VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Política

Deputado Chico Guarnieri solicita veículos para transporte de pacientes de Rio Branco e Porto Esperidião

Publicado em

Política


Com o objetivo de melhorar o atendimento na área da saúde para a população de Rio Branco e Porto Esperidião, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) enviou ao Governo de Mato Grosso as solicitações de uma ambulância e também de um outro veículo, destinado aos pacientes renais.
O parlamentar relatou que a demanda (Indicação nº 854/2025) pela ambulância foi informada pela Câmara Municipal de Rio Branco, que buscou apoio do Estado para resolver a carência de transporte adequado e eficiente para o atendimento emergencial de saúde à população.

Guarnieri explicou que, atualmente, o município não conta com uma ambulância e, assim, é preciso recorrer aos municípios vizinhos, como Salto do Céu e Lambari D’Oeste. Essa medida pode sobrecarregar os recursos dessas cidades próximas, gera um atraso nos serviços de saúde e expõe os demais pacientes a risco.

“A ausência de uma ambulância própria compromete a agilidade no atendimento à população. Então, disponibilizar o veículo adequado para o transporte de pacientes emergenciais é, portanto, uma medida essencial do atendimento à saúde e para garantir que a população tenha acesso a um serviço mais ágil, seguro e eficaz”, detalhou.

Pacientes renais – O outro pedido é de um veículo adequado para o transporte dos pacientes renais de Porto Esperidião (Indicação nº 852/2025) que fazem hemodiálise em Cáceres. As cidades ficam distantes 107 quilômetros. Segundo a Prefeitura, o Município disponibilizou um automóvel para essas viagens constantes. Porém, não atende às necessidades dessas pessoas. Por isso, a própria gestão municipal solicitou ao deputado um apoio com o Estado.

“Esse transporte, uma minivan ou micro-ônibus, para os pacientes em hemodiálise exige um veículo adequado, como um micro-ônibus ou uma van, com climatização eficiente, assentos confortáveis e um ambiente seguro e higiênico. Esses cuidados são essenciais para garantir o bem-estar físico e psicológico dos pacientes durante o trajeto; prevenindo riscos à saúde e oferecendo mais dignidade ao atendimento”, reforçou Guarnieri.

Os pedidos do deputado estadual foram apresentados na sessão plenária dequarta-feira (26) e serão encaminhados à Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Fonte: ALMT – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

CRM-MT protocola pedido de cassação contra vereador de Várzea Grande

Publicados

em


O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) protocolou, nesta quarta-feira (12.03), o pedido para abertura de um processo pedindo a cassação do mandato do vereador por Várzea Grande, Kleberton Feitosa. Na semana passada, o parlamentar invadiu áreas restritas do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG), constrangeu e difamou uma médica que atendia no local.

Além do processo no âmbito do Poder Legislativo, a entidade prepara uma série de ações judiciais que serão propostas em breve contra o político.

Presidente do CRM-MT, Diogo Sampaio destacou que, após a análise das imagens do circuito interno do HPSMVG, ficou constatado que a médica acusada falsamente pelo vereador de abandonar o plantão, não saiu da unidade em nenhum momento. “Ela cumpriu com seu plantão e nós levantamos que ela estava realizando os atendimentos aos pacientes da unidade”.

As imagens, explicou Sampaio, mostram a médica na sala de descanso do hospital no momento em que o vereador está à sua procura. “O que aconteceu é que, ao ouvir o vereador gritando pelos corredores, a profissional, muito assustada e constrangida, se escondeu no banheiro da sala de descanso. Ela sai de lá após a chefia da unidade telefonar para a médica e garantir que estava ali para a defender. Ela volta ao consultório e o vereador, instantes depois, invade a sala”.

Diante de todos os fatos, o presidente do Conselho ressaltou que está claro que o vereador mente ao alegar que a profissional não estava no hospital e que, diante deste caso de assédio, intimidação e constrangimento, houve quebra de decoro por parte do político.

Sampaio afirmou que as recentes declarações do presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, que saiu em defesa de Feitosa e descartou antes mesmo de analisar o caso a abertura de um processo contra o parlamentar serão acompanhadas pela autarquia.

“Se ele, de alguma forma, impedir o andamento do nosso requerimento por parte da Comissão de Ética da Câmara, iremos ingressar com ações judiciais contra ele, porque isso poderia configurar, em tese, o crime de prevaricação. Estaremos bem atentos ao desenrolar deste caso e vamos até as últimas consequências. Esta violência contra os médicos vai acabar”, salientou.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA