VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Medidas Emergências

Casos de Chikungunya em Cuiabá aumentaram assustadoramente

Prefeitura decretou estado de emergência e lançou ações para combater a epidemia de arboviroses

Publicado em

Saúde

Foto: Reuters/Paulo Whitaker

Prefeito de Cuiabá Abilio Brunini, juntamente com a secretária de Saúde, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, assinou  o decreto de estado de emergência na área da Saúde Pública da Capital, em razão do risco de epidemia de arboviroses, e estabelece outras providências.

A medida considera o cenário epidemiológico atual que aponta um aumento expressivo de casos notificados de dengue, chikungunya e outras arboviroses em âmbito municipal, conforme registrado pelo Sistema de Vigilância em Saúde.

De acordo com o Boletim Epidemiológico referente às semanas 01 a 03 (de 29/12/2024 a 18/01/2025), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Cuiabá registrou um aumento de 204,5% nos casos confirmados de dengue e 1.913,3% nos casos confirmados de chikungunya, o que demonstra a urgência de uma intervenção emergencial para conter a crise.

Números podem ser maiores

Abilio Brunini afirmou que há subnotificação de dados, o que significa que esses números podem ser consideravelmente maiores do que os já contabilizados.

O Prefeito emitiu um decreto que  permite a implementação de medidas emergenciais. São elas: aquisição de insumos essenciais, limpeza de terrenos baldios, campanhas de conscientização e mobilização social.

A Secretaria Municipal de Saúde dará prioridade à realização de exames laboratoriais, reforçará os atendimentos nas unidades de saúde e promoverá ações educativas para conter a disseminação das doenças. O decreto entrou em vigor nesta quinta-feira (22) e terá validade de 60 dias. As ações e serviços públicos voltados à contenção da emergência serão coordenados pela SMS, por meio da instalação de um Comitê de Operações Emergenciais, que será responsável pelo monitoramento da situação e pela tomada de decisões quanto às medidas necessárias.

Canal de emergência

Abílio anunciou ainda a criação de um canal de emergência, que será implantado no site oficial da Prefeitura. Por meio desse canal, os munícipes poderão denunciar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Essa ação será realizada em parceria com a Defesa Civil, que ficará responsável por ir até os locais denunciados e fiscalizar as condições relatadas.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Anvisa determina recolhimento nacional de lotes de creme hidratante

O órgão regulador determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e uso dos produtos afetados

Publicados

em

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Anvisa confirmou o recolhimento de três lotes do creme hidratante Fisiogel A+E Loção (475 ml), fabricado pela Megalabs Farmacêutica S.A. O recolhimento foi iniciado pela própria fabricante, que identificou alterações no aspecto físico do produto. Os lotes afetados são:

  • Lote 241154
  • Lote 241155
  • Lote 241156

A empresa solicitou a retirada desses lotes do mercado em outubro de 2024, antes mesmo da decisão oficial da Anvisa. O órgão regulador determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e uso dos produtos afetados.

De acordo com a Megalabs, os lotes apresentaram alteração na aparência, o que pode indicar comprometimento da qualidade. A Anvisa alerta que modificações na textura ou coloração de cosméticos podem resultar em reações adversas, como irritações cutâneas e alergias, principalmente em pessoas com pele sensível.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA