Mato Grosso
Prefeito reúne Conselho Municipal de Saúde da Baixada para ação unificada contra interiorização da COVID19
Mato Grosso
Da Redação.
O prefeito Emanuel Pinheiro se reuniu na tarde desta quarta-feira (13), no Palácio Alencastro com secretários de Saúde de seis municípios da região da Baixada Cuiabana e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso (COSEMS/MT) pra unificar a ação de combate a interiorização do novo Coronavírus no Estado. Dentre as primeiras decisões, está a utilização de um protocolo de encaminhamento de pacientes infectados.
“Pandemia não tem fronteiras e por isso Cuiabá é Mato Grosso neste momento. A maioria dos municípios não tem estrutura técnica para fazer frente a esse vírus. Tem ótimos secretários, mas não tem estrutura. Cuiabá vai suportar todo o reflexo que vier da interiorização da doença, isso já está mais que comprovado. Então tomamos a vanguarda de chamar os demais municípios da Baixada Cuiabana para uma primeira conversa, e o COSEMS acabou de solicitar que a gente amplie essa conversa com todo o Estado”, explicou o prefeito de Cuiabá.
Acorizal, Barão de Melgaço, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Santo Antônio do Leverger, Apoiadora da Baixada Cuiabana. Esses são os seis municípios que enviaram seus representantes para a primeira reunião da aliança entre as cidades da baixada cuiabana na luta unificada contra a interiorização do novo Coronavírus em Mato Grosso.
“Tomamos a frente de como fazer o enfrentamento pelo sucesso que Cuiabá está tendo. Para que não estrague o enfrentamento de Cuiabá e o preparo que a população está fazendo e todas as restrições, para que tudo não seja em vão, a gente vai delinear e tomar a decisão do norte do enfrentamento com os demais municípios”, comentou o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho.
Como cidade mais bem preparada e referência em atendimento em saúde no Estado, é importante que Cuiabá, mesmo com uma queda nos casos confirmados de Coronavírus com relação ao Estado, se prepare e auxilie os demais municípios na triagem, atendimento e caso necessário, transferência de pacientes.
“É preciso reconhecer a competência de Cuiabá no enfrentamento a pandemia. As medidas tomadas na capital dão força para que sejam tomadas e aceitas no interior. Todos os municípios que estação aqui nesta reunião estão acordados em seguir as mesmas diretrizes de Cuiabá para agir em conjunto contra o avanço do vírus. É preciso um fio condutor que fale a mesma língua para uma reação coordenada”, finalizou Larissa Raquel, apoiadora do COSEMS na Baixada Cuiabana.
Foto: Davi Valle/Prefeitura CBA
Mato Grosso
Esmagis-MT e Corregedoria: conheça os novos magistrados preceptores
A composição de dois grupos de magistrados preceptores foi atualizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e pela Corregedoria-Geral da Justiça. Os preceptores são responsáveis pelo acompanhamento de juízes e juízas substitutos(as) em estágio probatório no âmbito do Poder Judiciário estadual, conforme regulamentação estabelecida pelas Portarias Conjuntas n. 4/2026 e n. 5/2026. A preceptoria judicial integra o modelo institucional de formação, acompanhamento e vitaliciamento dos magistrados, com caráter pedagógico, orientador e de integração. A atuação dos preceptores envolve o acompanhamento contínuo do desenvolvimento funcional dos juízes em início de carreira, com foco na técnica decisória, gestão da unidade judiciária, ética e relacionamento institucional, sem caráter correicional ou disciplinar, preservando a independência funcional.
O modelo adotado está alinhado à Resolução n. 654/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a figura do magistrado preceptor como agente essencial no processo formativo da magistratura. Nesse sentido, a Esmagis-MT coordena as atividades pedagógicas e formativas, enquanto a Corregedoria-Geral da Justiça conduz o processo de vitaliciamento.
As substituições asseguram a continuidade das atividades de preceptoria, que incluem encontros periódicos, visitas institucionais, acompanhamento individualizado e elaboração de relatórios, contribuindo para o fortalecimento da formação da magistratura e o aprimoramento da prestação jurisdicional no Estado de Mato Grosso.
Compõem atualmente o corpo de magistrados preceptores do biênio 2026-2027 os desembargadores Márcio Vidal, Rui Ramos Ribeiro, Gilberto Giraldelli, Jones Gattass, Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, Gabriela Knaul Albuquerque, Hélio Nishiyama, Anglizey Solivan de Oliveira e Wesley Sanchez Lacerda.
Autor: Lígia Saito
Fotografo:
Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT
Email: [email protected]
-
Cidades5 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Opinião4 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política7 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades7 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Opinião3 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Política7 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural
-
Curtinhas5 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia14 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica



Você precisa estar logado para postar um comentário Login