Mato Grosso
“Estamos modernizando toda a unidade para ter um hospital decente”, afirma governador
Mato Grosso
Da Redação.
O governador Mauro Mendes afirmou que as obras de ampliação do Hospital Regional de Sorriso visam proporcionar uma unidade “decente” à população da região, que há muito tempo aguarda reformas no hospital.
A reforma foi iniciada em fevereiro deste ano, após a finalização de todas as etapas burocráticas. O investimento total da obra é de R$ 8,4 milhões.
De acordo com o governador, as queixas sobre a estrutura do hospital – especialmente da cozinha – vinham desde à época da campanha eleitoral, em 2018.
“Retomamos as obras do Hospital de Sorriso, que ficou 10 anos aguardando a reforma de uma cozinha. Passaram dois governadores e não fizeram, uma vergonha isso. Quando fui a Sorriso durante a campanha, as pessoas me levaram ao hospital e disseram ‘olha aqui governador, faz 10 anos que começou a obra dessa cozinha e não terminou, queria que o senhor fizesse o compromisso de terminar essa cozinha’. Isso é uma vergonha. Eu fui bem claro ‘não vou fazer compromisso de terminar cozinha, porque é ridículo. Se eu for governador do Estado, vou entregar um hospital decente aqui para a cidade de Sorriso, porque Sorriso merece, a região merece’. E é o que estamos fazendo”, declarou Mendes, em entrevista à Rádio Sorriso FM, na manhã desta sexta-feira (24.04).
A reforma que está sendo realizada pelo Governo do Estado trará um acréscimo de mais de 2,6 mil metros quadrados ao prédio, incluindo recuperação da fachada, recepções, salas de espera, cozinha, refeitório, consultórios, enfermarias, centro cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e salas de urgência e emergência.
Além disso, os trabalhos de readequação predial preveem substituição da cobertura, com a troca de todo o telhado, piso, pintura das paredes, instalações elétricas e a inclusão do Programa de Combate ao Incêndio e Pânico.
Com esse investimento, o Hospital Regional de Sorriso passará a contar com mais 38 leitos de pronto atendimento; duas salas de parto e 12 leitos para maternidade; mais uma sala de centro cirúrgico e sala de recuperação anestésica.
“Fizemos um grande projeto e estamos investindo quase R$ 9 milhões na obra. Estamos ampliando o hospital, vamos terminar a famosa cozinha, estamos modernizando toda a infraestrutura para ter um hospital regional decente, com capacidade de atender bem a população que precisa da saúde pública no Estado de Mato Grosso”, relatou.
Mauro Mendes ainda ressaltou que as melhorias de infraestrutura estão ocorrendo em outras unidades estaduais de Mato Grosso.
“O Hospital Regional de Sinop está sendo ampliado. Em Alta Floresta, depois de 20 anos que brigam por uma UTI lá, abrimos 10 UTIs. Estamos ampliando em Colíder. Aqui em Cuiabá, estamos construindo 210 leitos de forma definitiva no Hospital Metropolitano em Várzea Grande para casos de covid-19”, elencou.
Também está em ampliação a estrutura do Hospital Regional de Rondonópolis.
Foto: : Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso
Esmagis-MT e Corregedoria: conheça os novos magistrados preceptores
A composição de dois grupos de magistrados preceptores foi atualizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e pela Corregedoria-Geral da Justiça. Os preceptores são responsáveis pelo acompanhamento de juízes e juízas substitutos(as) em estágio probatório no âmbito do Poder Judiciário estadual, conforme regulamentação estabelecida pelas Portarias Conjuntas n. 4/2026 e n. 5/2026. A preceptoria judicial integra o modelo institucional de formação, acompanhamento e vitaliciamento dos magistrados, com caráter pedagógico, orientador e de integração. A atuação dos preceptores envolve o acompanhamento contínuo do desenvolvimento funcional dos juízes em início de carreira, com foco na técnica decisória, gestão da unidade judiciária, ética e relacionamento institucional, sem caráter correicional ou disciplinar, preservando a independência funcional.
O modelo adotado está alinhado à Resolução n. 654/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a figura do magistrado preceptor como agente essencial no processo formativo da magistratura. Nesse sentido, a Esmagis-MT coordena as atividades pedagógicas e formativas, enquanto a Corregedoria-Geral da Justiça conduz o processo de vitaliciamento.
As substituições asseguram a continuidade das atividades de preceptoria, que incluem encontros periódicos, visitas institucionais, acompanhamento individualizado e elaboração de relatórios, contribuindo para o fortalecimento da formação da magistratura e o aprimoramento da prestação jurisdicional no Estado de Mato Grosso.
Compõem atualmente o corpo de magistrados preceptores do biênio 2026-2027 os desembargadores Márcio Vidal, Rui Ramos Ribeiro, Gilberto Giraldelli, Jones Gattass, Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, Gabriela Knaul Albuquerque, Hélio Nishiyama, Anglizey Solivan de Oliveira e Wesley Sanchez Lacerda.
Autor: Lígia Saito
Fotografo:
Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT
Email: [email protected]
-
Cidades5 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Opinião4 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política7 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades7 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Opinião3 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Política7 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural
-
Curtinhas5 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia14 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica



Você precisa estar logado para postar um comentário Login