Incliusão

Primeira turma para mulheres eletricistas em Mato Grosso faz parte de transformação no Brasil

Em um mercado aquecido, diversidade abre frentes de oportunidades com cursos de graça e salários desde a formação.

Publicado em

Variedades

Foto: Energisa

Mais de 20 mulheres concluíram em Cuiabá, neste mês de janeiro, a formação em eletricista de distribuição. A diferença para outras turmas é que essa foi a primeira turma exclusiva, com 100% das vagas femininas em Mato Grosso.

A formação foi idealizada pela Energisa, concessionária de energia no estado, que contratou o Senai para conduzir a turma. Além das aulas de graça, as alunas foram contratadas pela empresa desde o início do curso, que teve cinco meses de capacitação – três no Senai e dois no centro de formação da Energisa.

“Vestir esse uniforme é a concretização do meu sonho. Estou muito feliz e contente de ter passado pelo processo todo. Durante a formação eu cresci tanto profissionalmente como pessoalmente. Ser eletricista hoje pra mim é uma oportunidade que vou abraçar e vou servir com alegria e amor”, explicou Giovana Martins da Silva.

A ideia de contratar as alunas desde o início veio de uma análise feita pela própria empresa, durante a seleção de candidatos. Muitas desistiam de participar porque mantinham os filhos sozinhas. “Dentro de uma condição de que a mulher assume a função de mãe solo, ela precisa muitas vezes ter mais de um emprego para manter a família. E não tem tempo para se qualificar. Por isso fazer o curso já contratada faz a diferença”, afirmou o coordenador de treinamentos, Albert Barreto

A percepção também é constatada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Segundo o IBGE, mesmo em Mato Grosso, que tem um cenário de emprego pleno, as mulheres têm mais dificuldade de encontrar um emprego. Hoje elas somam 68% do total de desempregados do estado, chegando a 855.596 pessoas sem trabalhar.

O principal motivo alegado para essa situação é o envolvimento com afazeres domésticos, representando 27,98% das respostas. Em seguida, destacam-se as razões de ser muito jovem ou idoso (23,12%) e problemas de saúde ou gravidez (18,41%).

A gerente de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Jocely Nogueira explica que iniciativas como a parceria da Energisa com o Senai MT, na qualificação profissional de uma turma exclusiva de mulheres no curso de eletricista de distribuição de energia, ilustram essa transformação e também os desafios, como a atração de mulheres para áreas tecnologicamente avançadas que ainda são ocupadas majoritariamente por homens.

“O foco não é substituir profissionais, mas garantir que mulheres estejam qualificadas para contribuir com competência, promovendo a diversidade e inovação nos ambientes de trabalho. Assim, o Senai não só capacita, mas atua no combate a disparidades sociais, demonstrando que a equidade de gênero no trabalho é uma meta tanto possível quanto necessária”, contou a gerente.

As nossas eletricistas estão sendo capacitadas para a execução de todas as atividades da profissão. A experiência que temos das profissionais que já atuam como eletricistas é ótima. Elas entregam excelentes resultados, principalmente pela sensibilidade aguçada no atendimento aos nossos clientes e a disciplina com que cuidam da segurança e qualidade na execução das atividades. Apostamos nas eletricistas e vamos ampliar ainda mais essas oportunidades”, explicou o diretor técnico da Energisa, Fabricio Medeiros.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Ex-secretária de Saúde de Cuiabá é alvo de denúncia por supostos benefícios; Prefeitura nega irregularidades

Publicados

em

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá denunciaram supostas irregularidades ao Site Afolhanews envolvendo a ex-secretária Danielle Carmona nos últimos dias à frente da pasta.

De acordo com os relatos, a ex-gestora teria se autolotado no próprio gabinete para garantir o recebimento do chamado “prêmio saúde”, no valor de R$ 2 mil. Além disso, também teria concedido a si mesma um período de 60 dias de férias.

A situação provocou revolta entre profissionais da rede municipal, principalmente da enfermagem. Segundo os denunciantes, a gestão costumava negar pedidos de férias superiores a 30 dias para servidores da linha de frente, sob a justificativa de falta de pessoal nas unidades de saúde.

Os servidores apontam ainda incoerência entre discurso e prática da administração municipal. Durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Pedregal, o prefeito teria afirmado que não autorizaria férias sem a devida substituição de profissionais, o que reforçou a percepção de tratamento desigual dentro da pasta.

Danielle Carmona é servidora efetiva do município e atua como enfermeira de carreira. Conforme os relatos, ela teria se beneficiado de decisões administrativas tomadas enquanto ainda ocupava o cargo de secretária.

Prefeitura nega irregularidades

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que não há irregularidades na situação funcional da ex-secretária.

Segundo o município, Danielle Carmona possui todos os direitos garantidos por lei, incluindo férias e benefícios como o prêmio saúde, desde que atendidos os critérios estabelecidos.

A gestão também informou que a lotação em gabinete é um ato administrativo regular, especialmente em períodos de transição, e que a permanência da servidora no local foi previamente alinhada com a atual direção da Secretaria.

Sobre os 60 dias de férias, a Prefeitura destacou que a concessão ocorreu dentro da normalidade administrativa e já havia sido informada anteriormente, não havendo qualquer excepcionalidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA