PROGRAMA FILA ZERO

Governo de MT já realizou mais de 15 mil cirurgias eletivas em 2024

Neste ano, o programa passou a contar com 62 novos procedimentos, ofertando o total de 465 cirurgias em seu portfólio

Publicado em

Saúde

Foto: Secom-MT

O Governo de Mato Grosso já realizou, em 2024, 15.968 cirurgias eletivas por meio do programa Fila Zero na Cirurgia, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

O Fila Zero na Cirurgia é o maior programa de cirurgias eletivas já ofertado em Mato Grosso e realizou, ao todo, 53,5 mil procedimentos neste ano – um aumento de 62% em relação ao ano anterior, em que foram realizados cerca de 33 mil. 

Além das cirurgias eletivas, foram realizados 21.286 exames e 16.299 consultas por meio do programa. Em 2023, os números foram de 8.086 cirurgias, 18.129 exames e 7.026 consultas. 

O aumento significativo nos atendimentos reduziu o tempo de espera dos pacientes de 59 para 26 dias. Além disso, em 2024 o programa passou a contar com 62 novos procedimentos, chegando a ofertar o total de 465 cirurgias em seu portfólio. 

O Hospital Municipal de Novo São Joaquim se destaca na realização de diversas cirurgias do Programa Fila Zero. A secretária de saúde do município, Renata Martins de Oliveira, afirma que o programa transformou a vida da população. 

“Tenho muito orgulho de falar que a SES criou o melhor programa da história do SUS de Mato Grosso com o Fila Zero. Além de ajudar as pessoas, esse programa incentiva a gente [gestores municipais]. O SUS e o Fila Zero estão marcados no coração do nosso povo”, afirma. 

Manoel Benedito das Dores, de 65 anos, conseguiu realizar uma cirurgia para a retirada de pedra da bexiga por meio do Programa Fila Zero, após sete anos de espera. Ele conta que já havia perdido as esperanças de realizar a cirurgia, porque não conseguia vaga na rede pública de saúde.

“Me pediram 15 mil para tirar essa pedra, nos hospitais particulares. Então, graças a Deus me chamaram para vir para cá [Novo São Joaquim] e eu consegui fazer a cirurgia. No começo era só pedra na bexiga, depois viram que tinha a próstata também. Fui bem recebido no hospital e só tenho a agradecer”, conta.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressalta o impacto do programa na agilidade do atendimento aos pacientes.

“O Programa Fila Zero está fazendo a diferença na vida da população. Através dele, nós estamos reduzindo o tempo de espera e entregando um atendimento em saúde de qualidade e tecnológico. O nosso objetivo é reduzir cada vez mais o tempo de espera pelos procedimentos eletivos – sejam eles exames, consultas ou cirurgias”, afirma o secretário. 

Dentre os procedimentos incluídos recentemente estão a cirurgia bariátrica, a reparação para pacientes que já passaram pela bariátrica e a reparação para pessoas que sofreram queimaduras no corpo. 

O programa Fila Zero na Cirurgia, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde em 2023, tem como meta realizar 422.393 procedimentos em quatro anos, englobando consultas, exames e cirurgias eletivas.

O comprometimento do Governo do Estado com a Saúde também é demonstrado através do investimento no programa. Em 2024 foram investidos R$ 42,4 milhões. Em 2023, o valor foi R$ 25,2 milhões.

Sobre o programa Fila Zero

O total de investimento previsto para os quatro anos do programa Fila Zero na Cirurgia é de R$ 200 milhões, que serão usados para custear as cirurgias e outros procedimentos, ampliando o alcance e impacto do programa.

O Estado repassa os recursos previstos para os procedimentos contemplados pelo programa e, desta forma, os entes parceiros se beneficiam do incentivo para aprimorarem outros serviços prestados à população. 

São elegíveis para o programa as unidades públicas de saúde municipais e estaduais, unidades privadas e filantrópicas, associações denominadas como consórcios e parceiros (como o MT Saúde). 

Atualmente, o programa conta com a participação de 78 municípios e consórcios, o que fortalece a rede de atendimento, descentralizando os serviços e garantindo acesso a uma maior parcela da população.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Ex-secretária de Saúde de Cuiabá é alvo de denúncia por supostos benefícios; Prefeitura nega irregularidades

Publicados

em

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá denunciaram supostas irregularidades ao Site Afolhanews envolvendo a ex-secretária Danielle Carmona nos últimos dias à frente da pasta.

De acordo com os relatos, a ex-gestora teria se autolotado no próprio gabinete para garantir o recebimento do chamado “prêmio saúde”, no valor de R$ 2 mil. Além disso, também teria concedido a si mesma um período de 60 dias de férias.

A situação provocou revolta entre profissionais da rede municipal, principalmente da enfermagem. Segundo os denunciantes, a gestão costumava negar pedidos de férias superiores a 30 dias para servidores da linha de frente, sob a justificativa de falta de pessoal nas unidades de saúde.

Os servidores apontam ainda incoerência entre discurso e prática da administração municipal. Durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Pedregal, o prefeito teria afirmado que não autorizaria férias sem a devida substituição de profissionais, o que reforçou a percepção de tratamento desigual dentro da pasta.

Danielle Carmona é servidora efetiva do município e atua como enfermeira de carreira. Conforme os relatos, ela teria se beneficiado de decisões administrativas tomadas enquanto ainda ocupava o cargo de secretária.

Prefeitura nega irregularidades

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que não há irregularidades na situação funcional da ex-secretária.

Segundo o município, Danielle Carmona possui todos os direitos garantidos por lei, incluindo férias e benefícios como o prêmio saúde, desde que atendidos os critérios estabelecidos.

A gestão também informou que a lotação em gabinete é um ato administrativo regular, especialmente em períodos de transição, e que a permanência da servidora no local foi previamente alinhada com a atual direção da Secretaria.

Sobre os 60 dias de férias, a Prefeitura destacou que a concessão ocorreu dentro da normalidade administrativa e já havia sido informada anteriormente, não havendo qualquer excepcionalidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA