VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

PODCAST MT CONECTADO

“Trabalhamos com inteligência e ciência de dados para combater sonegação fiscal em Mato Grosso”, afirma secretário de Fazenda

Em bate-papo, Rogério Gallo explicou que principal estratégia do Estado é identificar o crime e agir antes que prejuízos sejam causados aos cofres públicos

Publicado em

Economia

Foto: Michel Alvim - Secom/MT

O secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, destacou a importância do uso da ciência de dados como ferramenta para identificar a sonegação fiscal em território mato-grossense.

“É uma estratégia de negócio – a sonegação –, às vezes, não é vender soja, milho ou combustível, é aumentar ainda mais o seu lucro sonegando. Para isso, estamos trabalhando fortemente com ciência de dados e, hoje, temos um time de fiscais que criaram um roteiro de trabalho a partir dos dados e, assim, conseguimos antecipar comportamentos”, afirmou durante entrevista ao Podcast MT Conectado, na segunda-feira (18.11).

O secretário explicou que a principal estratégia do Estado é localizar os sonegadores e agir antes que eles causem prejuízos ao erário público. Ele também ressaltou a criação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) como uma medida eficaz no combate à sonegação fiscal e aos crimes contra a administração pública. O comitê foi recentemente inaugurado pelo governador Mauro Mendes em parceria com o Ministério Público.

“É um local novo em que todas as agências e a delegacia fazendária, dentro do Ministério Público, que compartilham dados em tempo real e chegam muito mais rápido ao patrimônio dos sonegadores. 2025 será o ano do Cira contra essas fraudes estruturadas”, disse.

Gallo também enfatizou que o Estado, ao promover a cidadania fiscal por meio do programa Nota MT, segue rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não rastreia o comportamento de compra da população.

“A LGPD nos impede de fazer compartilhamento de informações econômicas de contribuintes que tenham aderido ao Nota MT. É muito importante isso ficar claro”, comentou.

Assista à íntegra da entrevista no Podcast MT Conectado, apresentado pela secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, e pela secretária adjunta de Jornalismo, Carol Sanford.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Economia

Pecuaristas e especialistas debatem os benefícios da carne vermelha para a saúde humana em evento na Nelore MT

Publicados

em


 

Pecuaristas associados à Nelore MT participaram de uma palestra nesta segunda-feira (27.01), no Parque de Exposições, em Cuiabá, cujo tema foi os “Benefícios da Carne para a Saúde Humana”. A programação contou com a participação do ultra atleta Alessandro Medeiros e sua nutricionista, Letícia Moreira. Ambos compartilharam experiências e conhecimentos que reforçam a importância da carne na alimentação.

Alessandro Medeiros, de 54 anos, é um defensor da dieta carnívora. Ele relatou como adotou o estilo alimentar durante a pandemia, inicialmente para perder peso, e acabou transformando-o em parte essencial de sua rotina e performance esportiva. Hoje, Alessandro compete em provas de ultra resistência, como o Ultraman Word Chlampionships em 2024, se consagrando campeão em sua categoria após jejum completo de 72 horas e ingestão de apenas água e sais minerais durante toda a competição.

“Descobri que a carne vermelha, rica em proteínas e gorduras, me proporciona a energia e força necessárias para enfrentar desafios extremos. Hoje, minha composição corporal é muito melhor do que há 30 anos, e tudo isso com uma dieta baseada em carne”, destacou Alessandro.

A nutricionista Letícia Moreira, que também é sócia no projeto que os dois lideram, reforçou os benefícios nutricionais da carne.

“A carne vermelha é um alimento de altíssimo valor biológico, rica em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis. Além de fornecer energia, ela tem um papel fundamental na prevenção de doenças como obesidade, diabetes e até câncer”, explicou.

Para o presidente da Nelore MT, Alexandre El Hage, o evento foi uma oportunidade de fortalecer a imagem da carne vermelha, especialmente as da raça Nelore como um produto de qualidade excepcional.

“Essa palestra mostra que estamos no caminho certo. Além de desmistificar fake news sobre a carne vermelha, reforçamos que a carne Nelore é um alicerce para a saúde humana e um orgulho para Mato Grosso e o Brasil”, afirmou.

O presidente também destacou a importância de promover eventos como este para valorizar o trabalho dos pecuaristas e mostrar que a carne não é apenas um alimento, mas um aliado para quem busca uma alimentação saudável e de alta performance.

Luta contra desinformação

Alessandro e Letícia enfatizaram a necessidade de combater a desinformação sobre o consumo de carne vermelha, especialmente diante de agendas globais que buscam restringir ou eliminar a proteína animal.

“A retirada da carne do prato das pessoas pode ter consequências sérias para a saúde. Estamos aqui para levar informação científica e combater mitos sobre os malefícios da carne”, ressaltou Letícia.

O projeto liderado pela dupla percorre o Brasil há seis anos e, em 2025, ganhou o apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que passa a ser um dos patrocinadores do ultra atleta. O evento foi finalizado com um churrasco de cortes de carne vermelha. Os presentes aproveitaram para degustar os produtos e reforçar a importância da pecuária de qualidade em Mato Grosso, um estado que se destaca no cenário nacional como referência na produção de carne.

“Nossa missão é unir forças para garantir que mais pessoas entendam a importância da carne vermelha, tanto para a saúde individual quanto para a economia e o desenvolvimento sustentável do país”, concluiu a nutricionista.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA