Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Saúde realiza mutirão de serviços para atendimento às mulheres com lançamento do “Fila Zero”

Publicado em

Cidades


Para que se tenha acesso ao Fila Zero é necessário manter atualizados os dados cadastrais do Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão SUS

Neste sábado, dia 8, – data em que se comemora o ‘Dia Internacional da Mulher’ – a secretaria de Saúde de Várzea Grande estará realizando um mutirão com serviços que serão disponibilizados às mulheres várzea-grandenses. Será um dia todo voltado à saúde da Mulher.

Serão realizadas ultrassonografias, consultas oftalmológicas, cirurgias de cataratas, doppler colorido e laqueadura. Todos os procedimentos fazem parte do programa ‘Fila Zero’ e que será lançado oficialmente no Município, neste sábado. A prefeita Flávia Moretti, juntamente com o vice-prefeito Tião da Zaeli e a secretária de Saúde, Deisi Bocalon, estarão às 8h30 da manhã fazendo a abertura dos trabalhos no Centro Mato-grossense de Oftalmologia, onde serão realizadas 20 cirurgias de catarata a pacientes que aguardavam desde 2022 pelo procedimento.

A prefeita lembra que essa é uma iniciativa inédita em Várzea Grande e que será lançada justamente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Acredito que ações afetivas e que fazem diferença, para melhor na vida das pessoas, são a melhor maneira de se celebrar uma data como essa”.

A secretária destacou que é uma grata satisfação de dar início ao Programa Fila Zero do governo do Estado, em Várzea Grande. “Nós temos recebido apoio muito importante do secretário Gilberto Figueiredo, do vice-governador Otaviano Pivetta, e do nosso governador Mauro Mendes, nas ações que estão sendo realizadas em Várzea Grande, entre elas, podemos citar o Fila Zero que é um programa de redução das filas de cirurgias eletivas no intuito de zerar essa espera, que em muitos casos, é de anos. Nós daremos início neste sábado com cirurgia de catarata, com cirurgias de laqueadura e exames oftalmológicos. Estamos muito felizes com essa gestão da prefeita Flávia Moretti e do Vice Tião da Zaeli. Tudo isso está acontecendo porque temos gestores que entenderam que a saúde é prioridade para o cidadão várzea-grandense”.

A secretaria municipal da Saúde segue ao longo do no mês de março com uma programação extensa nas unidades básicas de saúde, com ações que ampliam o acesso a exames preventivos e promovem o cuidado integral à saúde feminina.

REGULAÇÃO E CARTÃO SUS – Vale destacar ainda que todas as mulheres que estarão realizando os exames e procedimentos médicos são pacientes que aguardavam na fila de espera e que foram contactadas pela equipe da Regulação para o agendamento.

“Daí a necessidade de a paciente estar com os dados atualizados, isso facilita a comunicação e a agilidade no momento em que os profissionais da saúde entram em contato para dar andamento nas solicitações feitas pelos médicos”.

Para que o cidadão tenha acesso ao Fila Zero é necessário manter atualizados os dados cadastrais do Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão SUS.

Os dados que precisam ser atualizados são: endereço completo, incluindo CEP, número de celular e o número do CPF.

Através deste cartão, são realizados contatos para agendamento de consultas, exames e cirurgias. Portanto, é fundamental que o cadastro dos pacientes esteja sempre atualizado.

É possível consultar uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde — ou Cartão do SUS — por meio do aplicativo Meu SUS Digital. O documento, que apresenta uma sequência de 15 números, permite a identificação de cidadãos brasileiros ao usar os serviços públicos de saúde do país.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:

Cidades

Prefeita anuncia ampliação de atendimento psicológico às vítimas de violência

Publicados

em


Convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios vai aumentar acolhimento de meninas e mulheres várzea-grandenses

O evento “Chá com Propósito – A Arte da Superação”, promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, dentro do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, reuniu na tarde de hoje (27), mulheres e apoiadores em uma tarde de solidariedade e fortalecimento feminino. Realizado no restaurante Mahalo, em Cuiabá, o encontro teve como objetivo arrecadar recursos para financiar os atendimentos psicológicos oferecidos pela Lírios às meninas e mulheres vítimas de violência. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e de um coletivo de mulheres e organizações comprometidos com a valorização da mulher.

Durante o evento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a formalização de um convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios, visando ampliar os atendimentos psicológicos para mulheres e meninas vítimas de violência no município. “Como voluntária da Lírios, já estive em escolas levando palestras sobre violência contra mulher e sei da importância desse trabalho. Nossa missão é garantir que mais mulheres tenham acesso ao apoio psicológico e emocional para reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança”, destacou a prefeita.

A OSC Lírios atua há 11 anos no acolhimento de mulheres vítimas de violência e já atendeu mais de 24 mil meninas e mulheres em todo estado, oferecendo suporte psicológico e social.

De acordo com Maria Fernanda, representante da instituição, o evento é realizado exclusivamente em março, em alusão ao Mês da Mulher, e tem um papel essencial na manutenção dos serviços prestados. “O propósito é arrecadar recursos para custear, quando necessário, as psicólogas que atendem na Lírios. O público é majoritariamente feminino, mas o evento é aberto a todos que queiram apoiar essa causa tão importante”, afirmou.

A diretora executiva da Lírios, Muriel Brito Torres, reforçou a necessidade de apoio contínuo. “No mês das mulheres, todos querem ajudar, mas precisamos desse suporte o ano inteiro. Além do atendimento psicossocial, levamos palestras para escolas sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha e escuta pacífica não-violenta. A sociedade precisa se engajar, seja financeiramente, com doações ou como voluntários”, ressaltou.

O evento também contou com o apoio da renomada chef de cozinha Ariane Malouf, proprietária do Mahalo, que preparou o cardápio com carinho especial. “Poder contribuir para essa causa tão nobre me enche de alegria. Pequenos gestos fazem a diferença e, através da gastronomia, podemos tornar esse momento ainda mais especial”, declarou.

“O “Chá com Propósito” não é apenas um evento beneficente, mas um símbolo da luta contra a violência e da importância do acolhimento. Queremos com o convênio entre a Prefeitura de Várzea Grande e a OSC Lírios, fortalecer a iniciativa, garantindo que ainda mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário para superar a violência e reconstruir suas histórias”, completou a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA