Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Secretária esclarece dúvidas sobre morte de paciente que procurou a UPA

Publicado em

Cidades


O vereador Jeferson Siqueira (PSD) questionou a secretária municipal de saúde, doutora Lúcia Helena Barboza, sobre o óbito ocorrido no final de janeiro no Hospital Municipal de Cuiabá, que supostamente teria sido causado por falta de atendimento adequado.

A mulher teria procurado ajuda em uma Unidade Básica de Saúde, que, por falta do equipamento necessário, a transferiu para o HMC, onde logo faleceu.

Ao ser questionada, Lúcia Helena esclareceu que a vítima era paciente da Unidade Básica de Saúde do bairro em que morava e, no dia 21 de janeiro, quando passou mal pela primeira vez, foi até a UPA, onde foi medicada e mandada de volta para casa. No dia 24, ainda se sentindo mal e por estar em casa, ela procurou a UBS. A equipe médica verificou que ela precisava de atendimento emergencial e chamou o SAMU.

A paciente foi levada ao Hospital Municipal de Cuiabá e colocada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde ficou por cerca de 18 horas e veio a falecer. Lúcia Helena explica que, até onde se tem conhecimento, a paciente não faleceu em decorrência de arboviroses.

Respondendo também a outra questão trazida pelo vereador, a secretária afirmou que a família da paciente foi contatada por ela e outros secretários adjuntos, e hoje tudo que os familiares pedem é que não se espalhem mais mentiras sobre o óbito. Lúcia Helena reforçou que a paciente tinha outras comorbidades que levaram à fatalidade.

Por último, a secretária relatou que o que está em curso neste momento é uma avaliação interna de como foi o atendimento à paciente na rede de saúde.

“Ainda faltam documentos solicitados ao SAMU sobre o momento em que o atendimento foi acionado, em que momento a paciente foi atendida, e assim poder finalizar a sindicância interna, para saber se a paciente recebeu atendimento adequado ou não”, finalizou.



COMENTE ABAIXO:

Cidades

Prefeito sanciona lei que institui o Dia Municipal do Trabalhador Rural

Publicados

em


O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, sancionou na noite desta terça-feira (26), no Salão Nobre da Prefeitura, a primeira lei de autoria da vereadora Baixinha Giraldeli. A legislação institui o Dia Municipal do Trabalhador Rural, que será celebrado anualmente em 24 de maio. A iniciativa tem como objetivo reconhecer a importância dos pequenos produtores da capital e valorizar o trabalho árduo desempenhado por esses profissionais.

Durante a cerimônia, a vereadora Baixinha Giraldeli destacou a relevância da lei para dar visibilidade ao esforço dos trabalhadores rurais de Cuiabá. “Sinto muito orgulho de ter feito esse projeto para vocês, por valorizar aqueles que estão na terra, plantando e enfrentando um trabalho árduo. Muitas vezes fazendo uma pamonha, colhendo um tomate ou uma abobrinha sem o devido reconhecimento. Essa foi a forma que encontrei de dizer que vocês existem”, afirmou emocionada.

O prefeito Abilio Brunini ressaltou que a sanção da lei reforça o compromisso da gestão municipal com os pequenos produtores. “Essa é uma justa homenagem a quem trabalha duro para garantir alimento na mesa da nossa população. O pequeno produtor é essencial para a economia local e merece esse reconhecimento”, declarou.

A nova lei entra em vigor imediatamente e passará a integrar o Calendário Oficial do Município de Cuiabá.

#PraCegoVer

A foto principal destaca o prefeito Abilio Brunini e a vereadora Baixinha Giraldeli após a assinatura do Projeto de Lei, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabã. Ambos estão em pé, o prefeito com a tradicional camisa cinza e a vereadora de camiseta de cor laranja. Ela segura o documento enquanto o prefeito aponta o documento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA