Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Secel abre inscrições para competições escolares do Meeting Paralímpico 2025

Publicado em

Mato Grosso


A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) está com inscrições abertas para as competições escolares do Meeting Paralímpico 2025, que será realizado no dia 3 de maio, em Cuiabá e Várzea Grande. Durante o evento, que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os estudantes de Mato Grosso podem competir nas modalidades de atletismo, bocha, natação e tênis de mesa. Inscrições aqui.

A competição escolar é voltada para atletas com deficiência, de 11 a 17 anos (nascidos entre 2007 e 2014), matriculados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de propiciar a inclusão e iniciação esportiva aos estudantes, a competição serve como seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares.

As provas de atletismo e natação serão realizadas em Cuiabá, no Centro Olímpico de Treinamento (COT) e no Parque Aquático, respectivamente, ambos localizados na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Já as modalidades de bocha e tênis de mesa acontecem no Ginásio Fiotão, em Várzea Grande.

O Meeting Paralímpico envolve ainda disputas na categoria de Alto Rendimento, para atletas com idade mínima de 14 anos, nas modalidades de atletismo, halterofilismo e natação.

O evento contempla também as Paralimpíadas Universitárias, as Paralimpíadas Militares e as disputas Intercentros, estas últimas voltadas para crianças de 7 a 10 anos dos Centros de Referência Paralímpicos no Estado.

Para o secretário da Secel, David Moura, a parceria na realização do evento reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso para fortalecer o paradesporto no Estado.

“Mais do que competição, essa iniciativa do CPB visa incentivar, desde cedo, a prática esportiva a pessoas com deficiência. Para nós, da Secel, é uma satisfação realizar essa parceria, ajudar nas inscrições e no evento, promovendo a inclusão e a descoberta de novos talentos para o esporte paralímpico brasileiro”, conclui o secretário.

Serviço | Meeting Paralímpico 2025

Data do evento em Cuiabá: 3 de maio

Inscrições para competições escolares: até 12 de março

Formulário de inscrição: www.secel.mt.gov.br/-/meeting-paralimpico-2025

Fonte: Governo MT – MT



COMENTE ABAIXO:

Mato Grosso

Seduc lança Operação Saeb para preparar estudantes para avaliação da educação básica de MT

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, na manhã desta quarta-feira (26.3), a Operação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, com a presença de estudantes das 29 escolas militares do Estado.

A ação busca iniciar a mobilização nas escolas estaduais com foco na realização da avaliação Saeb. Os resultados dos exames irão ajudar no desenvolvimento das políticas públicas educacionais.

Na oportunidade, os estudantes foram conscientizados sobre a importância da avaliação de desempenho para o desenvolvimento educacional e proporcionar estratégias para um melhor aproveitamento na prova.

O Saeb tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir com a formulação de políticas públicas que contribua com projetos de intervenção pedagógica que favoreça a aprendizagem nas unidades escolares.

Participaram do lançamento da operação cerca de 1.200 estudantes do 3º ano do ensino médio e 9º ano do ensino fundamental de escolas militares, além de professores, gestores e os 13 diretores das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

O secretário Alan Porto reforçou o compromisso com a qualidade da educação e incentivou os estudantes a se dedicarem ao Saeb.

“Em 2019, começamos com oito escolas militares; hoje, somos 29 unidades com mais de 20 mil estudantes. Porém, no meio do caminho, demos outro passo, que foi criar as escolas cívicos-militares. Queremos chegar até o final de abril a 130 escolas militares e cívicos-militares, atendendo em torno de 90 mil estudantes”, pontuou.

A secretária adjunta de Regime de Colaboração, Nágila Brandão, completou dizendo que o futuro de Mato Grosso é o estudante de hoje. “O que esperamos de vocês é o estudo. Aqui estão os futuros coronéis, futuros juízes, médicos, professores. Então, aproveitem essa operação, se preparem e estudem para a avaliação Saeb”, disse.

Também participaram do evento o comandante geral adjunto da Polícia Militar, coronel André Wilian Dorileo; comandante geral do Corpo de Bombeiros representado pelo diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Josiel Borges da Silva; capitão dos Portos de Fragata, Carlos Eduardo Corrêa; Diretor de ensino, Instrução e pesquisa da Polícia Militar, coronel Óttoni Cezar Castro; diretor da Escola Estadual Dom Pedro II, coronel Sandro dos Santos Caillava; e o capitão Rodrigues, do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada.

Fonte: Governo MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA