demonstram preocupação com a inclusão.
“Agradeço à equipe do Detran por levar esse projeto a sério. Isso confirma a preocupação do Governo do Estado com a Inclusão. Muitas vezes, algo que pode parecer simples para nós pode causar desconforto, como ocorre com autistas sensíveis ao barulho. A buzina, por exemplo, pode provocar um estado de irritabilidade extremo. Fico feliz por saber que já alcançamos um número expressivo de identificações e espero que mais pessoas façam os cadastros”, ressaltou Virginia Mendes.
De acordo com a Setasc, 9.861 pessoas com TEA estão cadastradas com a Carteira de Identificação do Autista. Confira o link para emissão da CIA https://www.setasc.mt.gov.br/carteirinha-do-autista.
Para emitir a credencial de estacionamento de forma online, acesse o endereço https://credencialdoautista.detran.mt.gov.br/. Nesse caso, não é necessário reapresentar documentos já fornecidos para a emissão da Carteira de Identificação do Autista.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Polícia Civil autua em flagrante autores de violência contra adolescente e criança

Duas pessoas, envolvidas em crimes de lesão corporal contra menores, foram presas em flagrante pela Polícia Civil, em Sorriso, por meio do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Crimes Sexuais Contra Mulher, Idoso, Adolescente e Criança.
Na primeira ação, nesta quarta-feira (12.3), a suspeita, de 27 anos, foi presa por agredir fisicamente o seu filho de 10 anos, de forma reiterada.
De acordo com o ex-marido, a suspeita agride o filho constantemente e o abandona em casa. Ainda segundo o denunciante, uma das agressões ocorreu nesta terça-feira (11).
Diante das graves informações de violência contra criança, os policiais civis passaram a diligenciar e conseguiram localizar a suspeita, que foi encaminhada para esclarecimentos.
Na Delegacia de Sorriso, a conduzida foi interrogada e autuada em flagrante por lesão corporal em conformidade com a Lei Maria da Penha.
Outra ação
Um ex-padrasto, de 47 anos, foi preso depois de agredir fisicamente o ex-enteado, de 16 anos. O crime foi presenciado pela mãe do adolescente, que procurou a Delegacia de Sorriso para denunciar o crime.
A vítima foi enforcada pelo suspeito e agredida com socos na região do rosto. Foi necessário que a mãe gritasse para os vizinhos por socorro.
Com base nos fatos, os policiais civis, coordenados pela delegada Jéssica Cristina de Assis, localizaram o suspeito, que foi levado para esclarecimentos. Na delegacia, o conduzido também foi interrogado e autuado em flagrante pelo crime de lesão corporal.
Providências
Após a confecção dos autos, os dois presos, a mãe e o ex-padrasto, foram apresentados e colocados à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cidades5 dias atrás
Procon Municipal promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor
-
Agricultura5 dias atrás
Brasil perde 15% da safra durante o transporte, por falta de infraestrutura
-
Cidades5 dias atrás
Prefeito anuncia ações continuadas para mulheres em evento na Praça Alencastro
-
Mato Grosso5 dias atrás
Professores e alunos de MT têm até sexta-feira (14) para fazer inscrição em programa de financiamento de pesquisas
-
Polícia Federal5 dias atrás
PF prende homem condenado por estupro de vulnerável em Natal/RN
-
Cidades5 dias atrás
Procuradores discutem projetos e fortalecem relação com o Judiciário
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Civil apreende carga de droga de facção criminosa enterrada terreno em Várzea Grande
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Civil interdita empresa de produtos químicos que atuava de forma irregular em Cuiabá