Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Primeira-dama e Lions entregam kits de limpeza e utensílios domésticos às famílias do São Mateus

Publicado em

Cidades


A primeira-dama e vereadora Samantha Íris, em parceria com o Lions Club, entregou nesta quarta-feira (26), 600 kits de limpeza, higiene e utensílios domésticos às famílias atingidas pelas fortes chuvas na capital. A ação foi realizada no Centro Comunitário do bairro São Mateus.

Samantha Íris destacou que os kits entregues são diferenciados por atenderem às necessidades diárias das famílias. Segundo ela, o Lions procurou o Núcleo da Primeira Dama do município para colaborar na escolha dos itens e ajudar as famílias afetadas.

“Esse apoio do Lions, assim como de outras instituições que queiram colaborar com o poder público, é essencial. Muitas vezes, não conseguimos alcançar tudo que é necessário. Temos aqui um kit de higiene contendo toalhas, absorventes, um kit de cozinha com jogo de panelas, utensílios e guardanapos. Pedimos que houvesse repelente nesses kits por conta do problema do mosquito da dengue e o Lions prontamente atendeu, inserindo esse item no kit. Muitos achavam que receberiam cestas básicas, mas estão recebendo hoje aqui materiais que são extremamente necessários para o dia a dia do lar”, afirmou Samantha.

O assessor de auxílios a catástrofes do Distrito LB4 do Lions Internacional, Abilio Camilo Fernandes Neto, afirmou que a instituição é parceira do poder público. Ele explicou que, em casos de catástrofes, como ocorreu em Cuiabá́, a fundação – que recebe doações de associados de todo o mundo – atua junto aos municípios para ajudar em situações de emergência.

“Elaboramos um projeto, e a nossa fundação liberou os recursos para atender às necessidades das famílias. No caso de Cuiabá, recebemos 15 mil dólares, mais de R$ 95 mil, e conseguimos adquirir aproximadamente 600 kits de limpeza, higiene pessoal, utensílios de cozinha e fraldas, que estão sendo distribuídos para as famílias selecionadas pelo município”, destacou Abilio Camilo.

As moradoras Lucineia Aparecida Souza e Tereza Queiros Barbosa afirmaram que o apoio veio em um momento de grande necessidade. Segundo dona Tereza, seu dinheiro tem sido usado apenas para a compra de remédios. Já Lucineia, moradora da rua Presidente Leite Figueiredo – onde o prefeito Abilio Brunini conferiu pessoalmente a situação crítica de sua casa durante o alagamento de janeiro – destacou o apoio recebido do município.

“Perdi tudo! No dia do alagamento, a água estava na cintura. A Assistência Social e a Defesa Civil estiveram na minha casa, e fui acolhida pela Prefeitura dentro do possível. O CRAS me entregou um sacolão, e essa ação veio em uma hora muito boa, principalmente agora que estou desempregada”, relatou Lucineia Aparecida Souza.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, cel. Vânia Rosa, enfatizou que o Lions Clubs é uma instituição muito respeitada e que parcerias com a fundação são sempre bem-vindas.

“Ainda mais porque, na noite passada, identificamos outros pontos alagados, com 20 famílias atingidas. Esse processo de reposição de materiais ainda vai continuar por um bom tempo. Estamos tentando acolher e mostrar que o município está presente”, afirmou

#PraCegoVer

O registro da foto mostra a primeira-dama e vereadora Samantha Íris, usando saia longa estampada e blusa rosa. Ela se encontra posando para a foto reunida com todos os representantes do Lions Clubs: de Cuiabá – Lions Clubs Boa Esperança; CPA I; Cuiabá Visão Solidaria; Chapada dos Guimarães; Várzea Grande; Cuiabá Leste e Cuiabá Norte durante a entrega dos kits de limpeza, higiene e utensílios domésticos. Abaixo temos uma galeria registrando diversos momentos da ação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



COMENTE ABAIXO:

Cidades

Prefeita anuncia ampliação de atendimento psicológico às vítimas de violência

Publicados

em


Convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios vai aumentar acolhimento de meninas e mulheres várzea-grandenses

O evento “Chá com Propósito – A Arte da Superação”, promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, dentro do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, reuniu na tarde de hoje (27), mulheres e apoiadores em uma tarde de solidariedade e fortalecimento feminino. Realizado no restaurante Mahalo, em Cuiabá, o encontro teve como objetivo arrecadar recursos para financiar os atendimentos psicológicos oferecidos pela Lírios às meninas e mulheres vítimas de violência. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e de um coletivo de mulheres e organizações comprometidos com a valorização da mulher.

Durante o evento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a formalização de um convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios, visando ampliar os atendimentos psicológicos para mulheres e meninas vítimas de violência no município. “Como voluntária da Lírios, já estive em escolas levando palestras sobre violência contra mulher e sei da importância desse trabalho. Nossa missão é garantir que mais mulheres tenham acesso ao apoio psicológico e emocional para reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança”, destacou a prefeita.

A OSC Lírios atua há 11 anos no acolhimento de mulheres vítimas de violência e já atendeu mais de 24 mil meninas e mulheres em todo estado, oferecendo suporte psicológico e social.

De acordo com Maria Fernanda, representante da instituição, o evento é realizado exclusivamente em março, em alusão ao Mês da Mulher, e tem um papel essencial na manutenção dos serviços prestados. “O propósito é arrecadar recursos para custear, quando necessário, as psicólogas que atendem na Lírios. O público é majoritariamente feminino, mas o evento é aberto a todos que queiram apoiar essa causa tão importante”, afirmou.

A diretora executiva da Lírios, Muriel Brito Torres, reforçou a necessidade de apoio contínuo. “No mês das mulheres, todos querem ajudar, mas precisamos desse suporte o ano inteiro. Além do atendimento psicossocial, levamos palestras para escolas sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha e escuta pacífica não-violenta. A sociedade precisa se engajar, seja financeiramente, com doações ou como voluntários”, ressaltou.

O evento também contou com o apoio da renomada chef de cozinha Ariane Malouf, proprietária do Mahalo, que preparou o cardápio com carinho especial. “Poder contribuir para essa causa tão nobre me enche de alegria. Pequenos gestos fazem a diferença e, através da gastronomia, podemos tornar esse momento ainda mais especial”, declarou.

“O “Chá com Propósito” não é apenas um evento beneficente, mas um símbolo da luta contra a violência e da importância do acolhimento. Queremos com o convênio entre a Prefeitura de Várzea Grande e a OSC Lírios, fortalecer a iniciativa, garantindo que ainda mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário para superar a violência e reconstruir suas histórias”, completou a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA