Cidades

Prefeitura de Cuiabá paga R$ 11 milhões e quita férias de trabalhadores

Publicado em

Cidades


Os professores que tiveram contratos rescindidos em dezembro receberão nesta sexta-feira (30), em suas respectivas contas bancárias, o valor referente a 1/3 de férias do período trabalhado. No total, serão 4 mil pessoas, representando uma movimentação financeira de R$ 11 milhões.

O comunicado foi feito pelo prefeito Abilio Brunini e pelo secretário de Economia, Marcelo Bussiki. Trata-se de um ato inédito da administração pública municipal. Em gestões anteriores, o município não procedia com o pagamento das rescisões, o que culminava em diversas ações na Justiça.

“Estamos trabalhando para manter valorizados todos os trabalhadores da educação, aqueles com vínculo e todos que deram sua parcela de contribuição para a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos”, afirma o prefeito Abilio Brunini.

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, elogiou a vontade política e a articulação da equipe econômica, liderada pelo secretário Marcelo Bussiki, que não mediu esforços para atender à demanda. “Somos gratos ao prefeito Abilio Brunini, que tem sido muito atencioso com a educação. Houve também muito empenho do secretário Marcelo Bussiki para efetuar o pagamento do salário e da rescisão dos professores contratados”.

Valorização

Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Cuiabá efetuou o pagamento do salário de todos os servidores públicos. O valor líquido da folha salarial corresponde a R$ 95 milhões. Também serão pagas aos servidores as verbas indenizatórias, prêmio-saúde, adicional de insalubridade, férias e horas extras.

Nesse valor já está inclusa a quantia de R$ 12 milhões paga aos professores e técnicos da educação reconhecidos pela ótima contribuição no ensino de Língua Portuguesa e Matemática, a partir do programa de gratificação por desempenho de resultados. Trata-se de um programa inédito de valorização financeira dos profissionais da educação, implantado pelo prefeito Abilio Brunini e pelo secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

PCCS e qualificação profissional são pilares para fortalecer a saúde pública em Várzea Grande

Publicados

em


A retomada do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) representa uma importante ferramenta para a valorização dos servidores e para a permanência desses profissionais no município, independentemente da área de atuação. Na saúde, mais do que em outros setores, a mão de obra qualificada e reconhecida impacta diretamente o funcionamento dos serviços públicos e, consequentemente, a qualidade do atendimento prestado à população.

A afirmação é da secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, durante entrevista ao programa Opinião.

“O PCCS é um incentivo necessário. Nós entendemos que a valorização profissional passa pela remuneração, pelo reconhecimento e pela perspectiva de crescimento dentro da carreira. Esse é um compromisso da gestão da prefeita Flávia Moretti e vem sendo colocado em prática”, ressaltou.

Valéria citou ainda a dificuldade de contratação em algumas áreas específicas, como medicina especializada, odontologia especializada, auditoria em enfermagem e medicina veterinária, especialmente para atuação no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo ela, a carência desses profissionais reflete diretamente na ampliação e na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Outro ponto abordado pela secretária foi a necessidade de fortalecer a gestão pública por meio da qualificação técnica permanente dos servidores. Para ela, não basta apenas possuir formação na área da saúde; é fundamental que os profissionais desenvolvam competências voltadas à gestão e à administração pública, permitindo que cargos de chefia sejam ocupados por servidores que conhecem a realidade local e vivenciam diariamente as demandas dos setores em que atuam.

“A gestão em saúde é composta por diferentes níveis, desde a gestão operacional até a alta administração. Cada função exige habilidades específicas. Muitas vezes, o profissional possui excelente formação técnica, mas precisa também desenvolver competências administrativas, gerenciais e de liderança para atuar de forma eficiente dentro do serviço público”, explicou.

Nesse contexto, Valéria destacou a importância do processo seletivo em andamento no município, que busca ampliar a oferta de profissionais comprometidos com a excelência no atendimento à população.

Embora não se trate de concurso público, a secretária enfatizou que o processo seletivo garante maior transparência, meritocracia, critérios técnicos e segurança jurídica tanto para a administração quanto para os profissionais aprovados.

“A qualificação permanente é um caminho sem volta. Precisamos de profissionais cada vez mais preparados, humanizados e comprometidos com a qualidade do serviço público. Investir na formação e no aperfeiçoamento é investir diretamente na melhoria da assistência prestada à população”, concluiu.

A valorização dos servidores, aliada à qualificação profissional e ao fortalecimento da gestão, tem sido apontada pela Secretaria Municipal de Saúde como uma das principais estratégias para superar desafios históricos e ampliar a eficiência da rede pública de saúde em Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA