Política

Projeto “Domingo no Parque” em Várzea Grande será no Flor do Ypê neste domingo (09)

Publicado em

Política

Da Redação

Inicia neste domingo, dia 09 de julho, no Parque Natural Municipal Flor do Ypê em Várzea Grande, o projeto “Domingo no Parque”. As atividades ocorrerão das 7h30 às 11h e contarão com apresentações culturais de Cururu e Siriri, bandas musicais, roda de capoeira, plantio de mudas e orientações na área de saúde. A abertura oficial será às 7h30 na praça Áurea Brás com a um passeio ciclístico que seguirá até o Parque. No local, serão desenvolvidas as atividades recreativas até às 11h visando o mês das férias escolares no município de Várzea Grande.

O objetivo do projeto “Domingo no Parque” é de promover a integração entre pais e filhos através de atividades que envolverão natureza, cidadania, conscientização ambiental, serviços de saúde, assistência social, além de oferecer uma opção de lazer gratuita e de qualidade à sociedade várzeagrandense. “Muitas das atividades serão voltadas ao público infantil tanto no aspecto ambiental como também de esportes e lazer, a exemplo de pipa, corrida de saco, bola de gude, queimada, passa anel, pular corda, roda de conto de história entre tantas outras”, cita a superintendente da Administração Regional do Cristo Rei, Isabela Guimarães.

Além das atividades voltadas ao público infantil a exemplo de aulas de capoeira e zumba, treinamento funcional para crianças, jogos de raciocínio lógico como dama e xadrez, e outras, estarão disponíveis serviços públicos para toda a como aferição de pressão, testes de diabetes, e, palestras sobre nutrição. “Também teremos nesse período, além das atividades monitoradas aos pais e para a criançada, um momento para cuidar dos animais de estimação com a vacinação antirrábica, e palestras sobre o combate à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti”, acrescenta Isabela.

O vice-prefeito José Aderson Hazama destaca a importância do lazer e da recreação para a qualidade de vida.  “O lazer e a recreação são importantes para a qualidade de vida do ser humano, e estão diretamente ligados à saúde, à educação, ao bem estar e, à interação entre pais e filhos. Tendo em vista essa importância, pensamos em ações que envolvam interesses físicos, interesses artísticos, manuais, intelectuais e sociais. Temos que aproveitar os espaços de planejamento urbano, já existentes em nosso município, para que o ambiente de lazer que nos cerca seja valorizado, favorável à preservação, revitalização e se adapte à rotina das pessoas”, declarou o vice-prefeito que é responsável pela administração da subprefeitura.

O projeto integra diversas secretarias da Prefeitura e terá edições também nos dias 16, 23 e 30 sempre das 7h às 11h, no Parque Natural Municipal Flor do Ypê. A coordenação do evento é da Administração Regional do Cristo Rei, em Várzea Grande. Esta será é a primeira edição do programa com programação aberta ao público e gratuita.

 

Confira a programação completa deste domingo (09):

 

07h30 – Largada do passeio ciclístico na praça Áurea Brás (bairro Cristo Rei) até o Parque Natural Municipal Flor do Ypê (bairro Flor do Ypê)

07h45 – Apresentação de cururu e siriri pelo grupo de idosos (SCFV)

08h     – Abertura no Parque Flor do Ype com a presença de secretários municipais e a Prefeita de Várzea Grande

08h15 – Apresentação de banda musical e plantio de muda de árvore

08h30   – Apresentação da orquestra Bate Lata da igreja Batista Nacional Adonai

08h45 – Roda de capoeira com o grupo Capoeiart (Shallim)

09h     – Apresentação de grupos de dança do projeto social municipal Juventude Ativa do pólo Parque do Lago

A partir das 09h15:

– Jogos de tabuleiros e atividades recreativas infanto-juvenis coordenadas pelo projeto social Juventude Ativa (corrida de saco, dança das cadeiras, corrida de ovo, entre outras);

– Estande de exposição do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental;

– Serviços de saúde organizado pela Secretaria Municipal de Saúde: teste de glicemia, aferição de pressão, vacinação de cães e orientações diversas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Projeto de Barra do Garças que previne violência doméstica é selecionado para o Prêmio Innovare 2026

Publicados

em


Arte de divulgação da 23ª edição do Prêmio Innovare, premiação que reconhece práticas inovadoras no sistema de Justiça brasileiroO projeto Homens que Cuidam, desenvolvido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças em parceria com a Prefeitura Municipal, foi selecionado para concorrer à 23ª edição do Prêmio Innovare. A iniciativa se destaca por colocar os homens no centro das ações de prevenção à violência doméstica, por meio de atividades educativas que estimulam a reflexão sobre masculinidade, saúde emocional, autocuidado e relações familiares.

Lançado no final de 2025 e executado desde março deste ano, o projeto reúne o Poder Judiciário, a Prefeitura de Barra do Garças, forças de segurança, escolas, lideranças religiosas e outros atores sociais para desenvolver ações educativas voltadas ao público masculino. As atividades incluem palestras, encontros educativos e a integração com o Grupo Reflexivo para Homens (GRH), ampliando as estratégias de prevenção. A proposta é atuar antes que a violência aconteça, levando ações de conscientização a diferentes espaços da comunidade e incentivando mudanças de comportamento desde a infância até a vida adulta.

Idealizador da iniciativa, o juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, que atua na Segunda Vara Criminal da Comarca, com competência em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, explica que o projeto nasceu da constatação de que o machismo produz consequências não apenas para as mulheres, mas também para os próprios homens.

Juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende apresenta o projeto Homens que Cuidam durante palestra em Barra do Garças.“O machismo não afeta só as mulheres. Homens têm expectativa de vida menor, bebem mais, cometem mais homicídios e são maioria na população carcerária. E, para cuidar da família, esse homem precisa, antes, cuidar de si próprio. Ele precisa perceber o risco que esse comportamento traz para a própria vida”, contextualiza.

Segundo o magistrado, campanhas tradicionais costumam estimular a mudança de comportamento em benefício da mulher ou da família. Na avaliação dele, esse modelo nem sempre é suficiente para provocar transformações efetivas. Por isso, o projeto busca mostrar aos homens os benefícios pessoais de abandonar padrões machistas, como a melhoria da saúde física e emocional, dos relacionamentos familiares e da qualidade de vida.

As atividades abordam temas como masculinidade, construção social dos papéis de gênero, influência da chamada “machosfera”, radicalização em ambientes digitais, manejo da raiva, reconhecimento e regulação das emoções, saúde do homem, autocuidado, parentalidade e os impactos do consumo abusivo de álcool.

A iniciativa estreou com uma palestra em uma escola da rede municipal de ensino. Em seguida, foi realizada uma reunião de alinhamento com representantes das instituições parceiras para definir as estratégias de atuação conjunta. A partir dessa articulação, o projeto passou a ser implementado em diferentes espaços da comunidade. Uma das ações ocorreu no destacamento do Cindacta, reunindo militares da Aeronáutica em uma palestra sobre masculinidade e prevenção da violência doméstica. Outra foi realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, onde cerca de 100 estudantes, entre homens e mulheres, participaram de um debate sobre igualdade de gênero, relações saudáveis e prevenção da violência. O projeto também deu início a um ciclo de três palestras voltadas aos servidores do sexo masculino da Prefeitura de Barra do Garças.

Outra frente do projeto é a integração com GRHs, conduzidos pela Segunda Vara Criminal. Além dos participantes encaminhados judicialmente, os encontros passaram a admitir a participação voluntária de homens interessados em refletir sobre seus comportamentos e prevenir situações de violência.

“O fato de homens procurarem espontaneamente o Grupo Reflexivo mostra que estamos conseguindo ampliar o alcance da prevenção. Nossa intenção é chegar antes da violência, oferecendo um espaço de reflexão e mudança de comportamento”, avalia o juiz.

Prêmio Innovare – Criado em 2004, o prêmio reconhece e dissemina práticas que contribuem para o aprimoramento do sistema de Justiça brasileiro, independentemente de alterações legislativas. Ao longo de sua trajetória, a premiação já analisou mais de 10 mil práticas desenvolvidas em todos os estados do país, consolidando-se como uma das principais vitrines de iniciativas inovadoras da Justiça brasileira.

Autor: Alcione dos Anjos

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA