FRIGORÍFICO

Prefeitura de Cuiabá projeta geração de mil empregos dentro de um ano

Oferta de empregos será feita com instalação de frigorífico de aves no Distrito da Guia

Publicado em

Cidades

Foto: Luiz Alves - Secom Cuiabá

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo realizou na última terça-feira (31), visita técnica no Distrito da Guia para conhecer o projeto de instalação de uma nova indústria de processo de aves. De acordo com o gestor, a projeção é chegar a mil novos empregos diretos e indiretos com a implantação do projeto na região. A visita foi acompanhada por técnicos da Pasta, representante da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), produtores locais e do investidor. A ação faz parte do Agro da Gente, projeto integrante do programa Pra Frente Cuiabá da gestão Emanuel Pinheiro, que busca o desenvolvimento econômico, social e industrial da Capital. 

“O sustentáculo da cadeia do frango é a indústria de processamento, não há como a gente trabalhar uma política de ação para fortalecer a pequena propriedade se a gente já não tiver no escopo a chamada venda futura. A comercialização é a chave do processo, porque você produz com qualidade, com apoio técnico, com economia de escala, mas se você já não tiver a venda garantida o risco para o produtor é muito grande por conta do custo da produção de frango, em razão dos investimentos nas matrizes, na ração, além do apoio na questão de vacina e todos os elementos. O processo inicial é o cadastro de 20 unidades de fornecimento, identificando produtores de pequenas propriedades inicialmente da região da Guia, próxima a indústria, por um questão de logística. Estimamos chegar a mil beneficiados diretos e indiretos dentro de um ano, só na cadeia do frango. O mercado das aves já é muito grande no estado e só o município de Cuiabá já é capaz de consumir a produção deste frigorífico”, disse o secretário Vuolo.

Esta é uma das ações do Agro da Gente, que é um dos cinco eixos do programa Pra Frente Cuiabá. O Agro da Gente vai fortalecer a agricultura familiar, promover a qualificação técnica na produção do campo, incentivar as atividade da agroindústria, além de fomentar às cadeias produtivas do leite, peixe, frango e frutas, legumes e verduras.

“A zona rural de Cuiabá tem um grande potência que precisa ser lapidado. A nossa gente do campo precisa de assistência e oportunidade para crescer, se desenvolver, melhorar de vida. Por isso lançamos dentro do Pra Frente Cuiabá o projeto do Agro da Gente, com capacitação, orientação técnica e incentivo para que o produtor rural, o agricultor familiar encontre estímulo para continuar no campo e ter qualidade de vida à medida que contribui também para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. É investindo no nosso capital humano que vamos juntos projetar a Cuiabá sustentável do futuro”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Há cerca de 40 km do asfalto da Estrada da Guia fica a Fazenda Ipê Roxo. A árvore que dá nome a propriedade é a primeira a ser vista quando se transpassa a porteira, bem a direita. Seguindo pela estrada de terra já se avista a casa sede. O investidor da indústria de processamento de aves aguarda a equipe da Prefeitura de Cuiabá para apresentação do local de instalação e projeto. 

“Primeiro concurso que eu fiz foi da Empaer, fui abrir um escritório deles em Matupá, tenho formação em técnico agropecuário e hoje estou com a Empaer aqui para me auxiliar a abrir o meu próprio negócio, porque a técnica evolui muito, como se criava um frango em 1986 quando fiz meu técnico não tem mais nada igual a hoje. Meu objetivo é fomentar essa região de pequenos produtores e que estão sem muita opção do que fazer com a terra. Se eu conseguir fomentar uma região, gerar renda e mudar uma realidade, já estou satisfeito”, disse o advogado e investidor da indústria de processamento de aves, Caio Nunes de Figueiredo.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Agro da Gente incentiva neste primeiro momento o investimento por parte da iniciativa privada e articula a integração com o produtor rural local, acompanhando todo o processo de interação entre eles, de instalação dos investimentos e também o acompanhando técnico ao produtor em parceria com as entidades que atuam no setor, como Empaer, Senar, Sindicato Rural, Sebrae que orienta no aspecto financeiro e de aplicação dos recursos de forma correta, para que o produtor de pequena propriedade saiba fazer a gestão correta dos recursos investidos por ele no seu negócio e, automaticamente, se integre a cadeia produtiva, da produção até a venda. O papel do município de Cuiabá é fazer a engrenagem toda funcionar. 

“Eu quero crescer com esse projeto que é muito bacana e com isso contratar mais funcionários e fomentar o emprego na região do Pai Joaquim. Meu sonho é aumentar a granja com a chegada do frigorífico e fazer um sítio autossustentável, desde a cultivação, ao manejo e descarte de resíduos que é uma grande preocupação para mim, estamos reflorestando uma parte também. Eu acredito que o futuro é viver da terra”, disse o criador de aves há 6 anos, Gleidson Celies, de 38 anos. 

Programa de desenvolvimento

No Pra Frente Cuiabá, a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor. Ações de infraestrutura, mobilidade urbana, fomento na geração de empregos, na produção do campo, resgate do turismo e valorização da cultura cuiabana se interseccionam para construir uma cidade cada vez mais sustentável, tecnológica, planejada e que proporcione qualidade de vida aos seus habitantes. O programa abarca cinco principais ações, já em execução: Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Cuiabanco e Agro da Gente.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em


Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA