Mato Grosso
Várzea Grande acelera obras e amplia atendimento em unidades de saúde
Mato Grosso
Da Redação.
Respeitando a Lei, mas reforçando o momento de emergência vivenciado por causa da pandemia do Covid- 19, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, cobrou do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e a Secretaria Municipal de Saúde que acelere as obras das novas unidades de saúde que atendem a Atenção Básica da segunda maior cidade de Mato Grosso.
Além disso foi concretizado pelo Ministério da Saúde, o credenciamento das sete unidades de saúde que estão funcionando com hora estendida até das 8 as 19 horas para que todos tenham acesso aos serviços de Atenção Básica, aonde são solucionados 92% dos problemas de saúde da população, deixando o Hospital Pronto Socorro e as Upas Ipase e Farid Seror no Grande Cristo Rei para os casos de urgências e emergência.
“Após a inauguração do Unidade Básica de Saúde – UBS do Santa Isabel, ocorrida no último dia 14 de maio em comemoração aos 153 Anos de Fundação da cidade de Várzea Grande já temos condições nos próximos dias de entregar mais duas unidades, no Jardim Eldorado e no bairro Alameda”, disse a prefeita sinalizando ainda por acelerar, “sem perder a qualidade das obras” nos bairros Cabo Michel, São Mateus e Jardim Maringá.
Segundo a prefeita, a Rede Pública de Saúde funciona com base em estratégias montadas que envolvem os Governos Federal com repasses de recursos, Estadual com recursos e estrutura e Municipal com recursos e estrutura. “Já temos o Hospital Metropolitano funcionando a pleno vapor com mais de 200 leitos entregues pelo governador Mauro Mendes e nossa estrutura municipal atendendo as demandas, sem contar que retomamos os atendimentos da Clínica Escola de Medicina do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG em parceria com a prefeitura de Várzea Grande.
Para Lucimar Campos, se todos os atores envolvidos neste processo cumprirem com seus papeis e a população ajudar se mantendo isolada ou trabalhando em home office para os que podem ou se resguardando na sua segurança e na segurança dos demais com os meios necessários como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso de máscaras constantemente e luvas quando necessários e meios de higienização rigorosos, a pandemia passará e teremos que aprender com os erros e acertos para que ninguém passe novamente por um momento como este.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes sinalizou que o Plano de Contingência desenvolvimento em parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Cuiabá tem funcionado, mas que é essencial que a população participe e se previna, pois a mais importante ação é o isolamento social para os que podem fazer, deixando para os que não podem, que trabalhem e se utilizem dos meios de segurança necessários, não apenas consigo mesmo, mas com os que se relacionam com ele.
“Nunca a conscientização coletiva foi tão essencial para a população mundial. As diferentes experiências demonstram que países, continentes, nações tem realidades divergentes e por isso precisam se adequar a mesma para que o modo de vida seja preservado e aqueles mais necessitados possam ser atendidos pela Saúde Pública que buscam apenas um resultado e ainda manter a vida das pessoas”, disse ele.
Diógenes Marcondes assinalou que tem constantemente se reunido com os responsáveis pelas obras das unidades de saúde para acelerar o que é possível, sem perder a qualidade nos serviços, assim como tem redobrado os cuidados com todos os servidores da área de saúde que atuam diretamente no tratamento de doentes com o Covid- 19 para fazer o enfrentamento da doença.
“Em até 60 dias estaremos com mais duas novas unidades prontas (Jardim Eldorado e Alameda) funcionando, enquanto as obras das demais (São Mateus, Cabo Michel e Maringá) seguem em ritmo acelerado, lembrando que este é um pacote que foi resgatado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, após ficaram por anos paralisadas por causa de irregularidades na execução das obras da gestão anterior”, disse o titular da Saúde de Várzea Grande.
Ele aproveitou para explicar que o credenciamento das unidades que possibilita o funcionamento em hora estendida regulariza ainda parte do pagamento de gratificações aos servidores da saúde que estão atuando diretamente no combate ao Covid- 19. “Temos uma série de medidas adotadas em comum acordo com o Ministério da Saúde para valorização daqueles servidores que arriscam a vida para atender e manter a vida de outras pessoas, por isso que é importante fazer o sistema funcionar e contemplar a população com uma saúde presente e dentro do possível resolutiva, mas ao mesmo tempo, atender as necessidades dos servidores da saúde pública, mas com transparência, eficiência e principalmente dentro da lei e da ordem”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande.
Foto: Prefeitura VG.
Mato Grosso
Esmagis-MT e Corregedoria: conheça os novos magistrados preceptores
A composição de dois grupos de magistrados preceptores foi atualizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e pela Corregedoria-Geral da Justiça. Os preceptores são responsáveis pelo acompanhamento de juízes e juízas substitutos(as) em estágio probatório no âmbito do Poder Judiciário estadual, conforme regulamentação estabelecida pelas Portarias Conjuntas n. 4/2026 e n. 5/2026. A preceptoria judicial integra o modelo institucional de formação, acompanhamento e vitaliciamento dos magistrados, com caráter pedagógico, orientador e de integração. A atuação dos preceptores envolve o acompanhamento contínuo do desenvolvimento funcional dos juízes em início de carreira, com foco na técnica decisória, gestão da unidade judiciária, ética e relacionamento institucional, sem caráter correicional ou disciplinar, preservando a independência funcional.
O modelo adotado está alinhado à Resolução n. 654/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a figura do magistrado preceptor como agente essencial no processo formativo da magistratura. Nesse sentido, a Esmagis-MT coordena as atividades pedagógicas e formativas, enquanto a Corregedoria-Geral da Justiça conduz o processo de vitaliciamento.
As substituições asseguram a continuidade das atividades de preceptoria, que incluem encontros periódicos, visitas institucionais, acompanhamento individualizado e elaboração de relatórios, contribuindo para o fortalecimento da formação da magistratura e o aprimoramento da prestação jurisdicional no Estado de Mato Grosso.
Compõem atualmente o corpo de magistrados preceptores do biênio 2026-2027 os desembargadores Márcio Vidal, Rui Ramos Ribeiro, Gilberto Giraldelli, Jones Gattass, Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, Gabriela Knaul Albuquerque, Hélio Nishiyama, Anglizey Solivan de Oliveira e Wesley Sanchez Lacerda.
Autor: Lígia Saito
Fotografo:
Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT
Email: [email protected]
-
Cidades5 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Opinião4 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política7 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades7 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Opinião3 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Política7 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural
-
Curtinhas5 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia14 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica



Você precisa estar logado para postar um comentário Login