CASA DE APOIO

MISSÃO DA CASA DE SARITA EM VG: TRANSFORMAR VIDAS E SE TORNAR REFERÊNCIA ESTADUAL EM ATENDIMENTO

Instituição genuinamente de VG, visa ajudar para que o futuro das mulheres e seus familiares sejam resguardados e tenham resultados

Publicado em

Política

Prefeitura de Várzea Grande

A Casa de Sarita foi criada para reunir todos os serviços de interesse da mulher e de sua família, visando resguardar sua vida e condição, além de acompanhar aquelas vítimas de qualquer tipo de violência e dar sequência à sua vida.

A instituição funciona em prol das mulheres em situação de vulnerabilidade, foi reconhecida e homenageada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Eduardo Botelho. Toda a equipe que trabalha na unidade também recebeu sua Moção de Aplauso pelos relevantes serviços prestados, mesmo sendo recente seu funcionamento.

Durante a cerimônia, Botelho expressou seu desejo de expandir o projeto para a capital e outros municípios do estado, elogiando a iniciativa como única e digna de se tornar referência, pelos resultados atingidos, mesmo com menos de um ano de funcionamento.

A Casa de Sarita, idealizada pela primeira-dama de Várzea Grande e promotora de Justiça, Kika Dorileo Baracat, tem como objetivo apoiar, capacitar e proporcionar autonomia às mulheres, por meio de ações sociais, de saúde, educacionais voltadas para o empreendedorismo e profissionalização. Durante o evento, a esposa do deputado e coordenadora da Assembleia Social, Sônia Meira Botelho, destacou a energia e o cuidado únicos oferecidos pela Casa de Sarita, ressaltando a importância de replicar essa iniciativa em outros municípios.

“Conhecer a Casa de Sarita foi um divisor de águas para mim. A energia única e o cuidado excepcional que permeiam cada ação dessa instituição são inspiradores. Ao vivenciar de perto o trabalho desenvolvido pela equipe, percebi que não se tratava apenas de um local de atendimento, mas sim de um verdadeiro centro de transformação e empoderamento para as mulheres em situação de vulnerabilidade. Este é um projeto que merece ser reconhecido e replicado em todo o estado. Acredito no potencial de iniciativas como o Elas Empreendem, que não só capacitam, mas também proporcionam independência financeira e social às mulheres. A Casa de Sarita é um exemplo a ser seguido, e tenho a convicção de que continuará impactando positivamente a vida de muitas mulheres, promovendo mudanças significativas em nossa sociedade.”, declarou Sônia Meira Botelho.

O deputado Botelho elogiou a instituição e a primeira-dama do município Kika Dorileo Baracat pelo trabalho e o prefeito Kalil Baracat por inovar e homenagear sua avó Sarita Baracat, exemplo de mulher pioneira. “Eu não conhecia a iniciativa, minha esposa me falou, vim hoje conhecer e realmente é um projeto único que deve se tornar referência,” afirmou o deputado e presidente do Poder Legislativo que não apenas reconhece dos esforços da Administração Municipal de Várzea Grande, como também quer ampliar este tipo de ação e resultado para todas as cidades de Mato Grosso.

“É com imensa satisfação que testemunho o impacto positivo que a Casa de Sarita tem em nossa comunidade. Este projeto, idealizado pela primeira-dama, não apenas atende, mas transforma vidas. Ver a iniciativa sendo reconhecida e celebrada é motivo de orgulho para toda a cidade. O trabalho incansável da equipe e a dedicação da Casa de Sarita em oferecer apoio integral, capacitação e autonomia às mulheres em situação de vulnerabilidade são louváveis. Como gestor municipal, apoio e incentivo iniciativas como esta, que não só acolhem, mas também dão autonomia às mulheres. Parabenizo a todos envolvidos e reforço meu compromisso em continuar inovando e investindo em projetos que promovam o bem-estar e a igualdade em nossa comunidade”, declarou o prefeito Kalil Baracat.

Já a primeira-dama de Várzea Grande e promotora de Justiça, Kika Dorileo Baracat, pontuou: “A Casa de Sarita é um sonho que se tornou realidade, fruto do comprometimento e do desejo de fazer a diferença na vida das mulheres em nossa comunidade. Acredito profundamente na capacidade de transformação que a educação, o apoio social e o empreendedorismo podem proporcionar. Ao idealizar este projeto, buscamos não apenas atender, mas apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades reais de crescimento e independência. Ver o reconhecimento desse trabalho é emocionante e representa não só o êxito da Casa de Sarita, mas o sucesso coletivo de uma comunidade unida em prol do bem comum. A homenagem para as mulheres que trabalham nesse projeto também é especial e agradeço ao deputado e sua esposa. Este é apenas o começo, e continuaremos trabalhando incansavelmente para sermos uma referência nacional em atendimento à mulher, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.

O prefeito Kalil Baracat sinalizou que a Casa de Sarita foi concebida para o momento posterior às dificuldades, a crise enfrentada pelas mulheres e seus familiares, por qualquer motivo. “O socorro imediato é essencial, mas estamos também preocupados nos pós crise, ou seja, na oportunidade para que as mulheres e seus familiares não fiquem a mercê de questões financeiras, de pressão dos chefes de família e possam juntamente com o Poder Público Municipal encontrar o caminho a ser seguido e que ele seja de sucesso e de vida nova”, disse o prefeito Kalil Baracat.

Ele sinalizou que na mesma proporção que o Poder Público em todas suas esferas deve atuar para evitar a violência doméstica, tem por outro lado que buscar meios e maneiras de ajudar a vencer os obstáculos neste novo momento.

A Casa de Sarita – é uma unidade multidisciplinar que oferece uma variedade de serviços destinados também a jovens a partir dos 14 anos. Além de atendimento psicológico especializado, a instituição oferece terapias integrativas, como reiki, auriculoterapia, acupuntura e Florais de Bach, visando o equilíbrio do corpo e da mente. Oficinas de empreendedorismo social, como automaquiagem e costura criativa, capacitam as adolescentes, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades.

A abordagem holística da Casa de Sarita busca equilibrar mente, corpo e espírito, proporcionando às mulheres um acolhimento integral. Uma equipe de profissionais de psicossocial que realiza um atendimento social, incluindo suporte prático e afetivo.

A Casa de Sarita preza pelo acolhimento integral das mulheres. Uma equipe de profissionais de psicossocial recebe as mulheres calorosamente, realizando um atendimento social para entender suas necessidades específicas. Isso inclui verificar se elas necessitam de algum benefício socioassistencial ou se são beneficiárias de programas de transferência de renda. A integridade do acolhimento inclui não apenas o suporte prático, mas também o afeto, carinho e afetividade.

Como acessar os serviços – é necessário comparecer com um responsável legal. A documentação necessária inclui o documento pessoal da adolescente e o número do NIS atualizado. Com esses documentos em mãos, a equipe de atendimento psicossocial da Casa de Sarita está pronta para fornecer o apoio necessário e os serviços adequados a cada adolescente na Av. Presidente Artur Bernardes, 1332 – Vila Ipase, Várzea Grande.

Galeria

 

 

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Expedição Justiça Sem Fronteiras marca recomeços com divórcio e casamento em Palmarito

Publicados

em


A 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras transformou histórias e realizou sonhos na comunidade de Palmarito, em Vila Bela da Santíssima Trindade (594 km de Cuiabá).

Enquanto a dona de casa Juscilene Massaré, de 48 anos, conseguiu oficializar o divórcio que aguardava há dois anos, o casal Edalina Tomicha e Cornelho Neto deu entrada no casamento civil após cerca de 30 anos de convivência.

Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Justiça Comunitária, a Expedição Justiça Sem Fronteiras leva serviços de cidadania, orientação jurídica e acesso à Justiça para comunidades localizadas na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.

Um novo começo

Separada de fato há dois anos, Juscilene conta que desejava formalizar o divórcio desde o fim do relacionamento, mas as dificuldades financeiras e a rotina de trabalho impediram que ela buscasse a regularização. A solução veio por meio de uma audiência realizada por videoconferência. Embora o ex-marido não estivesse em Palmarito, ele participou do ato de forma remota e confirmou sua concordância com o divórcio.

“Assim que ele saiu de casa eu já queria resolver isso, mas não foi possível. Eu trabalhava muito, tinha meu filho menor para cuidar e não tinha condições de viajar. Eu ficava muito triste com essa situação. Então, conseguir resolver isso hoje é só felicidade”, afirmou.

A assessora de gabinete Juliana de Paula relata que a conciliação permitiu resolver rapidamente uma situação que poderia levar meses para ser concluída.

“Ela nos procurou informando que já estava separada de fato há dois anos e que o ex-cônjuge concordava com o divórcio. Como ele não estava presente, realizamos uma audiência por videoconferência com a participação do magistrado e do defensor público. Em menos de uma hora conseguimos resolver uma situação que poderia levar meses para ser concluída”, detalhou.

O sonho do casamento

Se para Juscilene o momento representou o encerramento de um ciclo, para Edalina Tomicha e Cornelho Neto simbolizou a realização de um sonho antigo. Moradores da comunidade, eles aproveitaram a passagem da expedição por Palmarito para dar entrada na habilitação do casamento civil.

“Nós somos moradores daqui e, quando ficamos sabendo dos atendimentos, viemos. Eu me sinto muito feliz. Faz muito tempo que ele fala sobre nos casarmos no civil”, contou Edalina.

“Eu amo minha mulher e quero casar com ela. Essa oficialização tem um valor muito grande para nós”, completou Cornelho.

A assessora jurídica da Defensoria Pública Patrícia Costa Campos explica que muitas pessoas deixam de formalizar a união por dificuldades financeiras ou pela distância dos serviços públicos. “Eles estão juntos há cerca de 30 anos, construíram uma família e uma história de vida na comunidade. Muitas vezes as pessoas não formalizam a união por falta de condições financeiras ou de acesso aos serviços. Para nós é uma alegria poder contribuir para que esse desejo seja realizado”, pontuou.

Próximas etapas

A programação da Expedição Justiça Sem Fronteiras segue para o distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, nos dias 14 e 15 de junho.

A última etapa será realizada no distrito de Vila Picada, em Porto Esperidião, nos dias 17 e 18 de junho.

Autor: Emily Magalhães

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA