Opinião
LULA X MORO: O MEDO E A ESPERANÇA
Opinião
Por: João Victor

No Brasil encontramos diversas particularidades, uma delas é o crime. O brasileiro se cansou de perder entes queridos, assim como cansou das notícias de corrupção envolvendo dinheiro público.
O poder do povo está nas eleições e em suas manifestações, que quase não tem surtido efeito. Acontece que Lula e Dilma vêm utilizando a imagem de “bons samaritanos” para promover greves e afins. Que também ocasiona na destruição de bens urbanos e meios de transportes, por meio dos vândalos.
O mundo gira em torno de um equilíbrio, para um mal sempre haverá um bem, que lutará por justiça. De tal maneira, podemos dizer que o mal velado vem se mostrando mais frequente, no entanto, o Juiz Sergio Moro já mostrou com a lava-jato que o “buraco é mais embaixo”, mas como assim?
É impossível, um político que ganha mensalmente, ser dono de: Fazendas, imóveis caríssimos, veículos luxuosos, aparelhos tecnológicos em suas mansões que custam milhões de reais e etc. Só seria possível se ao contrário de furtar dinheiro de campanha, herdassem milhões de dólares ou reais, coisa que poucas famílias Brasileiras têm condições de manter. Aliás, o desemprego atual é tamanho e muitos estão passando fome e necessidade, mas quase ninguém enxerga.
Então como Lula tem tantos patrimônios? – Eis a questão!
Sergio Moro, vem de família simples e batalhadora, sendo que em sua vida pública jamais se envolveu em escândalos, como os que “a oposição vem mencionando para defender seu querido Ex-presidente”. Afirmando, que o juiz tem afinidade com outros partidos, coisa que é extremamente impossível, já que o mesmo trabalha com imparcialidade e transparência, como visto nos últimos dias.
– Acontece que o Brasil está passando por uma grande transição, os que roubaram e tiveram sua vez no poder estão perdendo para a juventude que está aparecendo. E isso se mostra cada vez maior, devido ao aparecimento de agentes da Lei, como no caso do Juiz Moro. Estes que estão perdendo, deve aceitar o fato de terem sido “pecadores” e “injustos” com a classe inferior, que é a que mais sofre com os altos juros e impostos deixados pelo passado corrupto dos antigos eleitos.
Mas é tão difícil assim largar o doce?
Conforme os dias se passam, a verdade vai deixando seus rastros que outrora já fora apagados. Também não podemos nos esquecer de que não existe algo “oculto” que um dia não seja descoberto. E já que as gravações e outros fatos, já descobertos pela lava-jato, não foi o suficiente para a prisão do Ex-presidente Lula, aguardamos que o Mal por si só caia.
A verdade que poucos sabem é que quando lula ganhou a eleição ele disse: Hoje a esperança venceu o medo.
– Ele mal sabia que atualmente quem tem medo dele chegar ao poder somos nós, os brasileiros. Por outro lado, lutando pela corrupção e correndo risco de vida está o Juiz Moro, que por sua vez está tentando devolver a esperança para o Brasil.
Como assim, esperança?
– Se o Brasil permanecer assim com essa cara velha, deslavada, será triste para todos nós. Digo isso com todas as minhas forças. devemos nos alertar para o passado corrupto e desejar que haja uma melhora, mesmo que seja mínima. Parar de dizer: “roubou, mas fez” e dizer: “roubou tem que ir preso”. Vamos nos espelhar em óticas agradáveis, como as dos países desenvolvidos, que trabalham com transparência. Porque o quadro de hoje pode ser bom para alguns que se contentam com o pouco, mas amanhã seu filho certamente sentirá as dores de um passado trágico que nada fizemos para mudar.
Opinião
DADOS INTERNACIONAIS
Estudos apontam benefícios da arte para saúde emocional e inspiram nova fase da empresária e Terapeuta cuiabana no processo do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através da arte.
Um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde, após analisar mais de 900 estudos científicos em diferentes países, concluiu que atividades artísticas contribuem diretamente para a redução da ansiedade, do estresse e de sintomas depressivos, além de fortalecer vínculos sociais, ampliar a autoestima e melhorar funções cognitivas.
Os dados internacionais ajudam a explicar um movimento que vem crescendo também no Brasil: pessoas que passaram a enxergar a arte não apenas como expressão estética, mas como ferramenta de acolhimento emocional, autoconhecimento e reconstrução interna.
É exatamente nesse caminho que a empresária cuiabana Isolda Risso decidiu mergulhar.
Depois de décadas transitando entre o empreendedorismo, a gastronomia, a fotografia, a escrita criativa e aos estudos sobre comportamento humano, Isolda encontrou na arteterapia uma forma de unir toda a sua trajetória de vida em um propósito voltado ao desenvolvimento humano através da arte.
Aos mais de 64 anos, mãe de um casal de filhos, ela inicia uma nova fase profissional conectada à escuta sensível, às emoções e ao cuidado emocional.
A escolha conversa diretamente com sua própria caminhada.
Apaixonada por fotografia,filosofia, psicologia transpessoal, pintura, música, literatura e arranjos florais, Isolda sempre enxergou a arte como linguagem emocional. Realizou a formação de Terapeuta pela Faculdade Mar Atlântico, aprofundando os estudos sobre processos terapêuticos ligados à criatividade e à expressão artística.
“A arte transmuta o imaginado para o campo real. Ela transforma criatividade em melodia, cor, movimento e promove crescimento interior”, afirma.
Além da formação em Gastronomia pela UNIC, Isolda construiu uma trajetória multidisciplinar, Isolda se formou em Choaching pelo Institudo Brasileiro de Coaching, Programação Neurolinguística (PNL) pela Iluminatta para Líderes , História da Arte e da Moda pela Faap, se dedicou por anos ao estudo de Filosofia , Ética e História na Casa do Saber, sendo aluna do Historiador Leandro Karnal do filósofo Clóvis de Barros e por Luiz felipe Pondé, ampliando seu conhecimento sobre o comportamento humano.
Segundo ela, o interesse surgiu justamente da necessidade de compreender suas própias emoções, experiências e memórias que moldaram por anos sua vida e hoje já consciente de que moldam a vida das pessoas.
Os estudos científicos reforçam essa percepção.
Pesquisas publicadas pelo American Journal of Public Health apontam que práticas artísticas ajudam no fortalecimento da autoestima, no enfrentamento de traumas e no alívio emocional, especialmente em pessoas submetidas a processos de sofrimento psicológico.
Na prática, Isolda percebeu esses efeitos ao longo da própria vida.
A fotografia tornou-se uma ferramenta de contemplação e presença. A pintura passou a funcionar como forma de expressão emocional. Já os arranjos florais, outra de suas paixões, representam conexão entre beleza, sensibilidade e equilíbrio interno.
“Nem tudo consegue ser dito em palavras. Muitas vezes, a arte fala primeiro”, resume.
A empresária também possui formação em Piano Clássico e uma entusiasta em pintura em tela tendo como referência o grande pintor Wassily Kandinsky, além de estudos em Pedagogia. Em 2009, lançou o livro “Mulheres CapráNós”, voltado às complexidades emocionais e comportamentais do universo feminino.
Ao longo dos anos, ministrou palestras sobre desenvolvimento humano, inteligência emocional e relações interpessoais, abordando temas como “Diálogos do Eu”, “As Faces do Amor”, “Vestir-se de Sabedoria” e “Tratado de Vida”.
Segundo Isolda, os estudos em neurociência e PNL ampliaram ainda mais sua visão sobre o potencial humano.
“Busquei me aprofundar na PNL e constatei mais uma vez que o cérebro humano possui proporções oceânicas de possibilidades, mas usamos muito pouco desse potencial”, destaca.
Hoje aprofunda seu conhecimento em arteterapia fazendo uma Pós Graduação pela Faculdade Censupeg, ela conecta toda essa bagagem pessoal e profissional a uma atuação mais humanizada, onde o foco não está apenas na produção artística, mas principalmente no processo emocional vivido através dela.Por anos patrocinou o Café com Afeto, encontros onde convidava profissionais de diversas áreas para debate e informações de interesse público. Esses encontros ocorriam uma vez ao mês dentro do Museu Histórico de Cuiabá.
Além da nova formação, Isolda segue envolvida em movimentos culturais e sociais de Cuiabá, fortalecendo uma atuação que une arte, espiritualidade, sensibilidade e propósito humano.
Mesmo indo na contramão dos tempos atuais , ela defende a tese de que “a Beleza salvará o Mundo “ frase que vem do romance O Idiota (1869) do escritor russo Fiódor Destoiévski.
-
Cidades5 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Opinião4 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Opinião3 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Curtinhas5 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia19 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
Política5 dias atrásMauro Mendes destaca atuação de Jayme Campos para destravar Ferrovia Estadual de Mato Grosso
-
Polícia4 dias atrásPolícia Civil cumpre prisão de mulher investigada pela morte da filha bebê
-
Política19 horas atrásComissão aprova garantia de direitos e proteção a indígenas LGBTIA+ no Brasil



Você precisa estar logado para postar um comentário Login