Esporte
Apesar da crise, vem aí a segunda onda de estádios no Brasil
Esporte
Iniciativas são criticadas por especialista: ‘Depois do fiasco com os estádios da Copa, não sei por que querem isso’
Da Redação
O momento econômico favorável por que passava o Brasil e a realização da Copa do Mundo de 2014 possibilitaram a construção de novos estádios no País. Além das arenas erguidas para o Mundial, clubes como Palmeiras e Grêmio aproveitaram a onda para refazer suas Casas. Três anos depois, o quadro mudou e a economia brasileira sofre. Ainda assim, grandes times do futebol nacional começam a se planejar para construir seus próprios estádios ou reformar os que já têm.
Flamengo, Santos, Atlético-MG e Fluminense apresentaram publicamente propostas de nova arena, enquanto o Coritiba discute internamente alternativas de um novo estádio.
O especialista diz o que considera adequado a um clube fazer. “O correto seria fazer um business plan com antecedência, para decidir se vale a pena ter um estádio e não para ter o estádio. Vendo a viabilidade do plano, discutir com torcedores, conselheiros e imprensa, com transparência, e só então iniciar algo. Caso contrário, seria melhor ficar nos estádios que já existem, como o Pacaembu (caso do Santos) ou Mineirão (para o Atlético)”.
PROJETOS
O Flamengo apresentou em 11 de maio um compromisso de construir um estádio na Gávea, em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro. O clube ainda não tem o planejamento pronto, mas avança por ele. “Há um grupo de arquitetos trabalhando em cima disso. Toda semana nós temos três ou quatro reuniões, para que a gente possa finalizar o detalhamento do projeto”, diz o vice-presidente de patrimônio do clube, Alexandre Wrobel.
O dirigente justifica a opção pela Gávea, e garante que o clube se preocupa em não atrapalhar os moradores da região, que iniciaram um abaixo-assinado contra a construção. “O bairro do Leblon cresceu em torno da Gávea, que já foi utilizada como estádio algumas vezes, inclusive com arquibancada. Então, o Flamengo entende que é um projeto viável. Seria um presente para a cidade do Rio de Janeiro, revitalizaria toda essa área. O clube já teve conversas [com a associação de moradores do Leblon] num passado recente, e quando o projeto for detalhado em sua plenitude, voltaremos a conversar, pois nosso intuito é buscar um meio termo que seja bom para todo mundo”.
Sobre a capacidade reduzida (entre 20 e 25 mil pessoas), Wrobel diz que a intenção do clube é utilizar o estádio próprio em partidas menores. “Nosso foco continua sendo brigar pelo Maracanã e ter um estádio de pequeno porte, um estádio auxiliar, para jogos de pequeno apelo, de categorias de base”.
Financeiramente, o clube procura parceiros e confia na torcida para viabilizar a construção. “Há um business plan que vem sendo trabalhado, estudado, mas a ideia é que o Flamengo consiga viabilizar a construção através de campanhas que serão feitas junto a sócios, junto à grande Nação Rubro-Negra, e em conjunto com grupos que já se mostraram interessados em investir no negócio e ser parceiros do clube na exploração do estádio”, esclarece o vice-presidente.
OUTRA VILA
O Santos também já escolheu o terreno ideal: a sede da Associação Atlética dos Portuários, com quem o clube dividiria a utilização do estádio e das áreas sociais a serem construídas. Entretanto, parte do espaço que seria construído pertence à União, e o alvinegro negocia para obter controle dessa parte. O clube oferece uma área no Guarujá, onde o Governo Federal deseja construir moradias para o programa “Minha Casa, Minha Vida”, e seria adquirida por investidores que desejam ajudar no projeto.
Reformar a Vila Belmiro não seria uma alternativa. “A Vila é um problema. Ela tem só 17 mil m² de área, e não poderíamos construir para cima graças ao código urbano, pois atrapalharia a insolação da área” explica Modesto Roma Júnior, presidente do Santos.
No projeto, o clube prevê um estádio para 30 mil pessoas, capacidade insuficiente para sediar finais de torneios da Conmebol. “Não podemos construir um estádio pensando em um único jogo”, comenta o presidente. Dessa maneira, o clube ainda levaria jogos para o Pacaembu e até para a Vila Belmiro, dependendo do apelo da partida. A capacidade foi escolhida, segundo o dirigente, pois um estádio maior demandaria a construção de outros anéis e os custos da construção subiriam em demasiado.
Custos que devem ficar entre R$200 e 300 milhões de reais. “Não sairá um centavo do clube, será tudo bancado por investidores”, garante Modesto, afastando também a possibilidade da torcida ajudar a pagar a construção. “Temos um plano de investimentos que irá garantir o retorno aos fundos”, afirma o mandatário. A Arena do Santos será multiuso, com espaço para shows e eventos.
Com uma das piores médias de público do Campeonato Brasileiro, Modesto demonstra otimismo de que o número de pessoas nas partidas do Santos irá aumentar com a nova arena. “Se não tivesse essa esperança, não faria um novo estádio”.
Em Minas, o Atlético-MG pretende apresentar em 7 de agosto todos os detalhes do projeto de seu estádio aos conselho deliberativo do clube para receber o aval para a construção do estádio. “A Diretoria Executiva do Atlético vem trabalhando, já há alguns anos, para lhe apresentar um projeto que viabilize a construção do Estádio do Galo. A esta altura, todos os estudos técnicos para a sua realização já se encontram devidamente concluídos”, diz carta enviada pela diretoria aos conselheiros do clube.
No Fluminense, Pedro Antônio, ex-diretor de projetos especiais do clube, apresentou alguns detalhes da arena que seria construída aproveitando o espaço e materiais do Parque Olímpico da Barra. O estádio teria capacidade para um público entre 18 mil e 22 mil pessoas e custaria menos de R$ 100 milhões de reais. Porém, do conselho do clube ficaram descontentes com a exposição e Antônio perdeu o cargo. Uma das alternativas estudadas pelo Flamengo para um estádio de grande porte seria no mesmo local, o que motivou as diretorias dos dois clubes a soltarem uma nota conjunta garantindo que possuem iniciativas distintas e que uma não interfere na outra.
Esporte
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e a definição das equipes que seguem na briga pelo título. Até agora, 18 seleções já carimbaram o passaporte para a segunda fase, desenhando um cenário de grande diversidade continental e confrontos de peso para a etapa eliminatória.
Os anfitriões — Canadá, Estados Unidos e México — confirmaram o favoritismo e avançaram com segurança. Ao lado deles, potências tradicionais como Brasil, Argentina, Alemanha, França e Holanda também asseguraram suas vagas matematicamente. A lista de classificados reflete o equilíbrio do torneio, incluindo ainda África do Sul, Noruega, Colômbia, Suíça, Bósnia, Marrocos, Suécia, Equador, Japão, Costa do Marfim e Austrália.
O regulamento desta edição prevê que 32 equipes avancem para o mata-mata, sendo os dois melhores de cada chave somados aos oito melhores terceiros colocados. As partidas decisivas desta nova fase ocorrerão entre os dias 28 de junho e 3 de julho.
Despedidas precoces
Enquanto o clima é de festa para os classificados, oito seleções já não possuem chances matemáticas e se despedem da competição após o fim da fase de grupos. República Tcheca, Catar, Haiti, Turquia, Curaçao, Tunísia, Jordânia e Panamá estão oficialmente eliminados do Mundial.
Agenda dos primeiros confrontos
Com as definições na tabela, quatro duelos das oitavas de final já possuem data, horário e local confirmados:
- África do Sul x Canadá: 28 de junho, às 16h (Brasília), no SoFi Stadium (Los Angeles).
- Brasil x Japão: 29 de junho, às 14h (Brasília), no NRG Stadium (Houston).
- Holanda x Marrocos: 29 de junho, às 22h (Brasília), no Estadio BBVA (Monterrei).
- Estados Unidos x Bósnia: 1º de julho, às 21h (Brasília), no Levi’s Stadium (São Francisco).
Fonte: Esportes
-
Cidades5 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Opinião4 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política7 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades7 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Opinião3 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Política7 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural
-
Curtinhas5 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia16 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica



Você precisa estar logado para postar um comentário Login