Política
Secretários de Estado recebem comendas na ALMT
Política
Rogério Gallo, secretário de Estado de Fazenda, recebeu a Comenda Dante de Oliveira.
Foto: Luciano Campbell/ALMT
Onze personalidades foram homenageadas com comendas e medalhas durante sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quinta-feira (20). Entre elas, o secretário de Estado de Fazenda (Rogério Gallo), o secretário-chefe da Casa Civil (Fábio Garcia) e a secretária de Estado de Comunicação (Laice Souza). A solenidade foi requerida pelo deputado estadual Beto Dois a Um (PSB).
Agraciado com a Comenda Filinto Müller, Fábio Garcia destacou o orgulho de fazer parte da atual gestão de Mato Grosso, contribuindo para o desenvolvimento de um estado que é protagonista no cenário econômico nacional. Laice Souza e Rogério Gallo receberam a Comenda Dante de Oliveira e, em suas falas, enalteceram a figura política que dá nome à honraria.
“Tive a oportunidade de trabalhar no governo de Dante, um homem admirável. Foi um grande estadista e atuou diretamente no processo de fortalecimento da nossa democracia. Considero muita responsabilidade receber a comenda com o nome dele, sendo a primeira mulher a chefiar a Comunicação do governo de Mato Grosso. Comunicar bem é fundamental num mundo desafiado pelas notícias falsas e pela crise de credibilidade enfrentada pelas instituições”, disse Laice.
O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, enfatizou o caráter reformista do Governo Dante. Segundo ele, mudanças estruturais implementadas naquele período colaboraram para que Mato Grosso tenha uma gestão mais equilibrada atualmente, “com uma administração que consegue investir 20% de tudo o que arrecada”.
Na mesma solenidade, a Comenda Marechal Cândido Rondon foi entregue a Allan Kardec Benitez, André Luiz dos Santos Souza, Giovane Soares Ramos e Vinícius de Souza Coneza. O ex-secretário de Cultura de Cuiabá, Mário Olímpio Medeiros Filho, foi homenageado com a medalha Lenine Póvoas de Honra ao Mérito Cultural, enquanto Antônio Duarte de Figueiredo Neto recebeu a medalha João Batista Jaudy de Honra ao Mérito Esportivo.
O comerciante chinês Qui Feng reside em Cuiabá há quatorze anos. Ele é proprietário de sete lojas na região central da capital e se dedica à importação de produtos chineses que são distribuídos para todo o estado. Nesta quinta-feira, o deputado Beto Dois a Um entregou a Feng a Comenda Norberto Schwantes, destinada a homenagear os migrantes (e imigrantes) que atuam diretamente no desenvolvimento de Mato Grosso.
Para Beto Dois a Um, sessões como essa demonstram a diversidade e riqueza de um estado que, antes de qualquer coisa, é feito por pessoas. “Muita gente se doa por esta terra. Doa seu tempo, seu trabalho, seu conhecimento e suor. Nada mais justo do que valorizar as pessoas, porque o maior bem deste estado é o povo que aqui vive”, disse o parlamentar.
Além das comendas e medalhas, 23 pessoas receberam título de cidadão mato-grossense durante a sessão especial.
Fonte: ALMT – MT
Política
“Ferrogrão deve ser tratada com responsabilidade constitucional”, afirma senador José Lacerda
O senador José Lacerda afirmou que a discussão sobre a Ferrogrão — ferrovia de 900 km entre Mato Grosso e Pará — precisa ser conduzida com responsabilidade constitucional, defendendo que o país não pode impedir a aprovação legislativa de projetos de infraestrutura.
“Se a moda de não aprovar projeto antes do licenciamento ambiental pegar, será a falência do Brasil”, alertou.
Ex-secretário de Meio Ambiente, Lacerda afirmou ter pleno entendimento jurídico e técnico do tema. Para ele, o licenciamento é essencial, mas não pode impedir que o país avance.
“Está na Constituição: desenvolvimento nacional, dignidade humana e qualidade de vida.”
O senador ressaltou ainda que a obra beneficiaria diretamente milhões de famílias. “Só em Mato Grosso, 3,8 milhões de pessoas seriam beneficiadas.”
Ele também criticou o abandono das hidrovias. “Não se justifica as hidrovias brasileiras estarem paradas. O país precisa de transporte intermodal para garantir segurança alimentar.”
Lacerda lembrou que o Brasil produz alimentos para 1 bilhão de pessoas, mas depende de infraestrutura eficiente para continuar expandindo.
-
Cidades2 dias atrásBairro Boa Esperança é contemplado com revitalização de quadras esportivas
-
Política6 dias atrásJuca do Guaraná destina ambulância para atender comunidades rurais de Barra do Bugres
-
Entretenimento6 dias atrásKim Kardashian visita Cristo Redentor durante passagem pelo Rio: ‘in Brazil 🇧🇷’
-
Política3 dias atrásCoronel Fernanda defende militarização das escolas após novo caso de violência
-
Saúde6 dias atrásBrasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença
-
Polícia5 dias atrásJovem com três mandados de prisão é capturado em ação integrada em Juara
-
Polícia3 dias atrásPolícia Militar prende casal por assaltar e matar motorista de aplicativo durante corrida
-
Polícia6 dias atrásForça Tática prende suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Mutum


