Cidades

Sem estoques, Várzea Grande não irá ampliar faixa etária destinada ao imunizante

Publicado em

Cidades


Vacina seguirá sendo aplicada, pelo menos neste momento, apenas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Várzea Grande não adotará, pelo menos neste momento, a recomendação do Ministério da Saúde para ampliar a faixa etária da vacinação contra a dengue, em razão de ter poucas doses do imunizante. O Município aguarda o envio de novas remessas das doses, previstas para o mês de março.

O imunizante, no âmbito do Sistema Única de Saúde (SUS), é voltado para crianças e adolescentes com idade entre 10 a 14 anos. Porém, o Ministério da Saúde, editou na semana passada, nota técnica para que todos os estados – mais o Distrito Federal – que possuam estoques da vacina, com prazos de validade próximos do vencimento, ampliem as faixas etárias para receber as doses.

“Esse caso não se aplica a Várzea Grande, uma vez que realizamos, ainda no mês de janeiro, um alerta aos pais para que levassem seus filhos para serem imunizados contra a dengue, porque o Município vem enfrentando uma onda de epidemia de arbovirores. Hoje contamos com poucas doses, por isso, estaremos priorizando as faixas etárias de 10 a 14 anos”, informou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira.

Conforme a gerente, a grande procura pela vacina resultou numa baixa das doses, por isso, a determinação é continuar priorizando a faixa etária entre 10 a 14 anos.

LOCAIS DE VACINAÇÃO – As unidades de saúde dos bairros Construmat, Manga, Unipark, Maringá e Eldorado estão com doses disponíveis da vacina contra a dengue. O atendimento ocorre o dia todo.

Já nas unidades de saúde dos bairros Cristo Rei, São Mateus, Água Limpa e Marajoara, também têm vacinas contra a dengue, porém, nesta terça-feira, o atendimento será apenas no período da tarde.

MEDIDAS – Aliada à vacinação, Alessandra Carreira, também destacou a importância de a população manter os cuidados de higiene no combate ao mosquito, limpando os seus terrenos, caixas d’águas e utensílios que possam acumular água. “Esses locais são propícios para a proliferação do mosquito”, destacou.

O recebimento da visita dos agentes de endemias também é muito importante. “É essencial que os moradores deixem esses profissionais entrarem nas casas para ajudar neste trabalho de combate às arboviroses, e esse é um trabalho de rotina e ocorre o ano todo. A participação desses profissionais é essencial nessa batalha contra o mosquito. Temos também uma lei que autoriza a entrada dos agentes de endemias em caso de não ter acesso a lugares, como casas vazias e ou abandonadas”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

DAE-VG intensifica força-tarefa contra vazamentos em quatro bairros para reforçar o abastecimento de água

Publicados

em


Dando continuidade ao trabalho de recuperação e modernização da rede de abastecimento, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) realiza, nesta sexta-feira (12), mais um mutirão de identificação e reparo de vazamentos. Desta vez, as equipes atuam nos bairros São Gonçalo, Jardim das Flores, Elias Domingos e Ataíde Monteiro, com o objetivo de reduzir perdas de água e aumentar a eficiência do sistema de distribuição.

A ação integra um conjunto de medidas que vêm sendo executadas pela autarquia para melhorar o abastecimento em diferentes regiões do município. Além de corrigir vazamentos visíveis, as equipes realizam inspeções preventivas para identificar possíveis pontos de perda que possam comprometer o fornecimento de água à população.

De acordo com o presidente do DAE-VG, Rogerinho da Dakar, o enfrentamento dos vazamentos é uma das prioridades da atual gestão para garantir mais regularidade no abastecimento.

“Cada vazamento eliminado representa mais água chegando às torneiras da população. Estamos trabalhando diariamente para reduzir perdas, melhorar a pressão na rede e garantir um sistema mais eficiente. Esses mutirões são fundamentais para acelerar os serviços e atender às demandas dos bairros de forma mais rápida e efetiva”, destacou Rogerinho da Dakar.

A iniciativa reforça o compromisso do DAE-VG em investir na manutenção da infraestrutura hídrica do município, promovendo melhorias contínuas na prestação dos serviços e na qualidade de vida dos moradores.

O DAE-VG orienta a população a continuar colaborando com o trabalho das equipes, informando possíveis vazamentos por meio dos canais oficiais de atendimento da autarquia. A participação da comunidade é essencial para que os problemas sejam identificados e solucionados com maior agilidade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA