Esporte
Grêmio vence Juventude nos pênaltis e avança para a final do Campeonato Gaúcho
Esporte

Em um confronto acirrado no Estádio Alfredo Jaconi, o Grêmio garantiu sua vaga na final do Campeonato Gaúcho após vencer o Juventude nos pênaltis por 3 a 2, neste sábado. O jogo, que terminou com derrota do Tricolor por 2 a 1 no tempo regulamentar, levou à decisão nas penalidades devido ao empate de 3 a 3 no placar agregado, visto que o Grêmio havia vencido a partida de ida por 2 a 1.
O grande destaque do confronto foi o goleiro Volpi, que brilhou ao defender duas cobranças de pênalti e ainda converter uma, assegurando a classificação gremista. No tempo normal, Adriano Martins e Luis Mandaca marcaram para o Juventude, enquanto Gustavo Martins diminuiu para os visitantes com um gol de bicicleta nos acréscimos, gerando reações intensas e revisões no VAR, que resultaram nas expulsões do técnico gremista Gustavo Quinteros e do lateral Reginaldo, do Juventude.
O Grêmio, agora com a possibilidade de conquistar seu 44º título estadual, aguarda o vencedor do confronto entre Internacional e Caxias do Sul para saber quem enfrentará na grande final. As datas e os horários da decisão ainda serão definidos pela Federação Gaúcha de Futebol.
Durante a partida, momentos de tensão e emoção não faltaram. Aos 36 minutos do primeiro tempo, o Grêmio teve Jemerson expulso, deixando o time com um jogador a menos. O Juventude, aproveitando a vantagem numérica, marcou aos 21 do segundo tempo com Adriano Martins e ampliou com Mandaca, chegando perto de garantir a classificação direta.
Nos instantes finais, o Grêmio reagiu. Gustavo Martins empatou o placar agregado com um belo gol de bicicleta em meio a uma defesa equilibrada e um jogo intenso. O empate persistiu até o apito final, levando a disputa para as penalidades.
Na cobrança de pênaltis, o Grêmio mostrou calma e precisão. Wagner Leonardo, Arezo e Volpi converteram suas chances. Pelo lado do Juventude, Giovanny e Jadson marcaram, enquanto Nenê, Alan Ruschel, e Ênio não conseguiram superar Volpi, que assegurou a vitória do Tricolor.
Agora, enquanto aguarda seu adversário na final estadual, o Grêmio já se prepara para um novo desafio: enfrentar o Athletic-MG pela segunda fase da Copa do Brasil na próxima quarta-feira. A partida está marcada para as 19h30 (de Brasília), no Estádio Athletic Club, onde o Tricolor buscará manter o ímpeto vencedor deste início de temporada.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE (2) 2 x 1 (3) GRÊMIO
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 01/03/2025
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Maira Mastella Moreira e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
GOLS: Adriano Martins, aos 21′ do 1ºT; Luis Mandaca, aos 39′ do 2ºT (Juventude) / Gustavo Martins, aos 51′ do 2ºT (Grêmio)
Cartões amarelos: Jemerson (Grêmio) / Abner e Ênio (Juventude)
Cartões vermelhos: Jemerson, aos 46′ do 1º T; técnico Gustavo Quinteros, aos 60′ do 2ºT (Grêmio) / Reginaldo, aos 61′ do 2T (Juventude)
JUVENTUDE: Gustavo; Ewerthon (Reginaldo), Abner, Adriano Martins e Alan Ruschel; Jadson, Daniel Giraldo (Ênio), Emerson Batalla (Giovanny), Gabriel Taliari e Erick Farias (Luis Mandaca); Jean Carlos (Nenê). Técnico: Fábio Matias
GRÊMIO: Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Villasanti, Cuéllar (Camilo), Cristian Olivera (Edenílson), Cristaldo (Gustavo Martins) e Monsalve (Pavón); Martin Braithwaite (Arezo). Técnico: Gustavo Quinteros
Fonte: Esportes

Esporte
Eliminatórias: Brasil enfrenta Colômbia no Mané Garrincha

A seleção brasileira inicia a sua trajetória no ano de 2025 enfrentando a Colômbia, a partir das 21h45 (horário de Brasília) desta quinta-feira (20) no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em partida válida pela 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A Rádio Nacional transmite ao vivo.
Ocupando a 5ª posição da classificação com 18 pontos, o Brasil enfrenta a Colômbia (4ª colocada das Eliminatórias com 19 pontos) sabendo que vencer é muito importante para se aproximar da líder Argentina (que tem 25 pontos). Os Hermanos serão os próximos adversários da seleção, na próxima terça-feira (25), a partir das 21h, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina).
“São dois jogos cruciais, estamos focando jogo a jogo. O mais importante é esse da Colômbia por conta da tabela. Queremos iniciar bem, somar três pontos, para depois pensar na Argentina. Sabemos que jogamos melhor aqui, onde temos mais espaço, então estamos esperançosos para fazer dois jogos bom e encaminhar a classificação”, declarou o técnico Dorival Júnior.
Havia a expectativa de que Neymar poderia retornar à seleção no confronto com a Colômbia, mas o camisa dez do Santos acabou cortado por causa de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. “Sobre o Neymar, é natural que a gente monte todo um trabalho em cima de um jogador. Acabou não acontecendo por um problema, temos que respeitar isso e aguardar na torcida que ele se recupere logo”, afirmou Dorival.
Diante de adversários tão desafiadores, o Brasil ainda busca a sua melhor formação no ataque. Em razão disso o técnico Dorival Júnior pode optar por algumas novidades na equipe titular. Uma delas pode ser a entrada de João Pedro na posição de centroavante.
“É um jogo importante [contra a Colômbia], dentro da nossa casa, contra uma grande seleção. Acho que temos que focar essa semana, fazer um grande trabalho, para apresentar um bom futebol e poder vencer a partida”, declarou o jogador de 23 anos de idade formado no Fluminense e que atualmente defende o Brighton (Inglaterra).
Assim, uma possível escalação da seleção brasileira para o jogo com a Colômbia é: Alisson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Bruno Guimarães e Gerson; Rodrygo, Raphinha e Vinicius Júnior; João Pedro.
Transmissão da Rádio Nacional
A Rádio Nacional transmite Brasil e Colômbia com a narração de André Luiz Mendes, comentários de Rodrigo Campos, reportagem de Bruno Mendes e Rodrigo Ricardo e plantão de José Roberto Cerqueira. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:
-
Economia11 horas atrás
Alta da Selic estava prevista desde o fim do ano passado, diz Haddad
-
Judiciário1 dia atrás
Moraes libera para julgamento núcleo 3 de denúncias sobre golpe
-
Polícia1 dia atrás
Operação combate lavagem de dinheiro em postos de combustíveis no Rio
-
Polícia1 dia atrás
Operação visa facção do RJ envolvida na fuga de presos de Mossoró
-
Esporte1 dia atrás
Fla x Flu: PM age rápido e dispersa torcedores em conflito
-
Economia1 dia atrás
Cesta básica do paulistano sobe 1,14% em fevereiro
-
Política12 horas atrás
Lula diz que Brasil continuará crescendo acima de 3% neste ano
-
Política12 horas atrás
CPI da Manipulação de Jogos e apostas aprova relatório final