Mato Grosso
Wilson Santos: Assembleia deve fechar acordo para devolver R$ 80 milhões ao Governo
Mato Grosso
Da Redação
Segundo Wilson Santos, o acordo deve ser firmado ainda neste mês entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado para devolução, por parte do Parlamento, de aproximadamente R$ 80 milhões, que serão investidos nos setores de cultura e pavimentação urbana.
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que está afastado do comando da Secretaria de Estado de Cidades (Secid) desde o último dia 12, mas planeja retornar ao cargo na próxima semana.
“O entendimento é para que, neste ano e no ano que vem, a Assembleia e o Governo invistam, cada um, entre R$ 70 milhões e R$ 80 milhões na pavimentação urbana e cultura. O acordo está em construção. Existe uma equipe com representantes da Assembleia, da Casa Civil, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Cidades trabalhando nisso”, disse.
Ainda de acordo com o deputado, do total estimado de R$ 160 milhões em investimentos, 20% devem ser destinados a projetos relacionados à cultura e 80% a projetos de pavimentação de vias urbanas.
A elaboração dos projetos ficará por conta dos municípios. Já a divisão dos recursos estará sob a responsabilidade dos deputados. “Cada deputado deve ter o direito de indicar de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões desse total”, disse.
A intenção da Assembleia em devolver aproximadamente R$ 80 milhões ao Executivo já tinha sido anunciada pelo presidente, o deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), em março.
Na ocasião o presidente ressaltou que a medida era fruto de entendimento entre todos os deputados, que passariam a economizar nos gastos com combustível e material gráfico, por exemplo.
A ressalva deixou implícita uma reivindicação expressa dos parlamentares: que eles possam participar efetivamente na destinação do recurso que será devolvido ao Poder Executivo para investimento nos municípios.
Já sobre o pagamento das emendas parlamentares, que, segundo Botelho, estão atrasadas em quase R$ 130 milhões, Wilson afirmou que, na Secretaria de Cidades, os pagamentos estão “razoavelmente atualizados”.
“Nesta semana fizemos o pagamento de R$ 8,5 milhões. Ainda falta R$ 1,5 milhão que não pode ser pago porque os municípios tiveram problemas com as certidões ou com projetos que não foram aprovados. No total, o governador liberou R$ 10 milhões”, disse Wilson.
Wilson também garante que o pagamento das emendas tem sido feito sem distinções entre os deputados que as indicaram.
“Pagamos sem discriminação de quem é oposição. Todo mundo recebeu. Zeca Viana, Janaína Riva, Silvano Amaral. Todos”, enfatizou.
Mato Grosso
Esmagis-MT e Corregedoria: conheça os novos magistrados preceptores
A composição de dois grupos de magistrados preceptores foi atualizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e pela Corregedoria-Geral da Justiça. Os preceptores são responsáveis pelo acompanhamento de juízes e juízas substitutos(as) em estágio probatório no âmbito do Poder Judiciário estadual, conforme regulamentação estabelecida pelas Portarias Conjuntas n. 4/2026 e n. 5/2026. A preceptoria judicial integra o modelo institucional de formação, acompanhamento e vitaliciamento dos magistrados, com caráter pedagógico, orientador e de integração. A atuação dos preceptores envolve o acompanhamento contínuo do desenvolvimento funcional dos juízes em início de carreira, com foco na técnica decisória, gestão da unidade judiciária, ética e relacionamento institucional, sem caráter correicional ou disciplinar, preservando a independência funcional.
O modelo adotado está alinhado à Resolução n. 654/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a figura do magistrado preceptor como agente essencial no processo formativo da magistratura. Nesse sentido, a Esmagis-MT coordena as atividades pedagógicas e formativas, enquanto a Corregedoria-Geral da Justiça conduz o processo de vitaliciamento.
As substituições asseguram a continuidade das atividades de preceptoria, que incluem encontros periódicos, visitas institucionais, acompanhamento individualizado e elaboração de relatórios, contribuindo para o fortalecimento da formação da magistratura e o aprimoramento da prestação jurisdicional no Estado de Mato Grosso.
Compõem atualmente o corpo de magistrados preceptores do biênio 2026-2027 os desembargadores Márcio Vidal, Rui Ramos Ribeiro, Gilberto Giraldelli, Jones Gattass, Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, Gabriela Knaul Albuquerque, Hélio Nishiyama, Anglizey Solivan de Oliveira e Wesley Sanchez Lacerda.
Autor: Lígia Saito
Fotografo:
Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT
Email: [email protected]
-
Cidades5 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Opinião4 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política7 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades7 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Opinião3 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Política7 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural
-
Curtinhas5 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia13 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica



Você precisa estar logado para postar um comentário Login