Cidades
Prefeitura capacita aprovados em seletivo para fortalecer rede da Assistência Social
Cidades
A Prefeitura de Várzea Grande iniciou nesta segunda-feira (22) a recepção e capacitação dos novos servidores aprovados no processo seletivo que irão atuar na Secretaria Municipal de Assistência Social. A primeira etapa reuniu 66 profissionais e faz parte de um ciclo de três dias de formação voltado à integração e qualificação dos novos integrantes da rede socioassistencial.
Ao todo, o processo seletivo aprovou mais de 300 candidatos para diferentes secretarias do município. Desse total, 155 foram destinados a funções específicas da Assistência Social, como assistentes sociais, psicólogos, orientadores sociais, cuidadores e facilitadores. Nem todos os aprovados já assumiram os cargos, e novas convocações devem ocorrer nos próximos meses.
A iniciativa busca fortalecer o atendimento prestado à população, garantindo que os novos profissionais iniciem suas atividades alinhados às diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e às atribuições do serviço público municipal.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que a capacitação foi planejada para preparar os novos servidores para a rotina do serviço público e para o atendimento à população.
“Quando recebemos novos servidores, notamos que muitos ainda não tinham experiência na área. Por isso, organizamos uma capacitação para integrá-los às atividades da secretaria. Serão três dias de formação para apresentar o funcionamento do serviço público, as competências da Assistência Social e a atuação dos demais órgãos. Ainda não foi possível convocar todos os aprovados, mas devemos concluir esse processo nos próximos meses para que os demais passem a integrar o quadro”, afirmou.
Já a subsecretária da pasta, Taynara Morais, ressaltou que a iniciativa representa um marco para os servidores da Assistência Social, por proporcionar um acolhimento estruturado antes do início das atividades.
“Tivemos uma formação integrada e uma recepção especial aos novos servidores aprovados no processo seletivo. Esse momento foi pensado para acolher e integrar os profissionais ao Sistema Único de Assistência Social, que é a política pública adotada em todo o país. Sou servidora efetiva há 10 anos e foi a primeira vez que recebemos uma recepção como essa. Foi um momento único, integrador e humanizado”, destacou.
Galeria de Fotos (14 fotos)
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Cidades
Várzea Grande inicia Semana Junho PETI com ações de conscientização contra o trabalho infantil
Várzea Grande iniciou nesta segunda-feira (22) a programação da Semana Junho PETI, campanha voltada ao combate ao trabalho infantil e à conscientização da população sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Proteção Social Especial (CREAS), e segue até o dia 26 de junho.
A abertura da campanha foi marcada por uma ação de conscientização no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e no Terminal André Maggi. Durante a mobilização, equipes da Assistência Social distribuíram materiais informativos e orientaram passageiros, trabalhadores e usuários dos terminais sobre a identificação de casos de trabalho infantil, a importância da denúncia e o papel da rede de proteção.
Ao longo da semana, a programação contará ainda com oficinas socioeducativas em escolas estaduais, palestras e outras atividades educativas voltadas à prevenção dessa violação de direitos. Um dos destaques será a palestra da coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP-MT), Dulce Regina de Amorim, que abordará os desafios da prevenção e do enfrentamento ao trabalho infantil.
A campanha reforça que garantir às crianças e aos adolescentes o direito à educação, ao lazer, à convivência familiar e ao desenvolvimento saudável é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade.
Em casos de suspeita ou confirmação de trabalho infantil, as denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou junto aos órgãos de proteção do município.
Galeria de Fotos (2 fotos)
-
Cidades2 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Política4 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades4 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Política4 dias atrásGrupo de trabalho aprova relatório final sobre criminalização da misoginia
-
Opinião14 horas atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política4 dias atrásConselho da Magistratura abre processo seletivo de remoção para oficiais de justiça
-
Polícia4 dias atrásPolícia Civil prende homem por descumprimento reiterado de medidas protetivas em Barra do Garças
-
Política4 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural


