Cidades
Prefeito reúne conselheiros tutelares e discute valorização da categoria
Cidades

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, se reuniu na quarta-feira (19), no Palácio Alencastro, com conselheiros tutelares da capital. No diálogo, Abilio destacou que a sede do Poder Executivo, assim como seu gabinete, sempre estarão de portas abertas para ouvir demandas de todas as categorias responsáveis pelo serviço público.
Abilio também cobrou empenho dos profissionais em relação às crianças que ficam nas ruas da capital pedindo doações. “Os conselheiros apresentaram suas reivindicações e discutimos o que é viável atender neste momento. A prefeitura enfrenta um cenário de calamidade financeira, mas podemos atender algumas demandas, como a alocação de servidores para dar apoio técnico aos conselhos, principalmente ao Conselho Tutelar de plantão, a fim de evitar prejuízos nas atividades”, afirmou o prefeito.
Entre as pautas, o conselheiro e coordenador do Sexto Conselho Tutelar, Dênis Marcelo Duarte Silva, destacou como a principal a revisão das horas extras. “As pautas foram bem apresentadas, o prefeito foi direto e já deu orientações claras sobre o que pode e o que não pode ser feito. Acredito que, a partir de agora, teremos avanços significativos. O prefeito reconheceu a necessidade da revogação da restrição às horas extras”, declarou o representante da categoria.
A secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social, Hélida Vilela, avaliou o encontro como positivo. Representando a secretária de Assistência Social, coronel Vânia Garcia Rosa, ela destacou que várias solicitações, principalmente as que não envolvem custos imediatos, foram atendidas.
“Os conselheiros saíram satisfeitos da reunião, com a maioria das demandas atendidas pelo prefeito. As solicitações que não exigem orçamento imediato, como a realocação de servidores para apoiar a estrutura física ou operacional dos conselhos”, afirmou Hélida.
#PraCegoVer
A imagem mostra o prefeito Abilio Brunini em reunião com conselheiros tutelares da capital. Ele se encontra sentado, usando camiseta cinza, olhando um documento entregue pela categoria. Ao redor da mesa também se encontram os conselheiros tutelares, que estão sentados articulando com o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cidades
Maria Avalone realiza Sessão Solene em homenagem às mulheres artesãs de Cuiabá

Maria Avalone realiza Sessão Solene em homenagem às mulheres artesãs de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta quarta-feira (26), uma Sessão Solene em homenagem às artesãs da capital mato-grossense. A iniciativa partiu da vereadora Maria Avalone (PSDB), que também preside a Comissão dos Direitos da Mulher na Casa de Leis. Ao todo, 37 artesãs foram reconhecidas pelo seu talento e contribuição cultural e econômica para a cidade.
Durante a solenidade, a vereadora destacou a importância do artesanato para a identidade cuiabana e para a valorização das mulheres que se dedicam a essa arte. 
“Hoje é um dia muito feliz para mim, porque é a minha primeira Sessão Solene como vereadora. Eu me sinto muito grata de estar aqui homenageando essas mulheres guerreiras, que transformam elementos da natureza em verdadeiras obras de arte. O artesanato sempre foi minha paixão, e nada mais justo do que reconhecer o trabalho dessas profissionais que movimentam a economia local e mantêm viva a tradição cuiabana”, afirmou Avalone.
A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Jhony Everson, que ressaltou o papel fundamental do poder público no incentivo ao setor. 
“A criação de leis para valorizar o artesanato é essencial, mas é preciso dar sequência a esse reconhecimento. A homenagem de hoje é um exemplo de respeito e estímulo a esses trabalhadores da cultura, especialmente as mulheres que sustentam suas famílias por meio dessa arte”, disse.
Entre as homenageadas, a ceramista Anik Cardoso emocionou-se ao compartilhar sua trajetória. 
“Vim de São Paulo em 2017 e foi em Cuiabá que me descobri como artesã ceramista. Receber essa homenagem é uma alegria imensa, porque essa cidade me acolheu, e eu me dedico com muito carinho ao meu trabalho”, declarou.
Essa foi a primeira Sessão Solene promovida pela vereadora Maria Avalone em seu atual mandato. Ela reforçou seu compromisso com a valorização do artesanato e das mulheres cuiabanas.
“Esse reconhecimento é de coração. Sou apaixonada por arte, e essa foi a maneira que encontrei de prestigiar essas mulheres fortes que fazem a diferença. Vamos seguir lutando para que o artesanato tenha ainda mais espaço e incentivo na nossa cidade”, concluiu.
-
Polícia Federal16 horas atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia4 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Esporte5 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona
-
Polícia6 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Economia5 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Judiciário7 dias atrás
Mendonça vota para impedir Moraes e Dino em julgamento de Bolsonaro