Saúde
Cuiabá retoma a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza com ‘Drive Thru’ e mais 101 pontos de imunização
Saúde
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá retomará a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza na próxima quinta-feira (02) com ‘Drive Thru’ e mais 101 pontos de imunização. Ao todo, a ação que visa evitar aglomeração/contágio do pelo Coronavírus (Covid-19), disponibilizará aos idosos e profissionais da saúde pública e privada um “Drive Thru” em cada ponto estratégico das regionais Leste, Oeste, Norte e Sul sendo eles: Pantanal Shopping, Shopping Estação, Universidade Federal de Mato Grosso (entrada pelo portão 1 – Coordenação de Segurança do Campus Universitário) e na Lagoa Encantada, situada no Bairro CPA III. Nestes locais a imunização terá início às 8h e serão vacinadas somente as pessoas que estiverem dentro dos automóveis.
Além disso, as doses de Influenza estarão disponíveis em mais 101 pontos da Capital, dos quais 93 são nas Unidades Básicas de Saúde incluído as da Zona Rural e mais oito pontos extras sendo eles: Escola Maria Luiza Prado Bastos no bairro Osmar Cabral, Escola Alina Tocantins no Cidade Alta, Colégio Adventista no Porto, Escola Professora Teresa Lobo, Escola Batista unidade Porto, Igreja Batista – Tijucal, Escola Maria da Glória no bairro Lixeira, CRAS do bairro Dr. Fabio I e II e Escola Estadual Ana Maria do Couto no CPA II.
De acordo com a diretora de Atenção Primária, Miriam Naschenweng, para toda a ação foram disponibilizadas cerca de 16 mil doses das 21 mil entregues pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 30. Cerca de 6 mil foram designadas para os drivers, e terá início às 8h e seguirá até durar o estoque. As 10 mil foram distribuídas para os 101 postos que farão as aplicações das 7h às 11h e das 13h às 16h30. As demais, segundo ela foram reservadas para os acamados que receberão as doses em casa ao longo da semana.
A estrutura terá, conforme destacou a diretora, o envolvimento de mais 400 servidores e, além dos parceiros já citados, contará com o apoio da Cruz Vermelha, Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar e Ordem Pública. “Nos organizamos da melhor forma possível a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro para que a população busque a imunização sem aglomeração e com o máximo de conforto. E tivemos a grata satisfação de poder contar com as participações de parceiros que vão engrandecer ainda mais o evento”, frisou Naschenweng.
Ao todo Cuiabá deve vacinar 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde pública e privada. Para Pinheiro, saber que esse público tão vulnerável poderá se imunizar com os riscos diminuídos de se contaminar com o Coronavírus é gratificante. “Estamos desenvolvendo uma série de medidas para evitar a disseminação do Coronavírus em Cuiabá e não poderia ser diferente na campanha contra a Influenza, especialmente na fase do nosso público mais vulnerável, que são os idosos e nossos profissionais da saúde. Por isso, determinei a imediata confecção de um plano de ação à equipe da Secretaria de Saúde, e o formato “Drive Thru”. O plano contra a aglomeração foi aprovado desde a semana passada, mas foi preciso aguardar os repasses de doses pelo Ministério da Saúde para implantar em Cuiabá. Conduto, recebemos um pouco mais de doses e poderemos avançar nesse enfrentamento diuturno que estamos fazendo contra o Covid -19”, explicou Pinheiro.
CAMPANHA
Neste ano, a Campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo governo federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus.
Ainda considerando esses cuidados, a vacinação será dividida em três fases: A 1ª de 23/03 à 16/04, com a vacinação para os idosos (60 anos e mais), profissionais da saúde pública e privada. 2ª fase de 16/04 à 09/05 professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 3ª fase de 09 à 22/05 para crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 à 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 à 59 anos.
A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.
Foto: Prefeitura de CBA
Saúde
Ex-secretária de Saúde de Cuiabá é alvo de denúncia por supostos benefícios; Prefeitura nega irregularidades
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá denunciaram supostas irregularidades ao Site Afolhanews envolvendo a ex-secretária Danielle Carmona nos últimos dias à frente da pasta.
De acordo com os relatos, a ex-gestora teria se autolotado no próprio gabinete para garantir o recebimento do chamado “prêmio saúde”, no valor de R$ 2 mil. Além disso, também teria concedido a si mesma um período de 60 dias de férias.
A situação provocou revolta entre profissionais da rede municipal, principalmente da enfermagem. Segundo os denunciantes, a gestão costumava negar pedidos de férias superiores a 30 dias para servidores da linha de frente, sob a justificativa de falta de pessoal nas unidades de saúde.
Os servidores apontam ainda incoerência entre discurso e prática da administração municipal. Durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Pedregal, o prefeito teria afirmado que não autorizaria férias sem a devida substituição de profissionais, o que reforçou a percepção de tratamento desigual dentro da pasta.
Danielle Carmona é servidora efetiva do município e atua como enfermeira de carreira. Conforme os relatos, ela teria se beneficiado de decisões administrativas tomadas enquanto ainda ocupava o cargo de secretária.
Prefeitura nega irregularidades
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que não há irregularidades na situação funcional da ex-secretária.
Segundo o município, Danielle Carmona possui todos os direitos garantidos por lei, incluindo férias e benefícios como o prêmio saúde, desde que atendidos os critérios estabelecidos.
A gestão também informou que a lotação em gabinete é um ato administrativo regular, especialmente em períodos de transição, e que a permanência da servidora no local foi previamente alinhada com a atual direção da Secretaria.
Sobre os 60 dias de férias, a Prefeitura destacou que a concessão ocorreu dentro da normalidade administrativa e já havia sido informada anteriormente, não havendo qualquer excepcionalidade.

-
Cidades5 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Política7 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades7 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Opinião3 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Opinião3 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Política7 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural
-
Curtinhas5 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia8 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica



Você precisa estar logado para postar um comentário Login