Mato Grosso
Projeto de educação inclusiva da Seduc é finalista nacional no 5º Prêmio Conexão Inova
Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) é finalista nacional no 5º Prêmio Conexão Inova, na categoria Voto Popular. O prêmio, promovido pela Rede Conexão Inovação Pública, será de 02 e 04 de junho em Belo Horizonte e reconhece as iniciativas mais inovadoras nas áreas de gestão pública, políticas públicas, tecnologias disruptivas e cidadania digital.
A prática finalista, denominada projeto EduInclui, faz parte das ações da Superintendência de Equidade e Inclusão da Seduc. Antes de ter sido inscrito no prêmio nacional, o EduInclui foi vencedor em 2024 do 1º Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, na categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor, concedido pelo Governo de Mato Grosso.
Essa prática visa garantir a identificação e o atendimento com 12 especialidades médicas e terapêuticas aos estudantes da rede com algum tipo de deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), além dos demais públicos alvo da educação especial.
Resultados do projeto apontam que houve uma redução de 15,4% de abandono e uma melhora na aprovação dos estudantes em 2023, representando um aumento de 84% em relação a 2022.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ter um projeto desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Seduc representando Mato Grosso em premiação nacional é a evidência de uma gestão pública eficiente e inclusiva.
“A premiação também evidencia o esforço e dedicação de todos os servidores em busca de melhorias e resultados positivos para a comunidade escolar. Que essas iniciativas sirvam de inspiração para as demais equipes de todas as coordenadorias da pasta”, completou Alan.
Para que o projeto EduInclui vença a etapa nacional, será necessário ter maioria em votação popular nesta sexta-feira (21.2), por meio de link no perfil da Rede Conexão no Linkedin e, ainda, passar por análise de uma banca após apresentação de oficina por três servidores que representarão a Coordenadoria de Educação Inclusiva da Seduc.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Seduc lança Operação Saeb para preparar estudantes para avaliação da educação básica de MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, na manhã desta quarta-feira (26.3), a Operação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, com a presença de estudantes das 29 escolas militares do Estado.
A ação busca iniciar a mobilização nas escolas estaduais com foco na realização da avaliação Saeb. Os resultados dos exames irão ajudar no desenvolvimento das políticas públicas educacionais.
Na oportunidade, os estudantes foram conscientizados sobre a importância da avaliação de desempenho para o desenvolvimento educacional e proporcionar estratégias para um melhor aproveitamento na prova.
O Saeb tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir com a formulação de políticas públicas que contribua com projetos de intervenção pedagógica que favoreça a aprendizagem nas unidades escolares.
Participaram do lançamento da operação cerca de 1.200 estudantes do 3º ano do ensino médio e 9º ano do ensino fundamental de escolas militares, além de professores, gestores e os 13 diretores das Diretorias Regionais de Educação (DREs).
O secretário Alan Porto reforçou o compromisso com a qualidade da educação e incentivou os estudantes a se dedicarem ao Saeb.
“Em 2019, começamos com oito escolas militares; hoje, somos 29 unidades com mais de 20 mil estudantes. Porém, no meio do caminho, demos outro passo, que foi criar as escolas cívicos-militares. Queremos chegar até o final de abril a 130 escolas militares e cívicos-militares, atendendo em torno de 90 mil estudantes”, pontuou.
A secretária adjunta de Regime de Colaboração, Nágila Brandão, completou dizendo que o futuro de Mato Grosso é o estudante de hoje. “O que esperamos de vocês é o estudo. Aqui estão os futuros coronéis, futuros juízes, médicos, professores. Então, aproveitem essa operação, se preparem e estudem para a avaliação Saeb”, disse.
Também participaram do evento o comandante geral adjunto da Polícia Militar, coronel André Wilian Dorileo; comandante geral do Corpo de Bombeiros representado pelo diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Josiel Borges da Silva; capitão dos Portos de Fragata, Carlos Eduardo Corrêa; Diretor de ensino, Instrução e pesquisa da Polícia Militar, coronel Óttoni Cezar Castro; diretor da Escola Estadual Dom Pedro II, coronel Sandro dos Santos Caillava; e o capitão Rodrigues, do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada.
Fonte: Governo MT – MT
-
Polícia Federal1 dia atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia5 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Política1 dia atrás
Wilson Santos atua para destravar regularização fundiária em Santo Antônio de Leverger
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Economia6 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Polícia7 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Esporte6 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona