Sexta-feira (17)
Governo anuncia pagamento do 13° salário para servidores
O pagamento na sexta-feira (17) cumpre o calendário divulgado no início do ano pelo governador
Política
O governo irá pagar na sexta-feira (17), o pagamento 13° salário dos servidores públicos estaduais. Para os efetivos, aposentados e pensionistas será paga a 2ª parcela, no valor de 50% dos proventos. A 1ª parcela para os servidores foi paga em junho, na ocasião somou-se um total de R$ 299,355 milhões.
O pagamento do 13º inclui também os servidores contratados temporariamente, cujos contratos vencem no próximo ano. Os servidores cujos contratos vencem no próximo dia 31 não vão receber o 13º salário agora. Eles receberão em janeiro, por ocasião do pagamento das verbas rescisórias contratuais.
A Secretaria Adjunta do Tesouro Estadual da Sefaz (SATE), encaminhará as ordens de pagamento ao Banco do Brasil para depósito nas contas nesta quinta-feira (16). Até o meio dia da sexta-feira todos os depósitos devem estar concluídos.
O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, disse que o ajuste nas contas públicas permitiu que o Governo do Estado cumprisse o calendário de pagamento e honrasse seus compromissos para com a sociedade matogrossense e os servidores públicos.
“Em função das medidas de ajuste nas contas públicas adotadas a partir de 2019, o governo do Estado pode hoje honrar seus compromissos, garantindo direitos dos servidores e investindo em setores essenciais beneficiando toda a população mato-grossense”, destaca o secretário Rogério Gallo.
O pagamento líquido do 13º soma R$ 247.081.470. O valor líquido dos servidores ativos das administrações direta e indireta é de R$ 146.919.523. Para inativos e pensionistas o pagamento do 13º salário chega a R$ 100.161.947. Cerca de 110 mil servidores receberão o 13º.
A secretária, Luciana Rosa reforça o trabalho que vem sendo feito para cumprir as metas de governo. “As conquistas no âmbito financeiro e fiscal são frutos de um trabalho permanente das equipes da Sefaz com o fim de manter a sustentabilidade fiscal do Estado, que possibilitam realizar ações que beneficiam tanto os servidores públicos quanto a sociedade em geral”, aponta a secretária adjunta do Tesouro do Estado.
O pagamento na sexta-feira (17) cumpre o calendário divulgado no início do ano, pelo governador Mauro Mendes.
Política
Expedição Justiça Sem Fronteiras marca recomeços com divórcio e casamento em Palmarito

A 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras transformou histórias e realizou sonhos na comunidade de Palmarito, em Vila Bela da Santíssima Trindade (594 km de Cuiabá).
Enquanto a dona de casa Juscilene Massaré, de 48 anos, conseguiu oficializar o divórcio que aguardava há dois anos, o casal Edalina Tomicha e Cornelho Neto deu entrada no casamento civil após cerca de 30 anos de convivência.
Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Justiça Comunitária, a Expedição Justiça Sem Fronteiras leva serviços de cidadania, orientação jurídica e acesso à Justiça para comunidades localizadas na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.
Um novo começo

“Assim que ele saiu de casa eu já queria resolver isso, mas não foi possível. Eu trabalhava muito, tinha meu filho menor para cuidar e não tinha condições de viajar. Eu ficava muito triste com essa situação. Então, conseguir resolver isso hoje é só felicidade”, afirmou.
A assessora de gabinete Juliana de Paula relata que a conciliação permitiu resolver rapidamente uma situação que poderia levar meses para ser concluída. “Ela nos procurou informando que já estava separada de fato há dois anos e que o ex-cônjuge concordava com o divórcio. Como ele não estava presente, realizamos uma audiência por videoconferência com a participação do magistrado e do defensor público. Em menos de uma hora conseguimos resolver uma situação que poderia levar meses para ser concluída”, detalhou.
O sonho do casamento
Se para Juscilene o momento representou o encerramento de um ciclo, para Edalina Tomicha e Cornelho Neto simbolizou a realização de um sonho antigo. Moradores da comunidade, eles aproveitaram a passagem da expedição por Palmarito para dar entrada na habilitação do casamento civil.
“Nós somos moradores daqui e, quando ficamos sabendo dos atendimentos, viemos. Eu me sinto muito feliz. Faz muito tempo que ele fala sobre nos casarmos no civil”, contou Edalina.
“Eu amo minha mulher e quero casar com ela. Essa oficialização tem um valor muito grande para nós”, completou Cornelho.

Próximas etapas
A programação da Expedição Justiça Sem Fronteiras segue para o distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, nos dias 14 e 15 de junho.
A última etapa será realizada no distrito de Vila Picada, em Porto Esperidião, nos dias 17 e 18 de junho.
Autor: Emily Magalhães
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
Agricultura7 dias atrásClima extremo amplia perdas bilionárias no campo e pressiona sistema de seguros
-
Política5 dias atrásMotta destaca aprovação pela Câmara de acordos internacionais
-
Política3 dias atrásAudiência pública reúne centenas de pessoas para discutir lei de combate ao crime organizado
-
Política6 dias atrásFórum de Feliz Natal abre edital para doação de bens móveis inservíveis
-
Opinião7 dias atrásPF mira desembargador, deputado e advogado em operação contra venda de sentenças no TJMT
-
Política6 dias atrásPlínio defende autonomia do Banco Central e proteção ao Pix
-
Cidades2 dias atrásSanidade animal e capacitação técnica impulsionam produtores rurais de Várzea Grande
-
Cidades6 dias atrásEscolas da Rede Municipal de Várzea Grande unem aprendizado, cultura e esporte no clima da Copa do Mundo

