em Cuiabá
SES realiza primeira captação de rins e córneas neste ano de 2025
Os órgãos captados beneficiam quatro pacientes que aguardam na fila para transplante de rim e córnea em dois Estados do Brasil
Saúde
A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, no último domingo (19.1), um procedimento de captação de dois rins e duas córneas no Hospital São Mateus, em Cuiabá. Uma equipe captadora veio de Goiânia (GO), com auxílio de uma aeronave de pequeno porte, fretada pelo Estado de Goiás.
Os órgãos captados beneficiam quatro pacientes que estão aguardando em fila para transplante de rim e córnea em dois Estados do Brasil.
“Sabemos que este é um momento delicado para as famílias que estão enlutadas pela perda de um ente querido, mas, graças à solidariedade delas e ao esforço das equipes da Central Estadual, Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país”, disse o secretário de saúde, Gilberto Figueiredo.
Esta é a primeira captação de múltiplos órgãos realizada este ano em Mato Grosso. Em 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos no Estado.
“Estamos sempre em busca de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Neste caso, em que há um doador, quatro pacientes que estão na fila de espera de transplante terão uma nova chance de vida”, acrescentou a secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, acrescenta que as equipes técnicas do Estado trabalham na conscientização sobre a doação de órgãos.
“As equipes da Central Estadual de Transplantes trabalham na conscientização sobre o processo de doação de órgãos na medida em que investem na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados do Estado. Às famílias doadoras, nossos profundos sentimentos de gratidão e respeito”, finalizou.
Atualmente, 50 hospitais em Mato Grosso estão habilitados para a captação de órgãos. Eles estão localizados nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste, Juína, Alta Floresta, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Colíder. Essas unidades contam com UTI, o que permite a conservação dos órgãos até a chegada das equipes responsáveis pela coleta.
Embora esses hospitais possam realizar a captação de órgãos, apenas quatro instituições estão autorizadas a realizar os transplantes em Mato Grosso: o Hospital São Mateus (transplante renal), o Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia (transplante de córneas), o Instituto da Visão (transplante de córneas) e o Hospital de Olhos (transplante de córneas).
Saúde
Ex-secretária de Saúde de Cuiabá é alvo de denúncia por supostos benefícios; Prefeitura nega irregularidades
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá denunciaram supostas irregularidades ao Site Afolhanews envolvendo a ex-secretária Danielle Carmona nos últimos dias à frente da pasta.
De acordo com os relatos, a ex-gestora teria se autolotado no próprio gabinete para garantir o recebimento do chamado “prêmio saúde”, no valor de R$ 2 mil. Além disso, também teria concedido a si mesma um período de 60 dias de férias.
A situação provocou revolta entre profissionais da rede municipal, principalmente da enfermagem. Segundo os denunciantes, a gestão costumava negar pedidos de férias superiores a 30 dias para servidores da linha de frente, sob a justificativa de falta de pessoal nas unidades de saúde.
Os servidores apontam ainda incoerência entre discurso e prática da administração municipal. Durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Pedregal, o prefeito teria afirmado que não autorizaria férias sem a devida substituição de profissionais, o que reforçou a percepção de tratamento desigual dentro da pasta.
Danielle Carmona é servidora efetiva do município e atua como enfermeira de carreira. Conforme os relatos, ela teria se beneficiado de decisões administrativas tomadas enquanto ainda ocupava o cargo de secretária.
Prefeitura nega irregularidades
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que não há irregularidades na situação funcional da ex-secretária.
Segundo o município, Danielle Carmona possui todos os direitos garantidos por lei, incluindo férias e benefícios como o prêmio saúde, desde que atendidos os critérios estabelecidos.
A gestão também informou que a lotação em gabinete é um ato administrativo regular, especialmente em períodos de transição, e que a permanência da servidora no local foi previamente alinhada com a atual direção da Secretaria.
Sobre os 60 dias de férias, a Prefeitura destacou que a concessão ocorreu dentro da normalidade administrativa e já havia sido informada anteriormente, não havendo qualquer excepcionalidade.

-
Cidades4 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Política5 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades5 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Política6 dias atrásGrupo de trabalho aprova relatório final sobre criminalização da misoginia
-
Opinião2 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política6 dias atrásConselho da Magistratura abre processo seletivo de remoção para oficiais de justiça
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil prende homem por descumprimento reiterado de medidas protetivas em Barra do Garças
-
Política5 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural


