Imunização
Secretaria de Saúde de Cuiabá orienta os pais para a vacinação dos filhos
Manter a caderneta de vacinação em dia é essencial para prevenir doenças graves e proteger a saúde coletiva
Saúde

A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para proteger a saúde da população, especialmente das crianças, que precisam manter suas cadernetas de vacinação atualizadas dentro dos prazos recomendados.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá reforça a importância de levar os pequenos aos postos de vacinação, assegurando que estejam imunizados contra diversas doenças. E para o conhecimento da população divulgamos os locais e horários de vacinação para diferentes vacinas:
Vacina BCG
Clínica da Família CPA I: Segunda a sexta, das 9h às 15h.
UBS Tijucal: Segunda a sexta, das 8h às 14h.
UBS Florianópolis/União: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
UBS Bela Vista/Carumbé: Segunda a sexta, das 9h às 15h.
UBS Nova Esperança: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
UBS Santa Isabel: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
UBS 1º de Março: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
UBS Novo Horizonte: Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
UBS Parque Ohara: Segunda a sexta, das 15h às 20h.
Outras UBS disponíveis para BCG: Grande Terceiro, Cidade Verde, CPA III, Residencial Coxipó III, Quilombo, Santa Terezinha, Pedra 90 I e II, Campo Velho, Jardim Leblon, Pico do Amor, Paiaguás, e Novo Colorado II.
Vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral (Tríplice Viral + Varicela)
Disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) às terças e quintas-feiras.
Vacina contra Febre Amarela
Locais de aplicação:
UBS Pico do Amor
UBS Bela Vista/Carumbé
UBS Jardim Imperial
UBS Campo Velho
UBS Cidade Verde
UBS Jardim Independência
UBS Quilombo
Outras UBS: Despraiado, Alvorada, Ilza Terezinha Picolli, CPA IV, Paiaguás, Pedra 90 I e II, Nico Baracat, São Gonçalo, Tijucal, São João Del Rey, Nossa Senhora da Guia, Rio dos Peixes e Águaçú.
Vacina Antirrábica Humana
Disponível de segunda a sexta-feira nos seguintes locais:
Clínica da Família CPA I
UBS Ilza Terezinha Picolli
UBS Jardim Florianópolis
UBS Paiaguás
UBS Pedra 90 IV e VI
UBS Tijucal
UBS Osmar Cabral/Liberdade
Outras UBS: Nico Baracat, Campo Velho, Bela Vista/Carumbé, Dom Aquino, Baú/Lixeira, Santa Isabel I, II e III, Ribeirão do Lipa e Despraiado.
A importância da vacinação
Manter a caderneta de vacinação em dia é essencial para prevenir doenças graves e proteger a saúde coletiva. As vacinas são seguras, eficazes e fundamentais para reduzir a incidência de doenças que podem ser fatais.
Os pais e responsáveis têm um papel fundamental nesse processo, garantindo que as crianças recebam as doses necessárias no tempo correto. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso de oferecer um atendimento de qualidade e convida toda a população a comparecer às unidades para vacinar suas crianças.

Saúde
Anvisa fará consulta pública para atualizar regulamentação da cannabis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará uma consulta pública com o objetivo de revisar a regulamentação que trata de produtos derivados da cannabis, planta popularmente conhecida como maconha.
A consulta foi aprovada na quinta-feira (26) pela diretoria colegiada da agência. A expectativa é que ela seja publicada nos próximos dias, com um link online por meio do qual será possível, aos interessados, apresentarem suas contribuições.
“A minuta de resolução ficará aberta por 60 dias e, durante este período, qualquer interessado poderá fazer contribuições à proposta de atualização da regulamentação feita pela Anvisa”, informou em nota a agência.
Entre as atualizações em planejamento estão algumas relacionadas a questões como atendimento às boas práticas de fabricação, vias de administração, publicidade de produtos, validade da autorização sanitária, prescrição, dispensação, importação de insumos para produção nacional, rotulagem, entre outros.
Segundo o relator, Rômison Rodrigues Mota, a regularização é o único caminho possível para a “comprovação da qualidade mínima” necessária aos produtos de cannabis.
“No Brasil, os produtos contendo derivados de cannabis podem ser regularizados em duas categorias distintas: como medicamento, seguindo as normas de comprovação de eficácia e segurança de medicamentos, ou como produto de cannabis, que têm um processo simplificado. Existe hoje, no país, apenas um medicamento de cannabis aprovado e 36 produtos de cannabis regularizados”, diz a nota da Anvisa.
Os produtos derivados da cannabis são regulamentados pela Resolução da Diretoria Colegiada 327/2019 – regramento que define as regras para que esses produtos possam ser autorizados no país e vendidos no varejo farmacêutico.
Foi também aprovado a abertura de um processo regulatório para revisar a Resolução RDC 660/2022, que trata da importação excepcional de produtos de cannabis para uso pessoal.
-
Polícia Federal16 horas atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia4 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Esporte5 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona
-
Polícia6 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Economia5 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Judiciário7 dias atrás
Mendonça vota para impedir Moraes e Dino em julgamento de Bolsonaro