Cidades
Saúde realiza mutirão de serviços para atendimento às mulheres com lançamento do “Fila Zero”
Cidades

Para que se tenha acesso ao Fila Zero é necessário manter atualizados os dados cadastrais do Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão SUS
Neste sábado, dia 8, – data em que se comemora o ‘Dia Internacional da Mulher’ – a secretaria de Saúde de Várzea Grande estará realizando um mutirão com serviços que serão disponibilizados às mulheres várzea-grandenses. Será um dia todo voltado à saúde da Mulher.
Serão realizadas ultrassonografias, consultas oftalmológicas, cirurgias de cataratas, doppler colorido e laqueadura. Todos os procedimentos fazem parte do programa ‘Fila Zero’ e que será lançado oficialmente no Município, neste sábado. A prefeita Flávia Moretti, juntamente com o vice-prefeito Tião da Zaeli e a secretária de Saúde, Deisi Bocalon, estarão às 8h30 da manhã fazendo a abertura dos trabalhos no Centro Mato-grossense de Oftalmologia, onde serão realizadas 20 cirurgias de catarata a pacientes que aguardavam desde 2022 pelo procedimento.
A prefeita lembra que essa é uma iniciativa inédita em Várzea Grande e que será lançada justamente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Acredito que ações afetivas e que fazem diferença, para melhor na vida das pessoas, são a melhor maneira de se celebrar uma data como essa”.
A secretária destacou que é uma grata satisfação de dar início ao Programa Fila Zero do governo do Estado, em Várzea Grande. “Nós temos recebido apoio muito importante do secretário Gilberto Figueiredo, do vice-governador Otaviano Pivetta, e do nosso governador Mauro Mendes, nas ações que estão sendo realizadas em Várzea Grande, entre elas, podemos citar o Fila Zero que é um programa de redução das filas de cirurgias eletivas no intuito de zerar essa espera, que em muitos casos, é de anos. Nós daremos início neste sábado com cirurgia de catarata, com cirurgias de laqueadura e exames oftalmológicos. Estamos muito felizes com essa gestão da prefeita Flávia Moretti e do Vice Tião da Zaeli. Tudo isso está acontecendo porque temos gestores que entenderam que a saúde é prioridade para o cidadão várzea-grandense”.
A secretaria municipal da Saúde segue ao longo do no mês de março com uma programação extensa nas unidades básicas de saúde, com ações que ampliam o acesso a exames preventivos e promovem o cuidado integral à saúde feminina.
REGULAÇÃO E CARTÃO SUS – Vale destacar ainda que todas as mulheres que estarão realizando os exames e procedimentos médicos são pacientes que aguardavam na fila de espera e que foram contactadas pela equipe da Regulação para o agendamento.
“Daí a necessidade de a paciente estar com os dados atualizados, isso facilita a comunicação e a agilidade no momento em que os profissionais da saúde entram em contato para dar andamento nas solicitações feitas pelos médicos”.
Para que o cidadão tenha acesso ao Fila Zero é necessário manter atualizados os dados cadastrais do Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão SUS.
Os dados que precisam ser atualizados são: endereço completo, incluindo CEP, número de celular e o número do CPF.
Através deste cartão, são realizados contatos para agendamento de consultas, exames e cirurgias. Portanto, é fundamental que o cadastro dos pacientes esteja sempre atualizado.
É possível consultar uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde — ou Cartão do SUS — por meio do aplicativo Meu SUS Digital. O documento, que apresenta uma sequência de 15 números, permite a identificação de cidadãos brasileiros ao usar os serviços públicos de saúde do país.

Cidades
Prefeita anuncia ampliação de atendimento psicológico às vítimas de violência

Convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios vai aumentar acolhimento de meninas e mulheres várzea-grandenses
O evento “Chá com Propósito – A Arte da Superação”, promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, dentro do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, reuniu na tarde de hoje (27), mulheres e apoiadores em uma tarde de solidariedade e fortalecimento feminino. Realizado no restaurante Mahalo, em Cuiabá, o encontro teve como objetivo arrecadar recursos para financiar os atendimentos psicológicos oferecidos pela Lírios às meninas e mulheres vítimas de violência. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e de um coletivo de mulheres e organizações comprometidos com a valorização da mulher.
Durante o evento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a formalização de um convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios, visando ampliar os atendimentos psicológicos para mulheres e meninas vítimas de violência no município. “Como voluntária da Lírios, já estive em escolas levando palestras sobre violência contra mulher e sei da importância desse trabalho. Nossa missão é garantir que mais mulheres tenham acesso ao apoio psicológico e emocional para reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança”, destacou a prefeita.
A OSC Lírios atua há 11 anos no acolhimento de mulheres vítimas de violência e já atendeu mais de 24 mil meninas e mulheres em todo estado, oferecendo suporte psicológico e social.
De acordo com Maria Fernanda, representante da instituição, o evento é realizado exclusivamente em março, em alusão ao Mês da Mulher, e tem um papel essencial na manutenção dos serviços prestados. “O propósito é arrecadar recursos para custear, quando necessário, as psicólogas que atendem na Lírios. O público é majoritariamente feminino, mas o evento é aberto a todos que queiram apoiar essa causa tão importante”, afirmou.
A diretora executiva da Lírios, Muriel Brito Torres, reforçou a necessidade de apoio contínuo. “No mês das mulheres, todos querem ajudar, mas precisamos desse suporte o ano inteiro. Além do atendimento psicossocial, levamos palestras para escolas sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha e escuta pacífica não-violenta. A sociedade precisa se engajar, seja financeiramente, com doações ou como voluntários”, ressaltou.
O evento também contou com o apoio da renomada chef de cozinha Ariane Malouf, proprietária do Mahalo, que preparou o cardápio com carinho especial. “Poder contribuir para essa causa tão nobre me enche de alegria. Pequenos gestos fazem a diferença e, através da gastronomia, podemos tornar esse momento ainda mais especial”, declarou.
“O “Chá com Propósito” não é apenas um evento beneficente, mas um símbolo da luta contra a violência e da importância do acolhimento. Queremos com o convênio entre a Prefeitura de Várzea Grande e a OSC Lírios, fortalecer a iniciativa, garantindo que ainda mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário para superar a violência e reconstruir suas histórias”, completou a prefeita Flávia Moretti.
-
Polícia Federal1 dia atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia5 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Política1 dia atrás
Wilson Santos atua para destravar regularização fundiária em Santo Antônio de Leverger
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Economia6 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Polícia7 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Esporte6 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona