Mato Grosso

Cermac promove semana de conscientização e combate à hanseníase

Publicado em

Mato Grosso


O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove nesta semana (26 a 30.1) uma campanha de combate à hanseníase, com atendimento especializado, qualificado e humanizado de pacientes com dor crônica.

A ação é feita em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, a Associação Mato-Grossense de Fibromiálgicos “Daniel Lenz” (Afibromt-DL), o MT Hemocentro e o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), e faz parte das ações do Janeiro Roxo, para alertar a população sobre os sintomas, combater o estigma e a discriminação associados à doença.

A iniciativa é voltada a pacientes com dor crônica há mais de três meses atendidos na Rede de Atenção à Saúde de Cuiabá e Várzea Grande e que apresentem suspeita clínica ou diagnóstico de hanseníase ou fibromialgia.

A previsão é de atender cerca de 200 pacientes que já passaram por triagem da associação de fibromialgia e foram encaminhados pelas secretarias de Cuiabá e Várzea Grande.

“Os usuários passarão por avaliação clínica de um hansenólogo no Ambulatório de Dermatologia Sanitária do Cermac, com apoio de equipe multiprofissional especializada, com o objetivo de investigar, confirmar ou excluir o diagnóstico de hanseníase neural”, explicou a diretora-geral do Cermac, Jocineide Rita dos Santos.

Segundo a diretora, a dor crônica representa um grande desafio para os serviços de saúde, especialmente quando associada a quadros de difícil definição do diagnóstico.

“Condições como fibromialgia, neuropatias periféricas, doenças autoimunes e, em especial, a hanseníase neural podem apresentar sintomas sobrepostos, como dor neuropática, dormência, sensação de queimação e alterações sensitivas, o que favorece erros diagnósticos e atrasos no início do tratamento adequado”, acrescentou.

A força-tarefa da campanha “Sentir e Cuidar” é composta por dois hansenólogos, dois enfermeiros e equipes de técnicos e funcionários administrativos do Cermac; quatro médicos, seis enfermeiros e um fisioterapeuta da Prefeitura de Cuiabá; e um enfermeiro e um fisioterapeuta da Prefeitura de Várzea Grande.

Durante os atendimentos, os pacientes terão consultas médicas especializadas em hanseníase e clínica de dor para o diagnóstico e tratamento adequado; teleconsultorias por meio do programa Saúde Digital Mato Grosso com avaliação dos especialistas em dor do Cridac e do MT Hemocentro para orientações e estratégias; além de exames laboratoriais no MT Hemocentro.

“Através desta ação, haverá uma troca de saberes entre equipes médicas e multiprofissionais, principalmente nos diagnósticos mais precisos, intervenções terapêuticas mais adequadas e melhoria significativa da qualidade de vida das pessoas com dor crônica persistente”, concluiu a diretora.

Após os atendimentos, os casos confirmados de hanseníase serão encaminhados para acompanhamento pela Atenção Primária à Saúde dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, garantindo a continuidade do tratamento, com o apoio do Cermac, que é referência no Estado.

Fonte: Governo MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Mutirão Interligue Já alcança 93,7% de conciliação e segue até sexta-feira

Publicados

em


Banner verde com o texto centralizado O Mutirão Interligue Já, voltado à regularização sanitária e ambiental de imóveis ainda não conectados à rede pública de esgoto, que segue até sexta-feira (12), já apresentou resultados expressivos. Nos primeiros dias (08 e 09), o índice de conciliação alcançou 93,7% nas audiências realizadas, demonstrando a efetividade do diálogo na solução de demandas relacionadas ao saneamento básico e à proteção ambiental.

Nesta 6ª edição, dos 546 procedimentos pré-processuais incluídos no mutirão, foram designadas 214 audiências nos dois primeiros dias. Destas, 119 resultaram em acordo, 87 registraram ausência das partes e oito terminaram sem acordo. Considerando apenas as 127 audiências efetivamente realizadas, a taxa de conciliação atingiu 93,7%.

O coordenador do Grupo de Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rodrigo Roberto Curvo, expressou satisfação com o resultado parcial, “que reforça a importância do diálogo e do trabalho integrado entre o Poder Judiciário, instituições parceiras e a sociedade na busca por soluções sustentáveis e duradouras”.

O gestor judiciário do Cejusc Ambiental, Samir Padilha de Oliveira, afirmou a taxa de 93,7% de acordos nas audiências efetivamente realizadas evidencia a disposição das partes em construir soluções consensuais para questões que impactam diretamente a saúde pública, o saneamento básico e a qualidade de vida da população.

Semana da Pauta Verde

Este ano, a ação também integra a programação da Semana da Pauta Verde, que prossegue até o dia 12, em uma mobilização nacional promovida pelo Fórum Ambiental do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para impulsionar o julgamento de processos ambientais e fomentar a resolução consensual de conflitos relacionados ao meio ambiente.

A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Ambiental (Cejusc Ambiental), em parceria com instituições públicas e a concessionária Águas Cuiabá.

Autor: Marcia Marafon

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA