Mato Grosso
Taques diz a Evo que Governo Federal pode apoiar pavimentação de San Matias a San Ignácio
Mato Grosso
Pavimentação dos pouco mais de 300 quilômetros da rodovia é apontada como o principal fator para integração de Mato Grosso com a Bolívia.
Da Redação
Em encontro nesta sexta-feira (05.05) com o presidente da Bolívia, Evo Moraes, o governador Pedro Taques defendeu a pavimentação da rodovia que liga San Matias a San Ignácio. Os pouco mais de 300 quilômetros são considerados pelo governo como essencial para a integração regional. Evo destacou que a pavimentação da rodovia será tratada como prioridade.
Em abril de 2016, o Governo de Mato Grosso realizou a Caravana da Integração, que saiu de Cuiabá e cruzou o caminho até o Oceano Pacífico mostrando as dificuldades para a exportação da produção. O trecho entre San Matias e San Ignácio é o mais complicado da travessia. Evo disse estar convencido da necessidade de integração.
“Mato Grosso é o estado brasileiro responsável por 28% da produção nacional. Temos interesse nestas relações para que possamos comprar o gás da Bolívia com um contrato firme, queremos comprar a ureia. Mas é importante também, eu não posso perder a oportunidade de falar da ligação de Mato Grosso com o Departamento Autônomo de Santa Cruz, com a pavimentação dos 315 quilômetros entre San Matias a San Ignácio”, argumentou o governador.
Taques disse que como exemplo da importância da pavimentação, ele já conversou com o presidente da República Michel Temer e o chanceler do Brasil, ministro Aloísio Nunes, para debater o tema no Brasil, de forma que o governo brasileiro possa colaborar de alguma forma na concretização da obra. “Estamos distantes, mas essa distância precisa ser superada porque o povo brasileiro tem um carinho especial pelo povo boliviano e temos certeza que a recíproca é verdadeira”, disse Taques ao presidente boliviano.
Em sua fala sobre a pavimentação da rodovia, Evo afirmou que acredita na integração dos países da América do Sul e ressaltou que a Bolívia tem interesse em alcançar o Oceano Atlântico e a passagem por Mato Grosso. Segundo Evo, Brasil e Bolívia são povos irmãos e precisam trabalhar conjuntamente. Sobre a proposta da rodovia, disse que a Bolívia tem a intenção de fazer um corredor bioceanico, com Peru, Paraguai e Uruguai.
Além disso, o presidente boliviano disse que deseja fazer uma ligação bioceanica passando por San Matias, Riberalta e Guayaramerin. Segundo Evo, esse é um projeto que é esperado há muito tempo pelos povos da Bolívia e do Brasil.
Ao fim da reunião, o governador Pedro Taques esteve com o governador do Departamento Autônomo de Santa Cruz, Rubén Aguilera, que também defende a pavimentação e integrou a Caravana da Integração no ano anterior. Na oportunidade, Taques convidou o governador para participar do Festival Internacional de Pesca de Cáceres e para visitar as obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), cujo as obras serão iniciadas neste sábado (06.05).
Mato Grosso
Tribunal de Justiça fortalece inclusão com criação do Núcleo de Acessibilidade
Garantir que todas as pessoas tenham acesso à Justiça de forma autônoma, segura e sem barreiras é um compromisso do Poder Judiciário que acaba de ganhar um importante reforço no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O Tribunal Pleno aprovou nesta quinta-feira (25), durante sessão administrativa, a criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, estrutura permanente que dará suporte ao trabalho já desenvolvido pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário estadual e permitirá ampliar as ações voltadas à promoção de um Judiciário cada vez mais acessível.Vinculado à Comissão de Acessibilidade e Inclusão, o novo núcleo contará com estrutura própria, formada por servidores do Tribunal e uma equipe multidisciplinar de profissionais credenciados. A proposta é fortalecer as políticas de inclusão e ampliar a capacidade de atuação na identificação e eliminação de barreiras que dificultam o acesso de pessoas com deficiência aos serviços da Justiça.
Segundo a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJMT, Alethea Assunção Santos, a criação do Núcleo representa um avanço institucional para consolidar e expandir o trabalho que já vem sendo realizado. “A missão do Núcleo é assessorar a Comissão de Acessibilidade na busca por soluções que reduzam as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, tanto no atendimento ao público interno quanto ao jurisdicionado e a todos que utilizam os serviços da Justiça”, destacou.
Trabalho ampliado
A Comissão de Acessibilidade e Inclusão atua de forma permanente para garantir acessibilidade física, comunicacional, tecnológica e atitudinal em todas as unidades do Poder Judiciário, em conformidade com a Resolução nº 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Entre as iniciativas já desenvolvidas estão capacitações, seminários, webinários e o programa TJMT Inclusivo, voltado à promoção dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo ações direcionadas à inclusão de pessoas neurodivergentes e autistas.
De acordo com a magistrada, somente essa iniciativa já promoveu dez eventos, realizados em Cuiabá e em municípios do interior, alcançando aproximadamente três mil pessoas entre magistrados, servidores e público externo. “Esses resultados demonstram a relevância do trabalho realizado pela Comissão. Com o Núcleo, teremos condições de ampliar ainda mais essas ações, fortalecendo a cultura da acessibilidade no Poder Judiciário e também junto à sociedade”, afirmou.
A nova estrutura também permitirá intensificar o diagnóstico e a eliminação de barreiras arquitetônicas, físicas e comunicacionais existentes nas unidades do Judiciário, além de desenvolver novas soluções para tornar os serviços cada vez mais acessíveis. “O atendimento e o acesso aos serviços da Justiça tendem a se tornar cada vez mais inclusivos. Com uma estrutura própria, poderemos ampliar as capacitações e implementar novas medidas voltadas tanto ao nosso público interno, quanto às pessoas que procuram o Poder Judiciário”, ressaltou a juíza.
Ao reforçar institucionalmente a atuação da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, o TJMT reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades, da autonomia e do acesso pleno à Justiça para todas as pessoas. “Com a implementação do Núcleo, sem dúvida garantimos um sistema de Justiça cada vez mais acessível e inclusivo”, concluiu Alethea Assunção Santos.
Autor: Roberta Penha
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
Cidades5 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Opinião4 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Opinião3 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Cidades7 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Curtinhas5 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia18 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
Política5 dias atrásMauro Mendes destaca atuação de Jayme Campos para destravar Ferrovia Estadual de Mato Grosso
-
Política18 horas atrásComissão aprova garantia de direitos e proteção a indígenas LGBTIA+ no Brasil



Você precisa estar logado para postar um comentário Login