Opinião

Brasileiros seguem fortes na Libertadores

Publicado em

Opinião

Por: Guilherme Arcoverde
Faltando apenas o Palmeiras, Grêmio e Chapecoense decidirem a classificação na última rodada (os três podendo se classificar em primeiro), os brasileiros possivelmente se classificarão para as oitavas de final da Libertadores, com exceção ao Flamengo-, caindo de forma inesperada na primeira fase.
Vale aqui uma ressalva especial ao Botafogo. Na base da superação, embora no seu limite, o Glorioso vem desbancando adversários tradicionais, e isso já vem desde a fase classificatória. Méritos totais ao Jair Ventura. Um ano a frente da equipe. Com sua capacidade e carisma vai ganhando o elenco. Até onde vai o alvinegro eu não sei, porém vai ainda mais forte para as oitavas de final.
Diferente do Botafogo, o Flamengo conseguiu ser eliminado mais uma vez na fase de grupos. Com o elenco de muito mais nome, ficou a frustração da saída precoce do rubro-negro. Fazer o quê? O ano não acabou. É levantar o moral, manter o Zé Ricardo e jogar as outras competições que tem pela frente. Time ainda tem para ser campeão de todos os campeonatos que disputar.
É impressionante a facilidade que esse time do Atlético Mineiro tem para jogar bola. Muita qualidade ofensiva. Dá gosto de ver o Galo jogar. Passeou no seu grupo, embora fosse fraco. A prova de fogo será nas fases eliminatórias contra equipes mais fortes. Vejo o clube mineiro como um dos favoritos a levar a Libertadores.
Palmeiras vêm ganhando os jogos, mas com muita dificuldade. Tem time para ganhar mais tranquilo. Até mesmo uma derrota por um gol de diferença contra o Atlético Tucumán garante o clube do Palestra Itália nas oitavas. Cuca agora acertando de vez esse time, vira uma máquina.
A grande façanha ficou por conta do Atlético PR. Tinha que vencer o Universidad Católica lá no Chile que, digamos, uma tarefa complicada. Num jogo eletrizante, cheio de reviravoltas, acabou vencendo por 3×2, se classificando e, de quebra, deixando o outro adversário brasileiro e favorito, Flamengo, para trás. De desacreditado a classificado. Parabéns ao Furacão!
Olha que bacana a Chape ganhando uma sobrevida. Conseguiu vencer o difícil Lanús em plena Argentina. Se vencer em casa na última rodada, se classifica. Vamos, vamos, Chape!!!
Já o Santos foi heroico. Teve que jogar contra dois adversários: o The Strongest e a alta altitude na Bolívia. Terminou o primeiro tempo perdendo por 1×0, porém no segundo, conseguiu o empate na raça. Com o empate de 1×1 o alvinegro praiano se garantiu nas oitavas de final com um jogo de antecedência. Bravo Santos!
Para fechar a participação dos brasileiros na Libertadores, o Grêmio também vem sobrando. Basta vencer o Zamora na última rodada que terminará em primeiro. Convenhamos, é um resultado muito provável de acontecer, né?
A Libertadores desta edição está mais tranquila para um time brasileiro chegar lá. Basta saber jogar!
COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Opinião

DADOS INTERNACIONAIS

Publicados

em


Estudos apontam benefícios da arte para saúde emocional e inspiram nova fase da empresária e Terapeuta cuiabana no processo do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através da arte.

Um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde, após analisar mais de 900 estudos científicos em diferentes países, concluiu que atividades artísticas contribuem diretamente para a redução da ansiedade, do estresse e de sintomas depressivos, além de fortalecer vínculos sociais, ampliar a autoestima e melhorar funções cognitivas.

Os dados internacionais ajudam a explicar um movimento que vem crescendo também no Brasil: pessoas que passaram a enxergar a arte não apenas como expressão estética, mas como ferramenta de acolhimento emocional, autoconhecimento e reconstrução interna.

É exatamente nesse caminho que a empresária cuiabana Isolda Risso decidiu mergulhar.

Depois de décadas transitando entre o empreendedorismo, a gastronomia, a fotografia, a escrita criativa e aos estudos sobre comportamento humano, Isolda encontrou na arteterapia uma forma de unir toda a sua trajetória de vida em um propósito voltado ao desenvolvimento humano através da arte.

Aos mais de 64 anos, mãe de um casal de filhos, ela inicia uma nova fase profissional conectada à escuta sensível, às emoções e ao cuidado emocional.

A escolha conversa diretamente com sua própria caminhada.

Apaixonada por fotografia,filosofia, psicologia transpessoal, pintura, música, literatura e arranjos florais, Isolda sempre enxergou a arte como linguagem emocional. Realizou a formação de Terapeuta pela Faculdade Mar Atlântico, aprofundando os estudos sobre processos terapêuticos ligados à criatividade e à expressão artística.

“A arte transmuta o imaginado para o campo real. Ela transforma criatividade em melodia, cor, movimento e promove crescimento interior”, afirma.

Além da formação em Gastronomia pela UNIC, Isolda construiu uma trajetória multidisciplinar, Isolda se formou em Choaching pelo Institudo Brasileiro de Coaching, Programação Neurolinguística (PNL) pela Iluminatta para Líderes , História da Arte e da Moda pela Faap, se dedicou por anos ao estudo de Filosofia , Ética e História na Casa do Saber, sendo aluna do Historiador Leandro Karnal do filósofo Clóvis de Barros e por Luiz felipe Pondé, ampliando seu conhecimento sobre o comportamento humano.

Segundo ela, o interesse surgiu justamente da necessidade de compreender suas própias emoções, experiências e memórias que moldaram por anos sua vida e hoje já consciente de que moldam a vida das pessoas.

Os estudos científicos reforçam essa percepção.

Pesquisas publicadas pelo American Journal of Public Health apontam que práticas artísticas ajudam no fortalecimento da autoestima, no enfrentamento de traumas e no alívio emocional, especialmente em pessoas submetidas a processos de sofrimento psicológico.

Na prática, Isolda percebeu esses efeitos ao longo da própria vida.

A fotografia tornou-se uma ferramenta de contemplação e presença. A pintura passou a funcionar como forma de expressão emocional. Já os arranjos florais, outra de suas paixões, representam conexão entre beleza, sensibilidade e equilíbrio interno.

“Nem tudo consegue ser dito em palavras. Muitas vezes, a arte fala primeiro”, resume.

A empresária também possui formação em Piano Clássico e uma entusiasta em pintura em tela tendo como referência o grande pintor Wassily Kandinsky, além de estudos em Pedagogia. Em 2009, lançou o livro “Mulheres CapráNós”, voltado às complexidades emocionais e comportamentais do universo feminino.

Ao longo dos anos, ministrou palestras sobre desenvolvimento humano, inteligência emocional e relações interpessoais, abordando temas como “Diálogos do Eu”, “As Faces do Amor”, “Vestir-se de Sabedoria” e “Tratado de Vida”.

Segundo Isolda, os estudos em neurociência e PNL ampliaram ainda mais sua visão sobre o potencial humano.

“Busquei me aprofundar na PNL e constatei mais uma vez que o cérebro humano possui proporções oceânicas de possibilidades, mas usamos muito pouco desse potencial”, destaca.

Hoje aprofunda seu conhecimento em arteterapia fazendo uma Pós Graduação pela Faculdade Censupeg, ela conecta toda essa bagagem pessoal e profissional a uma atuação mais humanizada, onde o foco não está apenas na produção artística, mas principalmente no processo emocional vivido através dela.Por anos patrocinou o Café com Afeto, encontros onde convidava profissionais de diversas áreas para debate e informações de interesse público. Esses encontros ocorriam uma vez ao mês dentro do Museu Histórico de Cuiabá.

Além da nova formação, Isolda segue envolvida em movimentos culturais e sociais de Cuiabá, fortalecendo uma atuação que une arte, espiritualidade, sensibilidade e propósito humano.
Mesmo indo na contramão dos tempos atuais , ela defende a tese de que “a Beleza salvará o Mundo “ frase que vem do romance O Idiota (1869) do escritor russo Fiódor Destoiévski.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA