Cidades
Baixinha lamenta o veto, mas alerta que as propostas devem ser constitucionais
Cidades

14/02/2025
Baixinha lamenta o veto, mas alerta que as propostas devem ser constitucionais
Da Assessoria – Vereadora Baixinha Giraldelli 
A vereadora Baixinha Giraldelli (SOL) cobrou, durante a sessão da manhã desta quinta-feira (13), que os projetos apresentados na Casa de Leis sejam analisados antes de serem apreciados em votação, evitando votar vetos por inconstitucionalidade. 
Segundo Baixinha, há vereadores querendo enganar a população com propostas ilegais. Como exemplo, citou o projeto que propõe merenda para professores nas escolas.
“Este projeto é ilegal. Precisamos ficar atentos, porque há vereadores querendo fazer populismo, apresentando projetos ilegais para ganhar aplausos. Não digo que este é o caso, mas precisamos pesquisar bem nossas propostas. Não podemos brincar com a vida das pessoas este projeto para levar alimento ao professor é ilegal, por isso votei pelo veto”. 
Baixinha destacou que existe uma lei em tramitação no Congresso para regularizar a situação. Por isso, é necessário que tudo seja legalizado para que não haja corte de verba.
“Essa lei 11.947 proíbe o uso de verba federal destinada à alimentação das crianças.  Temos que explicar à população que, em caso de fiscalização, essa verba será cortada. Então, vamos esperar a aprovação dessa lei para depois garantir professor”.
 Ela também reforçou que, para o projeto ser legal, é necessário ser aprovado em Brasília.  
“Quero projetos bons para lutarmos, porque só falar não adianta. No caso da alimentação, é ilegal fornecer aos professores, mas vamos lutar para que a proposta em tramitação seja aprovada logo. Não é justo o professor trabalhar, morar longe, ou não ter condições de ir para casa, e não poder comer o próprio alimento dentro da escola, para que depois este alimento seja jogado fora”, descreveu ela.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Cidades
Prefeita anuncia ampliação de atendimento psicológico às vítimas de violência

Convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios vai aumentar acolhimento de meninas e mulheres várzea-grandenses
O evento “Chá com Propósito – A Arte da Superação”, promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, dentro do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, reuniu na tarde de hoje (27), mulheres e apoiadores em uma tarde de solidariedade e fortalecimento feminino. Realizado no restaurante Mahalo, em Cuiabá, o encontro teve como objetivo arrecadar recursos para financiar os atendimentos psicológicos oferecidos pela Lírios às meninas e mulheres vítimas de violência. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e de um coletivo de mulheres e organizações comprometidos com a valorização da mulher.
Durante o evento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a formalização de um convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios, visando ampliar os atendimentos psicológicos para mulheres e meninas vítimas de violência no município. “Como voluntária da Lírios, já estive em escolas levando palestras sobre violência contra mulher e sei da importância desse trabalho. Nossa missão é garantir que mais mulheres tenham acesso ao apoio psicológico e emocional para reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança”, destacou a prefeita.
A OSC Lírios atua há 11 anos no acolhimento de mulheres vítimas de violência e já atendeu mais de 24 mil meninas e mulheres em todo estado, oferecendo suporte psicológico e social.
De acordo com Maria Fernanda, representante da instituição, o evento é realizado exclusivamente em março, em alusão ao Mês da Mulher, e tem um papel essencial na manutenção dos serviços prestados. “O propósito é arrecadar recursos para custear, quando necessário, as psicólogas que atendem na Lírios. O público é majoritariamente feminino, mas o evento é aberto a todos que queiram apoiar essa causa tão importante”, afirmou.
A diretora executiva da Lírios, Muriel Brito Torres, reforçou a necessidade de apoio contínuo. “No mês das mulheres, todos querem ajudar, mas precisamos desse suporte o ano inteiro. Além do atendimento psicossocial, levamos palestras para escolas sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha e escuta pacífica não-violenta. A sociedade precisa se engajar, seja financeiramente, com doações ou como voluntários”, ressaltou.
O evento também contou com o apoio da renomada chef de cozinha Ariane Malouf, proprietária do Mahalo, que preparou o cardápio com carinho especial. “Poder contribuir para essa causa tão nobre me enche de alegria. Pequenos gestos fazem a diferença e, através da gastronomia, podemos tornar esse momento ainda mais especial”, declarou.
“O “Chá com Propósito” não é apenas um evento beneficente, mas um símbolo da luta contra a violência e da importância do acolhimento. Queremos com o convênio entre a Prefeitura de Várzea Grande e a OSC Lírios, fortalecer a iniciativa, garantindo que ainda mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário para superar a violência e reconstruir suas histórias”, completou a prefeita Flávia Moretti.
-
Polícia Federal1 dia atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia5 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Política1 dia atrás
Wilson Santos atua para destravar regularização fundiária em Santo Antônio de Leverger
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Economia6 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Polícia7 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Esporte5 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona