Mato Grosso
“Orla trouxe mais qualidade de vida e um espaço seguro para lazer e exercício”, afirma morador
Mato Grosso
A nova orla turística de Santa Terezinha (a 1.220 km de Cuiabá) transformou a paisagem da cidade e garantiu aos moradores um novo espaço de convivência. O local, que já é um ponto de encontro para os cerca de 8 mil moradores da cidade, vai ser entregue oficialmente pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (28.1).
Localizado às margens do Rio Araguaia, um dos maiores do Brasil, o espaço oferece mais segurança e estrutura para quem busca momentos de lazer e a prática de atividades físicas, como afirma o servidor público Edvan Venâncio.
“Essa orla trouxe uma qualidade de vida melhor, um espaço que a gente pode fazer a caminhada com mais segurança. Antes não tínhamos um local adequado. Caminhávamos na rua mesmo, com carro passando, e tinha que ter cuidado para não ser atropelado. Então essa orla foi uma maravilha, um presente que nós ganhamos. É uma área de lazer e, ao mesmo tempo, de exercício físico”, afirmou.
A orla de Santa Terezinha recebeu R$ 4 milhões em investimentos do Governo do Estado e conta com uma área de 722 m², com playground, bancos, quadra de esportes e uma área livre ampla.
“Quando temos bons espaços para os moradores, temos bons espaços para os turistas e é isso que estamos fazendo, melhorando as cidades para seus moradores. Essa e as outras orlas que estamos construindo vão proporcionar bons lugares para a população e impulsionar o turismo”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Além da inauguração do espaço, em Santa Terezinha, o governador também vai autorizar outros R$ 8,3 milhões em investimentos para o município. O valor será empregado para melhorias nas áreas de infraestrutura, saúde, esporte e lazer e ações sociais.
Outras orlas
A orla de Santa Terezinha é a segunda a ser entregue pelo Governo do Estado, de um total de seis, que vão impulsionar o turismo e o desenvolvimento dos municípios. Além dela, os moradores de Santo Antônio de Leverger também receberam uma orla de 12,8 mil m² em dezembro de 2025.
Também estão em construção orlas turísticas nas cidades de Barão de Melgaço, Luciara, Cáceres e São Félix do Araguaia.
Morador de São Félix do Araguaia há mais de 30 anos, Ademar Bueno ressalta a importância da obra para atrair visitantes, principalmente durante a temporada de pesca.
“Essa obra é vital para o comércio. Vai fazer com que as pessoas venham com suas famílias para se divertir na beira do rio, que é o nosso maior atrativo. Sem dúvida, essa orla vai dar um grande impulso no nosso turismo”, afirmou.
Em São Félix do Araguaia a construção da orla está em 76% de execução. Em Luciara, 66%. A orla de Barão de Melgaço está em 53% e em Cáceres, 43%.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Mutirão Interligue Já alcança 93,7% de conciliação e segue até sexta-feira
O Mutirão Interligue Já, voltado à regularização sanitária e ambiental de imóveis ainda não conectados à rede pública de esgoto, que segue até sexta-feira (12), já apresentou resultados expressivos. Nos primeiros dias (08 e 09), o índice de conciliação alcançou 93,7% nas audiências realizadas, demonstrando a efetividade do diálogo na solução de demandas relacionadas ao saneamento básico e à proteção ambiental.
Nesta 6ª edição, dos 546 procedimentos pré-processuais incluídos no mutirão, foram designadas 214 audiências nos dois primeiros dias. Destas, 119 resultaram em acordo, 87 registraram ausência das partes e oito terminaram sem acordo. Considerando apenas as 127 audiências efetivamente realizadas, a taxa de conciliação atingiu 93,7%.
O coordenador do Grupo de Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rodrigo Roberto Curvo, expressou satisfação com o resultado parcial, “que reforça a importância do diálogo e do trabalho integrado entre o Poder Judiciário, instituições parceiras e a sociedade na busca por soluções sustentáveis e duradouras”.
O gestor judiciário do Cejusc Ambiental, Samir Padilha de Oliveira, afirmou a taxa de 93,7% de acordos nas audiências efetivamente realizadas evidencia a disposição das partes em construir soluções consensuais para questões que impactam diretamente a saúde pública, o saneamento básico e a qualidade de vida da população.
Semana da Pauta Verde
Este ano, a ação também integra a programação da Semana da Pauta Verde, que prossegue até o dia 12, em uma mobilização nacional promovida pelo Fórum Ambiental do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para impulsionar o julgamento de processos ambientais e fomentar a resolução consensual de conflitos relacionados ao meio ambiente.
A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Ambiental (Cejusc Ambiental), em parceria com instituições públicas e a concessionária Águas Cuiabá.
Autor: Marcia Marafon
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
Cidades7 dias atrásTrânsito terá alterações em Cuiabá para realização de corridas no sábado e domingo
-
Esporte5 dias atrásAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
Cidades7 dias atrásCuiabá realiza mutirão de consultas neurológicas no HMC neste sábado
-
Agricultura4 dias atrásClima extremo amplia perdas bilionárias no campo e pressiona sistema de seguros
-
Política3 dias atrásMotta destaca aprovação pela Câmara de acordos internacionais
-
Esporte6 dias atrásSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial
-
Cidades7 dias atrásOperação remove cabos irregulares neste domingo na avenida Comandante Costa
-
Cidades5 dias atrásPlayground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

