Política
Estudantes do programa Parlamento Jovem realizam primeira visita na ALMT
Política


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu, na manhã desta quarta-feira (26), a visita dos estudantes que integram a 9ª Legislatura do programa Parlamento Jovem. O grupo que conta com 24 representantes eleitos para o biênio 2025-2026 veio acompanhar a rotina legislativa e conhecer como funciona o processo para eleição da Mesa Diretora.
“A Assembleia está retomando esse projeto que tem como objetivo a formação de jovens para conhecerem a importância do trabalho dos deputados e o fortalecimento da cidadania”, afirmou o deputado Thiago Silva (MDB), padrinho do Parlamento Jovem. “Estamos muito felizes de estar recebendo eles aqui para que realmente possam fazer um grande trabalho, juntamente conosco, durante esses dois anos, e futuramente continuar participando, continuar fazendo a diferença na sua comunidade, no município onde cada um mora”, destacou.
A possibilidade de se ver como representante político dentro de uma esfera de poder e entender o potencial transformador desse trabalho é uma descoberta que anima jovens como a estudante da Escola estadual Militar Tiradentes, Melissa Menaski. “Meu objetivo é aprender sobre o funcionamento da política, que é uma coisa que já me interessa há algum tempo. Estou muito feliz com essa oportunidade que a Assembleia está dando para nós, de conhecer tudo isso de perto e saber como podemos seguir esse caminho para ser uma deputada e trabalhar com política. É um sonho”, comemorou.
O ganho em abrir espaço para a juventude conhecer de perto o Poder Legislativo e de como se dá o trabalho dos representantes eleitos pela sociedade é o fortalecimento da democracia e da cidadania, segundo o coordenador do Parlamento Jovem, Éder Dourado. “A gente se preocupa muito para que eles consigam primeiro enxergar a política como algo que eles podem participar e que eles devem participar”, afirmou.
“O que nós queremos é mais do que isso, inclusive. Nós queremos mostrar que, além de participar do processo político, é possível mudar, é possível construir, é possível levar as demandas que eles vivenciam para um lugar de discussão e construção de soluções”, reforça o coordenador. “Então a gente está incentivando esses jovens a participarem cada vez mais, buscando que a gente tenha uma mudança nessa visão do jovem em relação à política no contexto atual e futuramente também”, afirmou.
A programação da visita durou o dia todo e os jovens parlamentares, além de conhecerem as dependências da Casa Legislativa, também acompanharam uma sessão ordinária e participaram de palestras para conhecerem um pouco do processo legislativo. Eles aprenderam como funciona a eleição da Mesa Diretora, uma vez que realizarão a eleição para escolher os membros que vão coordenar o trabalho do grupo durante a 9 ª Legislatura.
Parlamento Jovem – A ação foi repaginada a partir do Projeto de Resolução 253/2024, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O texto institui, dentro do Programa Jovem Cidadão, o Parlamento Jovem. No novo modelo são contemplados estudantes que estão cursando o ensino fundamental, do 7º ao 9º ano, e do 1º ano do ensino médio das redes públicas e privadas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
Para esta legislatura foram eleitos 13 meninos e 11 meninas e com o mandato para 2025-2026, que irão participar de palestras sobre o funcionamento do Legislativo, o papel dos deputados e as atribuições dos poderes do Estado. Além disso, vão fazer sessões ordinárias e especiais do Parlamento Jovem, acompanharão deputados em suas atividades parlamentares, desenvolverão ao menos um projeto de lei e realizarão visitas a órgãos públicos do estado de Mato Grosso e ao Congresso Nacional, em Brasília.
Fonte: ALMT – MT

Política
Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

O governo federal vai trabalhar para reverter a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil aos Estados Unidos, anunciada na quarta-feira (9) pelo presidente Donald Trump.
“Nós vamos trabalhar para reverter isso, porque não tem sentido essa tarifa. Ela, inclusive, prejudica também o consumidor norte-americano. Nós entendemos que ela é inadequada, ela não se justifica. Vamos recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, após a inauguração do Novo Viaduto de Francisco Morato, em São Paulo, neste domingo (13).
Segundo Alckmin, o governo se reunirá nos próximos dias com o setor privado, e também está sendo analisada a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, que estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual, em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.
“Os Estados Unidos têm conosco superávit na balança comercial, tanto de serviços quanto de bens. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Os Estados Unidos têm déficit na sua balança. E o Brasil e os Estados Unidos têm uma integração produtiva. Nós temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos. Então, não se justifica e o mundo econômico precisa de estabilidade e de previsibilidade”, disse Alckmin.
O líder norte-americano anunciou uma taxa de 50% sobre todos os produtos importados dos brasileiros. A informação foi feita por meio de uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As tarifas passam a valer a partir do dia 1º de agosto.
No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. O presidente norte-americano também destacou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos. Trump cita ainda supostos “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e a violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar imediatamente!”, escreveu Trump.
IPI zero
Alckmin lembrou ainda do início da aplicação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) zero para o carro sustentável, medida anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana, que retira o imposto do valor dos carros de entrada, ou seja, torna-os mais baratos.
“Isso pode reduzir o preço do carro de entrada em R$ 10.000, R$ 12.000. É uma medida importante que ajuda a população a ter acesso àquele carro mais barato e sustentável, um carro que não polui. Privilegia a eficiência energética, a questão da sustentabilidade e também é social”, disse Alckmin.
O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (10) abrange veículos compactos produzidos no Brasil e com alta eficiência ambiental e integra o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), lançado no ano passado, visando a descarbonização da frota automotiva do país, por meio de incentivos fiscais, especialmente em relação às alíquotas do (IPI).
Para ter direito ao IPI zero, o carro sustentável deve atender a quatro requisitos: emitir menos de 83 gramas de gás carbônico (CO₂) por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil (etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem), se enquadrar em uma das categorias de carro compacto (veículo de entrada das marcas).
-
Esporte5 dias atrás
João Pedro marca dois e tira Fluminense da Copa do Mundo de Clubes
-
Política4 dias atrás
Assembleia Legislativa aprova em primeira votação projeto que altera o Fethab
-
Opinião5 dias atrás
Rombo Bilionário no Banco Central Expõe a Fragilidade Cibernética do Brasil
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Civil conclui inquérito sobre morte de estudante e indicia médico por homicídio culposo
-
Esporte4 dias atrás
Vitória anuncia contratação do técnico Fabio Carille
-
Cidades1 dia atrás
Projeto executado pela Secretaria de Agricultura é exemplo para Rondônia
-
Política5 dias atrás
Deputado Thiago Silva tem ampla produção legislativa na ALMT
-
Saúde5 dias atrás
Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim