Cidades
Educação prepara Seminário de Modalidades Paralímpicas de Várzea Grande
Cidades

A qualificação é destinada aos profissionais de Educação Física e áreas afins e será realizada de 100% presencial. Serão ofertadas 100 vagas
A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promove nos dias 12 e 13 de março, o III Seminário de Modalidades Paralímpicas do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Várzea Grande (CRPB/VG). A formação é indicada para profissionais interessados que tenham concluído o curso assíncrono Movimento Paralímpico Fundamentos Básicos do Esporte disponível em: https://tinyurl.com/mrx4thvw .
De acordo com o superintendente de Esporte e Lazer da SMECEL, Edmilson Castro Nascimento, o seminário é resultado da parceria entre prefeitura, por meio do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, através da cooperação técnica e intercâmbio de informações, experiências e tecnologias com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o objetivo de formar profissionais de Educação Física e áreas afins, para atuarem no esporte paralímpico, desde a iniciação até o nível dos atletas de alto rendimento.
Segundo o superintendente, “um dos propósitos da capacitação é tornar a atividade física e esportiva cada vez mais acessível às pessoas com algum tipo de deficiência, sobretudo, através da divulgação do esporte paralímpico e da qualificação dos profissionais que atuam de maneira direta ou indireta na rede pública ou privada de Ensino, com a inserção de programas relacionados às modalidades paralímpicas no contexto escolar e até mesmo em outras áreas como é o caso do esporte e dos serviços de reabilitação” disse.
O III Seminário de Modalidades Paralímpicas do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande será 100% presencial com 100 vagas disponíveis e 16 horas de carga horária. As aulas teóricas serão aplicadas no Anexo II da SMECEL, na Rua Tenente Horta Barbosa, no bairro Marajoara e as aulas práticas ocorrerão no Ginásio Poliesportivo do Fiotão, no centro de Várzea Grande.
REFERÊNCIA PARALÍMPICA – O município de Várzea Grande passou a ser um centro de referência para o esporte Paralímpico no Estado de Mato Grosso em março de 2023, a partir da assinatura de um Acordo de Cooperação técnica firmado entre a Prefeitura Municipal e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Por meio do acordo, o Ginásio Poliesportivo “Júlio Domingos de Campos” (Fiotão), passava a ser a sede desse Centro de Referência Paralímpico ofertando formação para professores nas modalidades paralímpicas e principalmente a prática esportiva de lazer e de alto rendimento, inicialmente com sete modalidades para deficientes físicos, objetivando a formação de atletas de elite.

Cidades
Alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande concluem quatro cursos na GOE

Os agentes em formação também colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima
Os alunos que estão no curso de formação da Guarda Municipal de Várzea Grande concluíram, nesta quarta-feira (26), quatro cursos na Gerência de Operações Especiais (GOE). Na ocasião, foram ministrados os cursos de noções básicas de explosivos, gerenciamento de crise, contenção de distúrbios e negociações em casos de sequestro.
Conforme o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, GM Juliano Lemos, essas capacitações são essenciais para a formação. “Eu agradeço à unidade Carcará, em nome do coordenador de operações especiais, Frederico Murta, por nos receber e por participar do futuro da Guarda Municipal de Várzea Grande. Parabéns a todos vocês que passaram por esse grande momento, tenho certeza que esse curso trará uma nova missão sobre o nosso trabalho”, frisou.
Na ocasião, os alunos passaram por uma grande simulação de sequestro a mão armada. Os integrantes da Guarda Municipal tiveram de isolar o local para evitar que a imprensa, transeuntes, familiares e amigos da vítima e do acusado interferissem, enquanto a guarnição fazia a primeira negociação com o sequestrador.
Após as negociações, os alunos da Guarda Municipal colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima.
O coordenador de ensino da GOE, investigador Bruno Monti, destaca o empenho dos alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande. “Vejo o brilho e dedicação de todos vocês. Eu agradeço pela confiança que a Guarda teve conosco. Sempre estaremos à disposição desta instituição para vir fazer mais cursos e estar mais próxima de nós”, destaca Monti.
O coordenador da GOE, delegado Frederico Murta, incentiva os alunos a continuarem estudando e buscando capacitações. “Essas aulas são só o começo de uma grande caminhada que vocês têm pela frente na segurança pública. Busquem sempre o conhecimento, pois vejo que determinação e vontade vocês têm”, disse Murta.
O aluno da Guarda Municipal, Daniel Lucas Taques de Lima, é filho de um ex-integrante do GOE, Wisno Ribeiro, relata sobre os conselhos do pai para seguir carreira na segurança pública. “Meu pai sempre fala sobre a disciplina, dá diversos conselhos e conta histórias de trabalho. Tenho muito orgulho dele e admiro muito também a GOE. Então, fiquei muito feliz pelo curso e esse momento ficará marcado na minha vida”, disse o GM Taques.
-
Polícia Federal16 horas atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia4 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Esporte5 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona
-
Polícia6 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Economia5 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Judiciário7 dias atrás
Mendonça vota para impedir Moraes e Dino em julgamento de Bolsonaro