Mato Grosso

Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 13 na Capital

Publicado em

Mato Grosso

Da Redação 

Desde do dia 10 de fevereiro, 67 salas de vacinas estão funcionando em toda a cidade. A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Cuiabá segue até o próximo dia 13 (sexta-feira). O público alvo é a população de cinco a 19 anos e ainda os bebes de 06 a 11 meses, que não tomaram a dose extra preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), devem tomar a ‘Dose Zero’.

“Pedimos à população que compareça aos postos para garantirmos que o ciclo do calendário vacinal fique completo contra essa grave doença”, reforça a Responsável Técnica (RT) de Imunização da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Sandra Horn.  

Em toda a cidade estarão funcionando 67 salas de vacinas, incluindo três na área rural – no Distrito da Guia, Aguaçu e Rio dos Peixes -, que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco. O horário de atendimento em todas elas será das 07h30 às 11h e das 13h às 16h30.

As próximas etapas da Campanha Nacional, bem como as demais faixas etárias serão divulgadas conforme calendário do Ministério da Saúde.

SARAMPO

Já considerado erradicado no Brasil desde 2016, este ano, o Sarampo voltou a ser notificado devido à baixa cobertura vacinal. Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre alta, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

Dois ou três dias depois do início dos sintomas formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos. Entre três a cinco dias depois do início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face e daí se espalha para o resto do corpo.

Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarréia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia. A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença, diminuindo em 75% o número de mortes.

 

Foto: Divulgação/Ilustrativa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Mato Grosso

TJMT suspende expediente no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo

Publicados

em


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso não terá expediente na segunda-feira (29), por conta do jogo da Seleção Brasileira de Futebol na fase eliminatória da Copa do Mundo FIFA 2026. A partida está prevista para começar às 13h (horário local).

A medida leva em consideração o horário do jogo e a necessidade de organizar o expediente forense.

Os prazos processuais com vencimento no dia 29 de junho ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, conforme previsto no artigo 224, § 1º, do Código de Processo Civil. A regra também vale para prazos regimentais e administrativos.

Apesar da suspensão, os serviços essenciais, as atividades urgentes e inadiáveis e o plantão judiciário continuarão funcionando normalmente, seguindo as normas específicas de cada serviço.

.Portaria 901/2026-PRESI

Autor: Roberta Penha

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA