Mato Grosso
Número de grêmios estudantis em escola estaduais de Mato Grosso chega a 507 em 2025
Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) atingiu a marca de 507 grêmios estudantis criados em um universo de 628 escolas da rede estadual nesse início de ano letivo.
Na avaliação do secretário de Educação, Alan Porto, a atuação dos grêmios é muito mais do que representação estudantil. Na visão dele, são valores que contribuem para uma boa convivência escolar, além de preparar os estudantes para uma vida cidadã ativa.
“Os grêmios são essenciais para o fortalecimento da gestão democrática nas escolas, promovendo o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de habilidades fundamentais como liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas”.
O coordenador dos Grêmios Estudantis da Seduc, Matheus Oliveira da Silva, destaca a importância de dar voz aos jovens e reforça que essa colaboração é essencial para o fortalecimento do movimento estudantil.
“Os grêmios estudantis não se limitam apenas a promover eventos. Eles são fundamentais para envolver os estudantes nas decisões da escola, sendo um verdadeiro canal de comunicação entre alunos, professores e coordenação”, disse.
Metas para 2025
Uma das expectativas das metas para 2025 é a realização do 2º Encontro dos Grêmios Estudantis. A exemplo do evento anterior, ocorrido em 2023, terá formato de grupo de trabalho, debates e troca de práticas bem-sucedidas.
Além disso, a Coordenação de Grêmios vem trabalhando para estimular a participação ativa dos estudantes na rotina das escolas, para que as demandas da comunidade estudantil sejam atendidas.
Myllena de Oliveira Miranda, de 14 anos, representante do grêmio do Colégio Estadual Integrado (CEI-01) Victorino Monteiro da Silva, em Cuiabá, ressalta a importância de abordar nas escolas questões cruciais relacionadas a saúde mental, propondo atividades como palestras e ações de conscientização.
“Queremos promover o bem-estar dos alunos e, para isso, estamos planejando palestras com psicólogos e também a realização de cartazes com relatos de estudantes sobre suas experiências”, compartilhou Myllena.
O grêmio da Escola Estadual Militar Tiradentes, em Cuiabá, representado pelo estudante Pedro Arthur Nascimento Arruda Santos, de 16 anos, também tem foco claro em promover harmonia e integração entre alunos e professores.
Pedro destaca que a comunicação é a principal ferramenta para alcançar os objetivos do grêmio. “A nossa missão é ser um elo entre os alunos e a gestão escolar, promovendo sempre o diálogo e a participação ativa. Queremos criar um ambiente escolar agradável, onde todos possam expressar suas opiniões e desenvolver seus talentos.
Para isso, ele propõe diversas atividades para fortalecer a relação com os estudantes e suas famílias, como competições esportivas, feiras gastronômicas e eventos culturais.
“Queremos que os alunos, pais e responsáveis participem ativamente da vida escolar. Acreditamos que, por meio dessas atividades, podemos estreitar laços e promover o engajamento da comunidade escolar”, finalizou Pedro.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Polícia Civil autua em flagrante autores de violência contra adolescente e criança

Duas pessoas, envolvidas em crimes de lesão corporal contra menores, foram presas em flagrante pela Polícia Civil, em Sorriso, por meio do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Crimes Sexuais Contra Mulher, Idoso, Adolescente e Criança.
Na primeira ação, nesta quarta-feira (12.3), a suspeita, de 27 anos, foi presa por agredir fisicamente o seu filho de 10 anos, de forma reiterada.
De acordo com o ex-marido, a suspeita agride o filho constantemente e o abandona em casa. Ainda segundo o denunciante, uma das agressões ocorreu nesta terça-feira (11).
Diante das graves informações de violência contra criança, os policiais civis passaram a diligenciar e conseguiram localizar a suspeita, que foi encaminhada para esclarecimentos.
Na Delegacia de Sorriso, a conduzida foi interrogada e autuada em flagrante por lesão corporal em conformidade com a Lei Maria da Penha.
Outra ação
Um ex-padrasto, de 47 anos, foi preso depois de agredir fisicamente o ex-enteado, de 16 anos. O crime foi presenciado pela mãe do adolescente, que procurou a Delegacia de Sorriso para denunciar o crime.
A vítima foi enforcada pelo suspeito e agredida com socos na região do rosto. Foi necessário que a mãe gritasse para os vizinhos por socorro.
Com base nos fatos, os policiais civis, coordenados pela delegada Jéssica Cristina de Assis, localizaram o suspeito, que foi levado para esclarecimentos. Na delegacia, o conduzido também foi interrogado e autuado em flagrante pelo crime de lesão corporal.
Providências
Após a confecção dos autos, os dois presos, a mãe e o ex-padrasto, foram apresentados e colocados à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Governo MT – MT
-
Judiciário1 dia atrás
Moraes libera para julgamento núcleo 3 de denúncias sobre golpe
-
Esporte1 dia atrás
Fla x Flu: PM age rápido e dispersa torcedores em conflito
-
Polícia1 dia atrás
Operação combate lavagem de dinheiro em postos de combustíveis no Rio
-
Polícia1 dia atrás
Operação visa facção do RJ envolvida na fuga de presos de Mossoró
-
Política11 horas atrás
Lula diz que Brasil continuará crescendo acima de 3% neste ano
-
Saúde1 dia atrás
Escape de urina não deve ser normalizado e tem tratamento, alerta SBU
-
Economia10 horas atrás
Alta da Selic estava prevista desde o fim do ano passado, diz Haddad
-
Economia1 dia atrás
Cesta básica do paulistano sobe 1,14% em fevereiro