RECONHECIMENTO

Atletas de MT medalhistas olímpicos e paralímpicos serão homenageados especiais do Prêmio Sabino Albertão

Ana Vitória, Arthur Silva e Érika Zoaga entram para o Hall da Fama da premiação que homenageia os destaques esportivos do ano em Mato Grosso

Publicado em

Esporte

Foto: Alessandra Cabral/CPB

Os medalhistas olímpicos e paralímpicos de Mato Grosso, Ana Vitória, Arthur Silva e Érika Zoaga, entram para o Hall da Fama na edição 2024 do Prêmio Sabino Albertão. Os três atletas são homenageados especiais da premiação por ajudar a levar o nome do Estado ao cenário esportivo internacional.

“Estes atletas colocaram nosso Estado e o país no pódio dos dois maiores eventos esportivos do mundo. São trajetórias que mostram a força do esporte mato-grossense e que precisam ficar registradas, servindo de inspiração à nova geração de atletas”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura.

Além da homenagem no Hall da Fama, os três esportistas receberam o Prêmio Olímpico e o Prêmio Medalhista Olímpico do Governo de Mato Grosso. A iniciativa premia com R$ 30 mil os atletas convocados para os Jogos Olímpicos ou Paralímpicos, e com mais R$ 100 mil os que conquistaram medalhas em uma das duas competições. 

A meio-campista Ana Vitória conseguiu, junto com a seleção brasileira de futebol feminino, a medalha de prata nas Olimpíadas 2024. Natural de Rondonópolis, a atleta foi revelada no Academia Futebol Clube. Ela defende, atualmente, o Atlético de Madrid, na Espanha. 

O judoca Arthur Cavalcante da Silva conquistou a medalha de ouro paralímpico na categoria 90 kg, da classe J1 (atletas cegos). Bolsista do programa Olimpus do Governo de Mato Grosso, o esportista representa o Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT).

A judoca Erika Cheres Zoaga representa a Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV) e também é bolsista do programa OlimpusMT. Após um ciclo de vitórias que foram essenciais para o ranking mundial e a classificação para a competição, a atleta assegurou a prata na categoria 70 kg da classe J1 (atletas cegos), já em sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos.

A homenagem especial do Hall da Fama será feita durante a cerimônia do Prêmio Sabino Albertão, que acontece na próxima terça-feira (17.12). Com o tema “Heróis Olímpicos”, a edição do evento deste ano celebra também os demais esportistas de Mato Grosso convocados para as Olimpíadas e Paralimpíadas 2024.

Sobre o Prêmio Sabino Albertão

A premiação é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para homenagear os destaques esportivos do ano em Mato Grosso. Nesta edição, está sendo realizada pelo Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (Iteec Brasil) e produzida pela Bemtivi Academia de Arte. 

O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, que faleceu em 2021. 

Além das homenagens especiais, serão premiadas 11 categorias esportivas que se destacaram entre julho de 2023 e julho de 2024. Saiba mais aqui.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esporte

Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa

Publicados

em


A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança isolada do Grupo C. Após a vitória tranquila por 3 a 0 sobre a Escócia na última quarta-feira, a Seleção Brasileira já conhece seu próximo desafio: o Japão será o adversário no início da fase eliminatória.

O embate decisivo entre brasileiros e japoneses está agendado para a próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). A partida terá como palco o NRG Stadium, localizado em Houston, no Texas. Com o desenho do chaveamento avançando, o Brasil também já vislumbra o horizonte das quartas de final. Caso supere os asiáticos, a Seleção enfrentará o vencedor do confronto entre Costa do Marfim e Noruega, que se enfrentam no dia 30 de junho.

Enquanto o Brasil se posiciona em um lado da tabela, a França também assegurou sua permanência no torneio com autoridade. Ao vencer a Noruega por 4 a 1, os franceses garantiram o topo do Grupo I e foram destinados à outra metade da chave. Nesse caminho oposto ao brasileiro, a França aguarda a definição dos melhores terceiros colocados e pode ter um clássico europeu contra a Alemanha logo nas oitavas de final.

Até o momento, a competição já conta com 18 seleções matematicamente garantidas na fase de mata-mata. Além dos países-sede — Canadá, Estados Unidos e México —, potências tradicionais como Argentina, Alemanha, Holanda e a própria França seguem na disputa pelo título. Também já asseguraram suas vagas as seleções da África do Sul, Colômbia, Suíça, Bósnia, Marrocos, Suécia, Equador e Austrália, além de Japão, Costa do Marfim e Noruega, que seguem vivos na busca pela taça mundial.

Fonte: Esportes



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA