Bem-estar
Confira quatro sucos naturais que limpam as artérias e previnem o colesterol alto
Os níveis de colesterol controlados é fundamental para a saúde cardiovascular e para prevenir doenças como infarto e derrame
Saúde

Sabemos que manter os níveis de colesterol controlados é fundamental para a saúde cardiovascular e para prevenir doenças como infarto e derrame. A adoção de uma rotina alimentar saudável, incluindo bebidas com propriedades nutricionais benéficas, é parte importante para a redução das taxas e proteção das artérias.
A prevenção do colesterol alto começa com a adoção de hábitos saudáveis, principalmente em relação à alimentação e à prática de atividades físicas. Manter uma dieta equilibrada, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, é uma das principais estratégias. Para alguns pacientes, o uso de medicamentos também pode ser necessário.
Veja os tês sucos naturais que ajudam nesses casos
1 – Suco de laranja com berinjela
A berinjela é uma excelente fonte de fibra solúvel. O consumo dela contribui para a eliminação do colesterol pelas fezes. A laranja entra na receita para tornar o suco mais agradável ao paladar, além de ajudar a melhorar a imunidade por meio da vitamina C.
Modo de preparo: bata no liquidificador 1 berinjela (200g) com casca e 200 ml de suco puro de laranja.
2 – Suco de uva
A fruta possui resveratrol, que tem ação antioxidante e anticancerígena, além de ajudar na renovação celular do organismo.
Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 copo de uvas roxas com 1/2 copo de água. O ideal é não coar e nem adoçar.
3 – Suco de tomate
Rico em potássio, ele atua na transmissão dos impulsos nervosos cardíacos e no transporte de nutrientes para o interior das células, além de ter licopeno, que diminui o LDL, conhecido como colesterol ruim.
Modo de preparo: bater no liquidificador 3 tomates maduros com casca, 150 ml de água e temperar com sal, pimenta-preta e louro em pó.
4 -Suco de melancia
A melancia é rica em antioxidantes que protegem as artérias dos danos do LDL. O consumo da fruta ajuda na diminuição das placas de gordura no organismo.
Modo de preparo: bata 2 fatias de melancia com casca e tome em seguida.
Saiba que o colesterol alto tende a ser silencioso, manifestando sintomas apenas quando as artérias já estão comprometidas, dificultando a circulação adeqauda do sangue devido ao acúmulo de gordura.
Fique atento entre os sinais que podem indicar colesterol alto, estão:
- Dor ou desconforto no peito;
- Falta de ar;
- Fadiga após esforço físico;
- Dores nas pernas ao caminhar;
- Inchaço nos pés;
- Queda de pelos nas pernas;
- Pele fria e palidez nos dedos.

Saúde
Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o primeiro lote de insulinas produzidas por meio do programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que faz parte da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. O país voltará a fabricar o medicamento 100% nacional, por meio de transferência da tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt, com base em um acordo com o laboratório público Fundação Ezequiel Dias (Funed) e com a empresa brasileira Biomm.
O ministro Alexandre Padilha participou do evento de entrega do lote com 207.385 mil unidades do medicamento, sendo 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH, na fábrica da Biomm, em Nova Lima (MG).
“Depois de mais de duas décadas sem produzir insulina humana, o Brasil retoma essa fabricação para ser entregue ao Sistema Único de Saúde e contribuir com a saúde da população”, destacou Padilha. “É o Brics acontecendo na realidade, mudando a vida da população brasileira e gerando emprego, renda e tecnologia aqui em Minas Gerais”, acrescentou, em referência ao bloco econômico que reúne grandes países do chamado Sul Global, incluindo a Índia, país que viabilizou a parceria.
Segundo a pasta, após a transferência total da tecnologia, o Brasil produzirá 50% da demanda relacionada às insulinas NPH e regular no SUS.
“Uma iniciativa como essa traz segurança aos pacientes de que, independentemente de qualquer crise — como a que vivemos durante a pandemia —, o país tem soberania na produção desse medicamento tão importante. Cerca de 10% da população brasileira tem diabetes, e parte dessas pessoas precisa usar insulina. Isso garante tranquilidade, segurança e estabilidade tanto para o SUS quanto para os cidadãos que dependem do medicamento”, reforçou Padilha.
A iniciativa conta com investimentos de R$ 142 milhões na aquisição da tecnologia, e cerca de 350 mil pessoas com diabetes serão beneficiadas. Os contratos preveem a entrega para a rede pública de 8,01 milhões de unidades de insulina, entre frascos e canetas, em 2025 e 2026.
A partir da aquisição inicial, de acordo com o Ministério da Saúde, terá início o processo de transferência de tecnologia, conforme previsto nas diretrizes da PDP. Ao final da transferência, a produção do medicamento será totalmente brasileira, com a Funed e a Biomm capacitadas para fabricar o medicamento no país e abastecer o SUS de forma autônoma.
Nas PDPs, instituições públicas e empresas privadas compartilham responsabilidades para a produção nacional do insumo farmacêutico ativo (IFA) e do produto objeto de PDP, em um processo de transferência de tecnologia reversa. A transferência é efetivada por meio de etapas que incluem a realização de embalagens, controle de qualidade dos insumos, produção do produto acabado e do Insumo Farmacêutico Ativo no Brasil, possibilitando, assim, a produção local do medicamento que será fornecido ao SUS.
Tratamento no SUS
O SUS oferece assistência integral às pessoas com diabetes, desde o diagnóstico até o tratamento adequado, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. A porta de entrada para o cuidado é a Atenção Primária à Saúde, que realiza o acompanhamento contínuo por meio de equipes multiprofissionais. Atualmente, são ofertados quatro tipos de insulinas: insulinas humanas NPH e regular e insulinas análogas de ação rápida e prolongada, além de medicamentos orais e injetável para diabetes mellitus.
-
Esporte5 dias atrás
João Pedro marca dois e tira Fluminense da Copa do Mundo de Clubes
-
Política4 dias atrás
Assembleia Legislativa aprova em primeira votação projeto que altera o Fethab
-
Opinião5 dias atrás
Rombo Bilionário no Banco Central Expõe a Fragilidade Cibernética do Brasil
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Civil conclui inquérito sobre morte de estudante e indicia médico por homicídio culposo
-
Esporte4 dias atrás
Vitória anuncia contratação do técnico Fabio Carille
-
Cidades1 dia atrás
Projeto executado pela Secretaria de Agricultura é exemplo para Rondônia
-
Saúde5 dias atrás
Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim
-
Política5 dias atrás
Deputado Thiago Silva tem ampla produção legislativa na ALMT