Pesquisar
Close this search box.

Cidades

CPI dos Cabos, Comissão do BRT, PL que proíbe rolezinhos de moto

Publicado em

Cidades


20/02/2025

CPI dos Cabos, Comissão do BRT, PL que proíbe rolezinhos de moto – Eduardo Magalhães presta contas sobre trabalhos no Parlamento Cuiabano

Da Assessoria – Vereador Eduardo Magalhães&nbsp

Nesta quinta-feira (20), o vereador pastor Eduardo Magalhães (Republicanos) prestou contas sobre o andamento dos seus trabalhos no Parlamento Cuiabano. Entre eles, a direção de importantes Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e a criação de relevantes projetos de lei que vão de encontro à segurança e o bem-estar da população.&nbsp

O parlamentar criou, recentemente, uma comissão para acompanhar as obras do BRT (Bus Rapid Transit). A atitude foi tomada depois que o Governo do Estado rescindiu o contrato com o consórcio responsável pelo empreendimento. Magalhães diz que a situação exige muita atenção e que não é justo que as obras fiquem paradas, como infelizmente tem acontecido na Capital.

Outra situação que fez o vereador criar mais uma comissão na Câmara foi o descaso com que a Energisa, as empresas de telefonia fixa e móvel, de internet banda larga e de televisão por assinatura, vêm fazendo com a população. O objetivo é ouvir quais medidas estão sendo adotadas para a prevenção e solução de problemas ligados aos serviços oferecidos aos clientes. E também saber o motivo de tantos fios abandonados nos postes, um problema que impacta tanto na aparência da cidade, quanto na segurança e funcionamento da rede elétrica.

E para valorizar&nbsp e incentivar o esporte entre os cuiabanos, o vereador apresentou e teve aprovado, o Projeto de Lei 230/2024 que institui no Calendário Oficial de Eventos do município de Cuiabá, a “Semana Municipal do Voleibol”, como evento esportivo, educacional, social e cultural, a ser comemorado, anualmente, na semana em que se celebra o aniversário da cidade. A propositura deve virar lei nos próximos dias, pois já foi encaminhada à Prefeitura.

“Sabemos que são inúmeros os benefícios que o esporte traz para a sociedade. E este projeto que criamos, pode servir inclusive, como um meio de identificar e desenvolver talentos locais, oferecendo oportunidades para que atletas possam treinar e competir em níveis mais altos, podendo mesmo levar à possibilidade de bolsas de estudos ou participação em equipes profissionais”, especifica o vereador.&nbsp

Eduardo Magalhães também quer acabar com ‘rolezinhos’ de moto em Cuiabá. Para isso, apresentou o Projeto de Lei 18/2025. O objetivo é adotar medidas necessárias para reprimir eventos relacionados a questão e pedir que a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria de Ordem Pública, atuem em conjunto com as autoridades policiais para a adoção de medidas administrativas aos infratores.

O vereador argumenta que a prática é “importada” de outros locais e gera desordem e muitas vezes, vandalismo nos locais em que ocorre. Ele também afirma que os “rolezinhos” provocam medo em pedestres e motoristas.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT



COMENTE ABAIXO:

Cidades

Prefeita anuncia ampliação de atendimento psicológico às vítimas de violência

Publicados

em


Convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios vai aumentar acolhimento de meninas e mulheres várzea-grandenses

O evento “Chá com Propósito – A Arte da Superação”, promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, dentro do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, reuniu na tarde de hoje (27), mulheres e apoiadores em uma tarde de solidariedade e fortalecimento feminino. Realizado no restaurante Mahalo, em Cuiabá, o encontro teve como objetivo arrecadar recursos para financiar os atendimentos psicológicos oferecidos pela Lírios às meninas e mulheres vítimas de violência. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e de um coletivo de mulheres e organizações comprometidos com a valorização da mulher.

Durante o evento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a formalização de um convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios, visando ampliar os atendimentos psicológicos para mulheres e meninas vítimas de violência no município. “Como voluntária da Lírios, já estive em escolas levando palestras sobre violência contra mulher e sei da importância desse trabalho. Nossa missão é garantir que mais mulheres tenham acesso ao apoio psicológico e emocional para reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança”, destacou a prefeita.

A OSC Lírios atua há 11 anos no acolhimento de mulheres vítimas de violência e já atendeu mais de 24 mil meninas e mulheres em todo estado, oferecendo suporte psicológico e social.

De acordo com Maria Fernanda, representante da instituição, o evento é realizado exclusivamente em março, em alusão ao Mês da Mulher, e tem um papel essencial na manutenção dos serviços prestados. “O propósito é arrecadar recursos para custear, quando necessário, as psicólogas que atendem na Lírios. O público é majoritariamente feminino, mas o evento é aberto a todos que queiram apoiar essa causa tão importante”, afirmou.

A diretora executiva da Lírios, Muriel Brito Torres, reforçou a necessidade de apoio contínuo. “No mês das mulheres, todos querem ajudar, mas precisamos desse suporte o ano inteiro. Além do atendimento psicossocial, levamos palestras para escolas sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha e escuta pacífica não-violenta. A sociedade precisa se engajar, seja financeiramente, com doações ou como voluntários”, ressaltou.

O evento também contou com o apoio da renomada chef de cozinha Ariane Malouf, proprietária do Mahalo, que preparou o cardápio com carinho especial. “Poder contribuir para essa causa tão nobre me enche de alegria. Pequenos gestos fazem a diferença e, através da gastronomia, podemos tornar esse momento ainda mais especial”, declarou.

“O “Chá com Propósito” não é apenas um evento beneficente, mas um símbolo da luta contra a violência e da importância do acolhimento. Queremos com o convênio entre a Prefeitura de Várzea Grande e a OSC Lírios, fortalecer a iniciativa, garantindo que ainda mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário para superar a violência e reconstruir suas histórias”, completou a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA