Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Primeira reunião da CPI do estacionamento rotativo define calendário e primeiros passos

Publicado em

Cidades


17/02/2025

Primeira reunião da CPI do estacionamento rotativo define calendário e primeiros passos

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Comissão Parlamentar que vai investigar o contrato da Prefeitura com a CS Mobi realizou a primeira reunião na tarde desta segunda-feira (17). Presidida pelo vereador Rafael Ranalli (PL), a CPI conta com os vereadores Dilemário Alencar (União Brasil) como vice-presidente e relator, e Maysa Leão (Republicanos) como membro.

De início, os parlamentares decidiram o cronograma das duas primeiras oitivas, que serão realizadas nas próximas semanas, nos dias 27 de fevereiro e 6 de março, e concordaram em chamar o fiscal do contrato do estacionamento rotativo, o procurador-geral do município que estava à frente na época e o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Miguel Sutil, senhor Sebastião Freitas.

Dilemário Alencar reforçou a importância de ter um líder como Sebastião acompanhando as reuniões da CPI, não só para contar sua experiência, mas também para entender e esclarecer suas dúvidas e as de outros na mesma posição.

Além das oitivas, os parlamentares decidiram solicitar o contrato da época e outros documentos relacionados, como os editais de licitação e os decretos publicados. O requerimento visa à realização de análise pela comissão.

Os vereadores, por fim, concordaram em manter os encontros fixos às terças-feiras, além das duas primeiras reuniões.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT



COMENTE ABAIXO:

Cidades

Prefeita anuncia ampliação de atendimento psicológico às vítimas de violência

Publicados

em


Convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios vai aumentar acolhimento de meninas e mulheres várzea-grandenses

O evento “Chá com Propósito – A Arte da Superação”, promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, dentro do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, reuniu na tarde de hoje (27), mulheres e apoiadores em uma tarde de solidariedade e fortalecimento feminino. Realizado no restaurante Mahalo, em Cuiabá, o encontro teve como objetivo arrecadar recursos para financiar os atendimentos psicológicos oferecidos pela Lírios às meninas e mulheres vítimas de violência. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e de um coletivo de mulheres e organizações comprometidos com a valorização da mulher.

Durante o evento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a formalização de um convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios, visando ampliar os atendimentos psicológicos para mulheres e meninas vítimas de violência no município. “Como voluntária da Lírios, já estive em escolas levando palestras sobre violência contra mulher e sei da importância desse trabalho. Nossa missão é garantir que mais mulheres tenham acesso ao apoio psicológico e emocional para reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança”, destacou a prefeita.

A OSC Lírios atua há 11 anos no acolhimento de mulheres vítimas de violência e já atendeu mais de 24 mil meninas e mulheres em todo estado, oferecendo suporte psicológico e social.

De acordo com Maria Fernanda, representante da instituição, o evento é realizado exclusivamente em março, em alusão ao Mês da Mulher, e tem um papel essencial na manutenção dos serviços prestados. “O propósito é arrecadar recursos para custear, quando necessário, as psicólogas que atendem na Lírios. O público é majoritariamente feminino, mas o evento é aberto a todos que queiram apoiar essa causa tão importante”, afirmou.

A diretora executiva da Lírios, Muriel Brito Torres, reforçou a necessidade de apoio contínuo. “No mês das mulheres, todos querem ajudar, mas precisamos desse suporte o ano inteiro. Além do atendimento psicossocial, levamos palestras para escolas sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha e escuta pacífica não-violenta. A sociedade precisa se engajar, seja financeiramente, com doações ou como voluntários”, ressaltou.

O evento também contou com o apoio da renomada chef de cozinha Ariane Malouf, proprietária do Mahalo, que preparou o cardápio com carinho especial. “Poder contribuir para essa causa tão nobre me enche de alegria. Pequenos gestos fazem a diferença e, através da gastronomia, podemos tornar esse momento ainda mais especial”, declarou.

“O “Chá com Propósito” não é apenas um evento beneficente, mas um símbolo da luta contra a violência e da importância do acolhimento. Queremos com o convênio entre a Prefeitura de Várzea Grande e a OSC Lírios, fortalecer a iniciativa, garantindo que ainda mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário para superar a violência e reconstruir suas histórias”, completou a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA