VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Comitê abre canal para colher sugestões da população para aprimorar ações de enfrentamento aos incêndios florestais

Publicado em

Mato Grosso


O Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), presidido pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, abriu um canal, nesta quarta-feira (19.2), para colher sugestões da população para a construção de estratégias para o enfrentamento aos incêndios florestais no Estado de Mato Grosso.

As sugestões devem ser enviadas por meio de um formulário, que ficará disponível pelos próximos 30 dias no site da Sema. Acesse aqui .

“A proposta é possibilitar ao cidadão a oportunidade de contribuir com sugestões para o aprimoramento das ações que serão desenvolvidas no decorrer deste ano e seguintes”, explicou o secretário-executivo do Comitê, coronel BM Dércio Santos da Silva.

O levantamento é feito por meio de um formulário, organizado em quatro etapas: prevenção, preparação, resposta e responsabilização. As sugestões recebidas passarão por análise de viabilidade das Câmaras Técnicas, para possível inclusão nos instrumentos estratégicos das agências integrantes do Comitê, para o período de 2025 em diante.

Câmaras Técnicas

As Câmaras Técnicas Permanentes para a Temporada de Incêndios Florestais foram instituídas no dia 10 de fevereiro, com objetivo principal de realizar o levantamento e análise de ações viáveis e eficazes para prevenir e combater aos incêndios florestais no estado de Mato Grosso.

Ao todo, são quatro câmaras técnicas: a de Prevenção, responsável por planejar ações para evitar ou reduzir incêndios, como campanhas educativas e informativos sobre os riscos; a de Preparação, responsável por planejar as ações de treinamento de pessoal, aquisição de equipamentos e estruturação de planos operacionais; a de Resposta, que planeja ações para controlar e extinguir incêndios, como a gestão de recursos e o uso de tecnologias; e a de Responsabilização, que coordena o processo de identificação para punição dos responsáveis pelos incêndios, além de promover a sustentabilidade dos recursos naturais.

Comitê do Fogo

O Comitê Estadual de Gestão do Fogo tem como objetivo promover ações de prevenção, preparação, monitoramento, controle, resposta rápida e responsabilização aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Compõem o Comitê: Secretarias do Governo do Estado (como Sema, Corpo de Bombeiros e Casa Civil), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e demais instituições públicas, empresas privadas, ONGs e entidades de classe.

Fonte: Governo MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Polícia Civil autua em flagrante autores de violência contra adolescente e criança

Publicados

em


Duas pessoas, envolvidas em crimes de lesão corporal contra menores, foram presas em flagrante pela Polícia Civil, em Sorriso, por meio do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Crimes Sexuais Contra Mulher, Idoso, Adolescente e Criança.

Na primeira ação, nesta quarta-feira (12.3), a suspeita, de 27 anos, foi presa por agredir fisicamente o seu filho de 10 anos, de forma reiterada.

De acordo com o ex-marido, a suspeita agride o filho constantemente e o abandona em casa. Ainda segundo o denunciante, uma das agressões ocorreu nesta terça-feira (11).

Diante das graves informações de violência contra criança, os policiais civis passaram a diligenciar e conseguiram localizar a suspeita, que foi encaminhada para esclarecimentos.

Na Delegacia de Sorriso, a conduzida foi interrogada e autuada em flagrante por lesão corporal em conformidade com a Lei Maria da Penha.

Outra ação

Um ex-padrasto, de 47 anos, foi preso depois de agredir fisicamente o ex-enteado, de 16 anos. O crime foi presenciado pela mãe do adolescente, que procurou a Delegacia de Sorriso para denunciar o crime.

A vítima foi enforcada pelo suspeito e agredida com socos na região do rosto. Foi necessário que a mãe gritasse para os vizinhos por socorro.

Com base nos fatos, os policiais civis, coordenados pela delegada Jéssica Cristina de Assis, localizaram o suspeito, que foi levado para esclarecimentos. Na delegacia, o conduzido também foi interrogado e autuado em flagrante pelo crime de lesão corporal.

Providências

Após a confecção dos autos, os dois presos, a mãe e o ex-padrasto, foram apresentados e colocados à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Governo MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA