Mato Grosso
Polícia Civil apreende menores identificados como autores de latrocínio de motorista de aplicativo
Mato Grosso
O crime de latrocínio (roubo seguido de morte) ocorrido no sábado (1º.3), que vitimou um motorista de aplicativo em Cuiabá, foi esclarecido pela Polícia Civil neste domingo (2.3), com a identificação e apreensão de dois adolescentes envolvidos no crime.
A apreensão foi realizada em ação conjunta dos policiais da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA) e da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI).
Os menores, de 16 e 17 anos, foram identificados como os autores do crime que tirou a vida do motorista de aplicativo, Rainerio Gabriel Hohling, de 69 anos, após um deles ser encontrado em posse do celular da vítima. Eles responderão pelo ato infracional análogo a latrocínio.
As investigações iniciaram depois que a equipe da DHPP foi acionada para atender a ocorrência de encontro de cadáver na região do Cinturão Verde, no bairro Tijucal, em Cuiabá. A vítima foi encontrada em um local ermo, com diversas lesões pelo corpo, indicando se tratar de crime praticado com extrema violência. O motorista foi atingido com pedradas e também atropelado pelos suspeitos.
Logo no início das investigações, foi descoberto que a vítima era motorista de aplicativo e que possivelmente os autores tinham cometido o crime com intenção de roubar o veículo, sendo acionada a equipe da DERFVA para atuar nas diligências. O veículo da vítima foi localizado logo em seguida, atolado, a cerca de dois quilômetros do local em que o corpo foi localizado.
Em continuidade as diligências, as equipes policiais conseguiram levantar informações de que um dos possíveis suspeitos estaria em um clube na região do bairro Pedra 90. No local, os policiais encontraram o menor, de 16 anos, em posse do celular da vítima. Questionado sobre os fatos, ele confessou a autoria do roubo seguido de morte e também indicou o nome do seu comparsa, que também foi localizado na mesma região.
Os dois menores foram apreendidos, conduzidos à DERFVA, ouvidos pelo delegado Ricardo Franco e autuados pelo ato infracional de latrocínio (roubo seguido de morte), sendo também representado pelo mandado de internação dos adolescentes.
“Foi uma ação de muita violência, em que os adolescentes agiram com muita crueldade. A DERFVA agiu de forma ágil e técnica, conseguindo rapidamente identificar os autores e dar uma resposta à sociedade com a apreensão dos envolvidos”, disse o delegado.
A ação integra os trabalhos do Programa Tolerância Zero, idealizado pelo Governo de Mato Grosso, para combate às facções criminosas e à atuação do crime organizado.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Academia Mato-grossense de Letras celebra a ancestralidade e literatura negras em edição do projeto Casa Aberta
A Academia Mato-grossense de Letras vai se transformar em um palco de celebração da ancestralidade, arte e literatura negras na edição de novembro do projeto Casa Aberta, que ocorre nesta quinta-feira (13.11), das 18h às 21h30. Com entrada gratuita, a iniciativa, realizada mensalmente, é viabilizada com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Nesta edição o tema é “A Voz da Pele”, inspirada no Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro. A variada programação inclui a exposição “Grandes Heroínas Negras”, bate-papo com a escritora e poeta Luciene Carvalho, pocket show “Sankofa” de André D’Lucca, Rota da Ancestralidade na Casa Barão, entre outras atividades.
O bate-papo com Luciene Carvalho será realizado às 18h15. A escritora e poeta negra, que está em seu segundo mandato como presidente da AML, é autora de 15 livros. Ela se projetou também como a primeira mulher negra a presidir uma Academia de Letras no Brasil.
A literatura de Luciene Carvalho já conquistou visibilidade nacional e internacional, sendo também referência para o ensino universitário em Mato Grosso. Em sua produção prevalece um engajamento espontâneo com forte pegada social em defesa das literaturas e culturas da população negra. Ao longo desta edição do Casa Aberta, Luciene vai distribuir edições digitais do seu livro “Na Pele”.
Em seguida, o ator, dramaturgo, diretor e cenógrafo André D’Lucca apresenta o pocket show “Sankofa”. Baseado em um dos seus espetáculos mais recentes, a peça promove um resgate ancestral e letramento racial.
A atividade seguinte é a “Rota da Ancestralidade na Casa Barão”, conduzida por Cristóvão Luiz, militante da cultura negra em Mato Grosso. Na AML, Cristóvão vai atuar como um ‘Griô’, expressão da África Ocidental, que identifica um mestre e guardião da memória e da tradição oral.
Haverá ainda a exibição do curta-metragem “Como ser racista em 10 passos”, concebido e dirigido por Isabela Ferreira. O filme mostra a realidade cotidiana de pessoas negras comumente afetadas pelo racismo estrutural, por atitudes que vão além do verbalmente dito.
Do início a final do evento, no pátio externo, o público terá oportunidade de exercitar a escrita, redigindo mensagens e pequenos poemas na instalação artística ‘Sopa de Letrinhas’.
Já no salão social, acontece a exposição “Grandes Heroínas Negras”, que destaca a história de importantes mulheres negras, como a líder quilombola Tereza de Benguela, e as escritoras Carolina Maria de Jesus e Luciene Carvalho, entre outras. A mostra é uma iniciativa do Coletivo Negro Universitário (CNU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Ao final do evento, além de música com DJ, o microfone é aberto para participação do público. O evento é realizado na Academia Mato-grossense de Letras, localizada na Casa Barão, na rua Barão de Melgaço, bairro Centro Norte, em Cuiabá.
(Com informações da Assessoria)
Fonte: Governo MT – MT
-
Política6 dias atrásJuca do Guaraná expressa apoio à deputada Janaina Riva após episódio de importunação
-
Política6 dias atrásJuca do Guaraná expressa apoio à deputada Janaina Riva após episódio de importunação
-
Política7 dias atrásDeputado busca lternativas de crédito para reconstrução do Shopping Popular com Desenvolve MT
-
Política6 dias atrásSummit Animal debate na Assembleia Legislativa seis eixos da causa animal
-
Política7 dias atrásWilson Santos sustenta voto favorável ao reajuste salarial de servidores do Judiciário de MT
-
Entretenimento6 dias atrásSchynaider Moura volta a evento após morte da filha Anne Marie: ‘Ansiedade’
-
Entretenimento4 dias atrásFabiana Justus reúne família em divertido ‘teste da juventude’: ‘Delícia ver esse vídeo’
-
Saúde4 dias atrásAtaque a aborto legal espalha “pânico moral”, diz dirigente do Conanda


