VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Aumento alarmante

Devido aumento de casos de dengue e chikungunya prefeito de Cuiabá decreta Emêrgencia na Saúde

A medida ficará em vigor por até 60 dias,

Publicado em

Saúde

Foto: Reuters/Paulo Whitaker

Abílio Brunini (PL), decretou situação de emergência na Saúde Pública nesta quinta-feira,23, em razão do crescimento expressivo nos casos de arboviroses, como dengue e chikungunya.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de dengue aumentaram 200%, enquanto os de chikungunya dispararam em 2.000%, o que levou a cidade a registrar uma evolução preocupante dos números.

O boletim epidemiológico, divulgado entre 29 de dezembro de 2024 e 18 de janeiro de 2025, mostrou um aumento de 204% nos casos confirmados de dengue e um alarmante 1.913% nos casos de chikungunya.

Além disso, a circulação do vírus Oropouche, que também representa uma ameaça, foi identificada na capital.

O decreto de emergência permitirá que a Prefeitura de Cuiabá tome medidas imediatas, como a aquisição de insumos e materiais necessários para o controle das doenças, além da contratação de serviços sem licitação.

A medida tem o objetivo de conter a proliferação das doenças e evitar uma possível epidemia.

O prefeito Abílio já havia alertado sobre a situação crítica, mencionando a lotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Anvisa determina recolhimento nacional de lotes de creme hidratante

O órgão regulador determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e uso dos produtos afetados

Publicados

em

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Anvisa confirmou o recolhimento de três lotes do creme hidratante Fisiogel A+E Loção (475 ml), fabricado pela Megalabs Farmacêutica S.A. O recolhimento foi iniciado pela própria fabricante, que identificou alterações no aspecto físico do produto. Os lotes afetados são:

  • Lote 241154
  • Lote 241155
  • Lote 241156

A empresa solicitou a retirada desses lotes do mercado em outubro de 2024, antes mesmo da decisão oficial da Anvisa. O órgão regulador determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e uso dos produtos afetados.

De acordo com a Megalabs, os lotes apresentaram alteração na aparência, o que pode indicar comprometimento da qualidade. A Anvisa alerta que modificações na textura ou coloração de cosméticos podem resultar em reações adversas, como irritações cutâneas e alergias, principalmente em pessoas com pele sensível.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA