3ª dose
Prefeito baixa novo decreto anunciando dose de reforço com intervalo de 120 dias
Várzea Grande começa a aplicar a dose antecipada já a partir de amanhã terça-feira (14)
Política
O prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat determinou para a secretaria Municipal de Saúde a redução para quatro meses ou 120 dias no intervalo entre a segunda e a dose de reforço e solicitou novamente que fosse formalizado a CIB e ao Ministério da Saúde a vacinação das crianças de 5 anos acima, bem como a possibilidade da quarta dose diante da nova onda da COVID pela variante Ômicron que tem se demonstrado de maior propagação, mas de menor poder ofensivo.
“Na semana passada, durante a CIB da qual participou o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, foi informada a posição da Secretaria de Estado de Saúde pela redução de 150 dias ou 5 meses de intervalo entre a segunda e a dose de reforço para 120 dias ou 4 dias e queremos avançar ainda mais”, disse Kalil.
A medida vale para todos os públicos já imunizados contra o coronavírus. Várzea Grande começa a aplicar a dose antecipada já a partir de amanhã terça-feira (14).
Um novo decreto de 102/2021, foi baixado, mantendo Situação der Emergência, vetando a realização de eventos e festas públicas e mantendo restrições para as festas privadas como 70% da capacidade local, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social e principalmente fiscalização das forças policiais do Estado e de Várzea Grande, bem como da Vigilância Sanitária e em Saúde.
“É preciso que haja um equilíbrio, pois, a COVID 19 não passou e novos surtos não estão descartados, o que representa dizer, mais investimentos em saúde, mais leitos hospitalares, mais profissionais, enfim todas as exigências que uma pandemia requer, por isso, todo cuidado é pouco e as exigências vão continuar pelo bem de todos, pois já temos um óbito na Europa decorrente da Ômicron”, alertou o prefeito.
Nos dias 24 e 25, não haverá pontos abertos de vacinação e nem nos dias 31 e 1º de 2022. Neste próximo sábado (18) faremos uma ação especial, no Parque Berneck, em sistema drive thru, das 8h às 16 h.
O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, também tomou várias decisões, em relação à aplicação da vacina contra a Covid-19, para este final de ano. “Após reunião com as equipes técnicas, decidimos manter até o final do ano, 16 pontos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, onde abrimos também a UBS do Água Vermelha, cuja aplicação se dará no horário de expediente de cada unidade.
Segundo o secretário, a decisão de antecipar a aplicação da dose de reforço (de cinco para quatro meses) se deve ao risco de circulação de novas variantes e à baixa procura da população pela segunda dose e dose de reforço com o prazo que estava vigente. “Como Várzea Grande avança nos índices de aplicação, da primeira e segunda dose, queremos vacinar ainda mais a nossa população e nivelar os índices das três doses, e ter a certeza de que o várzea-grandense estará mais protegido da pandemia.
Várzea Grande aguarda decisão ainda dos Governos Federal e Estadual, para também vacinar crianças de 5 a 11. “Acreditamos que esta parcela da população também deve ser vacinada, ainda mais com a nova variante se espalhando pelo mundo todo. Acreditamos que esta decisão será tomada ainda no início do próximo ano. Aí sim ficaremos mais protegidos. Defendo e está mais do que comprovado que a vacina garante proteção para se evitar contrair formas mais graves do novo coronavírus e até mesmo impedir que as pessoas venham a óbito”, disse Gonçalo.
Unidades de Saúde
(Segunda a sexta-feira, 08 as 10:45 horas e das 13 às 16 horas)
Centro Saúde Nossa Senhora da Guia;
Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;
Centro de Saúde Água Limpa (Maçonaria);
Clínica Atenção Primária Jd Glória;
Clínica de Atenção Primária 24 de dezembro;
Clínica de Atenção Primária Parque do Lago;
ESF Jardim Manaira;
ESF Ouro Verde;
Policlínica Atenção Primária Cristo Rei;
Policlínica Marajoara;
PSF Capão;
UBS Santa Isabel;
UBS Cabo Michel;
UBS São Mateus
UBS Aurília Curvo;
UBS Água Vermelha
Política
Expedição Justiça Sem Fronteiras marca recomeços com divórcio e casamento em Palmarito

A 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras transformou histórias e realizou sonhos na comunidade de Palmarito, em Vila Bela da Santíssima Trindade (594 km de Cuiabá).
Enquanto a dona de casa Juscilene Massaré, de 48 anos, conseguiu oficializar o divórcio que aguardava há dois anos, o casal Edalina Tomicha e Cornelho Neto deu entrada no casamento civil após cerca de 30 anos de convivência.
Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Justiça Comunitária, a Expedição Justiça Sem Fronteiras leva serviços de cidadania, orientação jurídica e acesso à Justiça para comunidades localizadas na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.
Um novo começo

“Assim que ele saiu de casa eu já queria resolver isso, mas não foi possível. Eu trabalhava muito, tinha meu filho menor para cuidar e não tinha condições de viajar. Eu ficava muito triste com essa situação. Então, conseguir resolver isso hoje é só felicidade”, afirmou.
A assessora de gabinete Juliana de Paula relata que a conciliação permitiu resolver rapidamente uma situação que poderia levar meses para ser concluída. “Ela nos procurou informando que já estava separada de fato há dois anos e que o ex-cônjuge concordava com o divórcio. Como ele não estava presente, realizamos uma audiência por videoconferência com a participação do magistrado e do defensor público. Em menos de uma hora conseguimos resolver uma situação que poderia levar meses para ser concluída”, detalhou.
O sonho do casamento
Se para Juscilene o momento representou o encerramento de um ciclo, para Edalina Tomicha e Cornelho Neto simbolizou a realização de um sonho antigo. Moradores da comunidade, eles aproveitaram a passagem da expedição por Palmarito para dar entrada na habilitação do casamento civil.
“Nós somos moradores daqui e, quando ficamos sabendo dos atendimentos, viemos. Eu me sinto muito feliz. Faz muito tempo que ele fala sobre nos casarmos no civil”, contou Edalina.
“Eu amo minha mulher e quero casar com ela. Essa oficialização tem um valor muito grande para nós”, completou Cornelho.

Próximas etapas
A programação da Expedição Justiça Sem Fronteiras segue para o distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, nos dias 14 e 15 de junho.
A última etapa será realizada no distrito de Vila Picada, em Porto Esperidião, nos dias 17 e 18 de junho.
Autor: Emily Magalhães
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
Agricultura6 dias atrásClima extremo amplia perdas bilionárias no campo e pressiona sistema de seguros
-
Política5 dias atrásMotta destaca aprovação pela Câmara de acordos internacionais
-
Política6 dias atrásFórum de Feliz Natal abre edital para doação de bens móveis inservíveis
-
Cidades7 dias atrásPlayground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
-
Opinião6 dias atrásPF mira desembargador, deputado e advogado em operação contra venda de sentenças no TJMT
-
Política5 dias atrásPlínio defende autonomia do Banco Central e proteção ao Pix
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil autua homem em flagrante por homofobia, ameaça e perseguição em Cuiabá
-
Política6 dias atrásComissão aprova proposta que veda propaganda com apelo sexual em eventos esportivos

