Cidades
Feira da Agricultura Familiar mantém movimento e fortalece renda de produtores mesmo com frio em Cuiabá
Cidades
Mesmo sob o frio atípico registrado em Cuiabá, a Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar movimentou a Praça Alencastro e reuniu produtores rurais, artesãos, comerciantes e consumidores em mais uma edição realizada em frente à Prefeitura de Cuiabá, nesta terça-feira (23). O evento, que ocorre regularmente às terças-feiras e aos sábados, segue consolidado como um importante espaço de comercialização direta, geração de renda e aproximação entre quem produz e quem consome.
A feira reúne agricultores familiares de comunidades rurais da região do Distrito da Guia, como Terra Vermelha, Marcolana, Mineira e Pai Joaquim, além de expositores dos segmentos de artesanato, gastronomia e outros produtos locais. Também participam produtores de Santo Antônio, da comunidade Rio dos Peixes, de Poconé e de Livramento.
Mesmo com as temperaturas mais baixas do que o habitual para a capital mato-grossense, os feirantes mantiveram a rotina de trabalho e marcaram presença no evento.
Segundo o coordenador da Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura, Luís Alberto Rodrigues Leite, a iniciativa tem contribuído para fortalecer a produção rural e garantir mercado aos pequenos agricultores.
“Os produtores estão sentindo um fortalecimento nas vendas, e isso estimula a produção porque eles sabem que têm um espaço garantido para comercializar diretamente com o consumidor. Eles abraçaram esse projeto e fazem questão de participar, faça chuva ou faça sol”, afirmou.
De acordo com o coordenador, além da produção agrícola, a feira também abre espaço para artesanato, gastronomia, flores, plantas e outros itens produzidos nas comunidades rurais. A expectativa da Secretaria é ampliar ainda mais a participação de expositores com a regularização de produtores da cadeia de origem animal, como apicultores, fabricantes de queijos e derivados do leite, além de criadores de frango caipira.
“Estamos trabalhando para ampliar a diversidade de produtos. Com a regularização desses produtores, a expectativa é aumentar em cerca de 40% o número de expositores”, explicou.
A consolidação da feira reforça números observados nas últimas edições. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura, a iniciativa reúne regularmente produtores de Cuiabá e municípios vizinhos, recebe público superior a mil pessoas por edição e movimenta aproximadamente R$ 100 mil por mês.
Trabalho que atravessa gerações
Entre os feirantes, a dedicação começa ainda de madrugada. Aos 69 anos, a produtora Lúcia Ferreira de Jesus mantém há quase três décadas a produção artesanal de sequilhos e biscoitos.
Ela conta que começou a vender por incentivo da família e encontrou nas feiras uma oportunidade de complementar a renda e divulgar o trabalho.
“Eu amei as feiras. É uma forma de ocupar a mente, continuar ativa e aumentar a renda. Essas feiras foram muito boas para nós”, relatou.
Lúcia produz sequilhos de nata, coco, milho e outras variedades. O reconhecimento conquistado ao longo dos anos fez com que seus produtos fossem levados por clientes para outros países, como Japão, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália e Suíça.
“Além da venda, a feira ajuda as pessoas a conhecerem o nosso trabalho. Isso faz toda a diferença para quem produz artesanalmente”, destacou.
Movimento favorece pequenos empreendedores
A diversidade de produtos também atrai comerciantes de outros segmentos. A feirante Daiane do Nascimento Martins participa das edições de terça-feira e sábado com a venda de roupas e acessórios.
Segundo ela, a feira tem contribuído para ampliar o contato com os consumidores e fortalecer a renda da família.
“Tem nos ajudado bastante. É uma oportunidade de trabalho e também de conhecer melhor a população de Cuiabá. A feira agrega muito para a nossa família”, afirmou.
Com a queda nas temperaturas, Daiane observa mudanças no comportamento dos consumidores.
“Agora o pessoal tem procurado bastante agasalhos, além das roupas para trabalho, que continuam entre os itens mais vendidos”, explicou.
Consumidores destacam qualidade e proximidade com produtores
A compra direta com os produtores continua sendo um dos principais atrativos para quem frequenta a feira. A consumidora Kátia Cilene da Silva visitou o espaço pela primeira vez e destacou a qualidade dos produtos.
“São produtos mais naturais, saudáveis e de qualidade. Gostei muito do que encontrei aqui e pretendo voltar”, disse.
Frequentadora assídua da feira, Neci de Andrade Cardoso afirma que a qualidade dos alimentos e o atendimento dos expositores são os diferenciais que a fazem retornar semanalmente à Praça Alencastro.
“A qualidade dos produtos e o atendimento são muito bons. Toda terça-feira estou aqui”, relatou.
Espaço consolidado
Realizada semanalmente, a Feira da Agricultura Familiar, Produtiva e Solidária vem se consolidando como um importante canal de comercialização para pequenos produtores da região, ao mesmo tempo em que oferece à população acesso a alimentos frescos, produtos artesanais e opções gastronômicas.
Mesmo diante do frio incomum desta terça-feira, o movimento na Praça Alencastro demonstrou a força da iniciativa e o compromisso dos produtores que, semana após semana, transformam o espaço em um ponto de encontro entre o campo e a cidade, fortalecendo a economia local e ampliando as oportunidades de geração de renda para dezenas de famílias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cidades
PCCS e qualificação profissional são pilares para fortalecer a saúde pública em Várzea Grande
A retomada do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) representa uma importante ferramenta para a valorização dos servidores e para a permanência desses profissionais no município, independentemente da área de atuação. Na saúde, mais do que em outros setores, a mão de obra qualificada e reconhecida impacta diretamente o funcionamento dos serviços públicos e, consequentemente, a qualidade do atendimento prestado à população.
A afirmação é da secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, durante entrevista ao programa Opinião.
“O PCCS é um incentivo necessário. Nós entendemos que a valorização profissional passa pela remuneração, pelo reconhecimento e pela perspectiva de crescimento dentro da carreira. Esse é um compromisso da gestão da prefeita Flávia Moretti e vem sendo colocado em prática”, ressaltou.
Valéria citou ainda a dificuldade de contratação em algumas áreas específicas, como medicina especializada, odontologia especializada, auditoria em enfermagem e medicina veterinária, especialmente para atuação no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo ela, a carência desses profissionais reflete diretamente na ampliação e na qualidade dos serviços oferecidos à população.
Outro ponto abordado pela secretária foi a necessidade de fortalecer a gestão pública por meio da qualificação técnica permanente dos servidores. Para ela, não basta apenas possuir formação na área da saúde; é fundamental que os profissionais desenvolvam competências voltadas à gestão e à administração pública, permitindo que cargos de chefia sejam ocupados por servidores que conhecem a realidade local e vivenciam diariamente as demandas dos setores em que atuam.
“A gestão em saúde é composta por diferentes níveis, desde a gestão operacional até a alta administração. Cada função exige habilidades específicas. Muitas vezes, o profissional possui excelente formação técnica, mas precisa também desenvolver competências administrativas, gerenciais e de liderança para atuar de forma eficiente dentro do serviço público”, explicou.
Nesse contexto, Valéria destacou a importância do processo seletivo em andamento no município, que busca ampliar a oferta de profissionais comprometidos com a excelência no atendimento à população.
Embora não se trate de concurso público, a secretária enfatizou que o processo seletivo garante maior transparência, meritocracia, critérios técnicos e segurança jurídica tanto para a administração quanto para os profissionais aprovados.
“A qualificação permanente é um caminho sem volta. Precisamos de profissionais cada vez mais preparados, humanizados e comprometidos com a qualidade do serviço público. Investir na formação e no aperfeiçoamento é investir diretamente na melhoria da assistência prestada à população”, concluiu.
A valorização dos servidores, aliada à qualificação profissional e ao fortalecimento da gestão, tem sido apontada pela Secretaria Municipal de Saúde como uma das principais estratégias para superar desafios históricos e ampliar a eficiência da rede pública de saúde em Várzea Grande.
Galeria de Fotos (4 fotos)
-
Cidades2 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Política4 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades4 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Política5 dias atrásGrupo de trabalho aprova relatório final sobre criminalização da misoginia
-
Opinião23 horas atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Polícia5 dias atrásPolícia Civil prende homem por descumprimento reiterado de medidas protetivas em Barra do Garças
-
Política5 dias atrásConselho da Magistratura abre processo seletivo de remoção para oficiais de justiça
-
Política4 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural


