Cidades

Capacitação inédita prepara mulheres rurais para operação de máquinas agrícolas em Cuiabá

Publicado em

Cidades


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Agricultura de Cuiabá, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizou nesta sexta-feira (8) uma demonstração do que será o curso de operação de máquinas agrícolas elaborado exclusivamente para mulheres rurais no Programa Mulheres Rurais, em aula inaugural. A iniciativa é inédita em Cuiabá, com o início oficial do curso no mês de agosto. Participantes já estão motivadas e com muitas expectativas depois do evento realizado no Parque de Exposição de Cuiabá. Representantes de comunidades rurais e vereadores de Cuiabá prestigiaram a programação, que contou com um test drive com o trator.

Desenvolvido pela assessora técnica Nívea Rocha Turbino, com apoio do secretário adjunto de Agricultura, Vicente Falcão, o projeto visa ao fortalecimento da agricultura local e à capacitação das mulheres do setor rural. O projeto será oferecido gratuitamente às mulheres do campo. São 34 comunidades rurais e, nelas, aproximadamente 20 associações lideradas por mulheres.

Alessandra Carneiro de Souza é presidente da Associação de Agricultura Familiar do Assentamento Mineira, no Distrito do Aguaçu, e gostou das instruções recebidas, tendo superado suas expectativas.

“A mulher que trabalha na agricultura familiar, em pequenas terras, tem muita dificuldade por conta das oportunidades que estão distantes. A explicação foi fácil de entender e é isso que faltava para as mulheres terem sua independência. Muitas vezes a gente que trabalha na roça não tem acesso à máquina ou fica com medo de lidar com ela, e com o entendimento, vimos que não é complicado. Nós, mulheres, conseguimos fazer e trabalhar numa máquina (trator) dessa. A gente sempre quis, mas os homens falavam que a gente não consegue, que é muito pesado. E vimos que é bem prático, vai ser muito bom. Pela experiência que nós temos de trabalhar na roça, já somos vencedoras. Dirigir um trator é só mais um tabu vencido, a gente consegue”, afirmou.

Ela foi uma das primeiras a dirigir um dos tratores disponíveis. E, ao descer do maquinário, exclamou: “Maravilha! Muito bom, muito bom, interessante e possível de dirigir. A gente consegue, sim, trabalhar com uma máquina e tirar esse tabu de que trator não é para mulher”.

A primeira-dama e vereadora Samantha Iris foi convidada a participar da experiência de conduzir o trator e destacou a experiência e a importância do curso na capacitação do público-alvo.

“Isso é verdadeiramente dar poder para uma mulher. Conseguir fazer um momento como esse, onde às vezes muitas mulheres acham que não é possível, que não são capazes. E aí, quando a gente chega num momento assim de capacitação, um momento de dar essa qualificação, esse ensinamento sobre o trator para a mulher conduzir, a gente vê que é possível. E aí imagina, se uma mulher da agricultura familiar, do campo, já faz o que faz sem estar com o maquinário, imagina essa mulher com o trator. Então, é muito importante momentos como esse e é preciso multiplicar cada vez mais essas oportunidades, porque isso sim é dar independência e autonomia para a mulher”, pontuou.

Bruna Rangel, diretora de Empreendedorismo e Empregabilidade da Secretaria Municipal da Mulher, representando a secretária da Pasta, tenente-coronel Hadassah Suzannah, que cumpria outra agenda, destacou a importância do curso para as mulheres do campo.

“Superbacana essa iniciativa, nunca tinha pilotado um trator na minha vida. É quase igual pilotar um carro, só que a diferença é que tem 12 marchas. Mas depois que você pega o jeito, vai embora. Com certeza, vai fazer muita diferença na vida dessas mulheres rurais que vão fazer esse curso para lidar com o trator. É uma grande oportunidade de crescimento para elas, uma nova fonte de geração de renda, que é também o foco da Secretaria Municipal da Mulher de oportunizar melhorias para as mulheres. E de independência, porque acham que mulher não pode, então agora é mais uma etapa superada. Mulher pode sim”, frisou.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela de Oliveira, relatou se tratar de uma experiência nova, desafiadora, porque geralmente é pensada como uma profissão apenas para homens. “Observamos claramente, e eu dirigi, que tudo é possível para a mulher, basta que ela queira e deseje estar à frente das ações que as envolvam em todos os campos, seja no agro, seja no campo, seja na área rural, seja na cidade. Se ela se possibilitar a fazer, consegue qualquer atividade. A mulher tem capacidade para estar à frente de qualquer ação”, explicou.

A aula prática com o trator, segundo Hélida, demonstrou que a profissão de tratorista ou de estar à frente do agro não é apenas para homens, mas também para mulheres. “O curso vai facilitar a vida dessas mulheres no campo, porque vivem manualmente a agricultura familiar. Elas têm muito que crescer, estão à frente de diversas tarefas dos seus lares e hoje estão avançando não só na cidade, mas também na área rural. Elas estão tomando iniciativa, tocando fazendas, áreas de plantio, de criação de gado. Então, estão avançando, e esse curso vai possibilitar que esse avanço seja ainda mais rápido”.

Também participaram da aula inaugural as vereadoras Paula Calil, Michele Alencar e Baixinha Giraldelli, além dos secretários adjuntos Vicente Falcão (Agricultura) e Renildo França (Trabalho, Emprego e Empreendedorismo).

O CURSO

O curso será ministrado a partir de agosto com os equipamentos. A ideia surgiu da procura das mulheres rurais em aprender a dirigir trator e fazer a manutenção dos maquinários.

Considerando a liderança feminina nas comunidades, pensou-se em levar capacitação em diferentes áreas: trator, gradil, corte e costura, hamburgueria, tricô, crochê, artesanato e muito mais. São 64 cursos em parceria com o Senar para levar capacitação a todas as comunidades, às 34 comunidades de Cuiabá, sejam comunidades rurais, ribeirinhas ou quilombolas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Publicados

em


As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2026 - Todos os direitos reservados ao portal Afolhanews